Núcleo de Estudos da Infância e Adolescência



Caracterizando...

O NEIA caracteriza-se como um Grupo de Estudos voltado para a realização de pesquisas, discussão e apresentação de seminários, dentro do próprio grupo, de temas pertinentes tanto à realidade social das infâncias e das juventudes quanto às metodologias, métodos e técnicas utilizados na pesquisa social.

Os integrantes do Grupo desenvolvem suas pesquisas sob orientação e coordenação da Prof.ª Dr.ª Ethel V. Kosminsky. O elemento aglutinador do Grupo é a realidade sócio-econômica-cultural vivida pela criança e pelo adolescente na complexidade da vida social.

Congregando alunos dos cursos de Pedagogia e de Ciências Sociais da UNESP - Campus de Marília, os integrantes do NEIA possuem bolsas de diferentes naturezas: Iniciação Científica como FAPESP, CNPq-PIBIC e bolsas oferecidas pela Universidade como PAE e Núcleo de Ensino. Demonstra-se assim, o caráter interdisciplinar referente às muitas formas de abordagem da realidade sócio-econômica-cultural vivida pelas várias “infâncias”, “adolescências” e “juventudes”.


Objetivos...

Através da compreensão da complexidade que rege a realidade da criança e do adolescente, é que um dos objetivos do NEIA estende-se na prestação de assessoria à comunidade através da proposição de projetos e medidas sócio-educativas com vistas à uma interação humanizada e humanizadora da criança e do adolescente com o meio social.


Atividades Realizadas...

A partir da necessidade de ampliar as discussões acerca das problemáticas que envolvem essa parcela da população e as práticas sociais adotadas nas mais diferentes realidades, é que o NEIA pensou a realização de um Seminário Internacional sobre a Criança e o Jovem na América Latina.

Após o evento, uma Rede de Pesquisadores se consolidou com o objetivo de trocar experiências em vários temas pertinentes aos universos infanto-juvenis.

O Grupo foi convidado pelo Coordenador e pelo Assistente de Projetos da Unidade Centro-Sul do UNICEF para participar do I Encontro Nacional de Educação Social: “uma outra história é possível?”, por meio da apresentação das pesquisas e trabalhos nos G T’s.


Pesquisas em andamento no Núcleo...

ARAGÃO, Ailton de Souza. Meninos do SIM: da reconstrução da identidade social às experiências de superação do estigma. (Pesquisa de Mestrado, PPG - Sociologia, FCL/Araraquara)

MIYASHIRO, Sandra Regina Galdino e ANGELIN, Paulo Eduardo. Filhos de presidiários: um estudo de crianças em situação de vulnerabilidade social na escola e na família  (Trabalho de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq)

PADOVANI, Natália Corazza e ANGELIN, Paulo Eduardo. O trabalho infanto-juvenil doméstico na cidade de Marília. (Trabalho de Iniciação Científica, FFC/Marília)

PINTO, Rute Bernardo. Mulheres segregadas: gênero, criminalidade e exclusão. (Pesquisa de Mestrado, PPG - Ciências Sociais, FFC/Marília)

RODRIGUES, Maria Cristina. A educação das crianças e adolescentes ciganos nas várias "etnias" brasileiras. (FFC/Marília)

RODRIGUES, Maria Cristina. A representação das crianças ciganas na literatura infanto-juvenil. (Mestre em Ciências Sociais e aluna do curso de Pedagogia, FFC/Marília)

SANTOS, Sandra Mara Pereira dos. RAP: expressão cultural juvenil (Bolsa Núcleo de Ensino, FFC/Marília)

 


Pesquisas concluídas

ARAGÃO, Ailton de Souza. Instituição assistencial e identidade social: um estudo dos “Meninos do SIM” (Monografia de conclusão do Curso de Ciências Sociais - FAPESP). 2001

DANIEL, Laura. Brinquedos e brincadeiras: a infância na favela “Parque das Nações” (Monografia de conclusão do Curso de Ciências Sociais - FAPESP). 2001

MIYASHIRO, Sandra Regina Galdino & BERNARDO, Rute. Filhos de presidiários: um estudo de crianças em situação de vulnerabilidade social na escola e na família  (Monografia de conclusão do Curso de Ciências Sociais e Pedagogia - Trabalho de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq). 2001

RODRIGUES, Maria Cristina. A educação das crianças ciganas. (FFC/Marília).

SANTOS, Sandra Mara Pereira dos. RAP: expressão cultural juvenil (Monografia de conclusão do Curso de Ciências Sociais - Bolsa Núcleo de Ensino, FFC/Marília). 2001

SILVA, Roseli Reis da. Processo de formação continuada em serviço: um estudo analítico a partir das concepções de alunos egressos da UNESP-Marília (Monografia de conclusão do Curso de Pedagogia - Bolsa de Apoio ao Estudante, UNESP). 2001



Entre em contato conosco...

NEIA (Núcleo de Estudos da Infância e da Adolescência)
neia@marília.unesp.br

 

ethelkos@ajato.com.br (coordenadora)

ailtonsa@hotmail.com (Ailton)

smiyashiro@bol.com.br (Sandra Regina)

rutber@marilia.unesp.br (Rute)

laura.dani@bol.com.br (Laura)

sandraa@marilia.unesp.br (Sandra Mara)

gabiurso@hotmail.com (Gabriele)

arife@marilia.unesp.br (Árife)

agnes@bol.com.br (Ágnes)

pauloangelin@bol.com.br (Paulo)

camilia.vedovello@bol.com.br (Camila)

soniamimura@hotmail.com (Sonia)

fperino@ig.com.br (Fátima)

nataliapadovani@hotmail.com (Natalia)