BIBLIOGRAFIA SOBRE PIAGET
 

A - Publicações sobre Piaget no Brasil: livros e artigos
B - Publicações sobre Piaget: teses e dissertações
C -
Publicações sobre Piaget: livros e capítulos de livros
D - Publicações sobre Piaget: artigos em revistas e periódicos


 
C -
Publicações sobre Piaget: livros e capítulos de livros
 


A
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


ABUD, M. J. M. Ensino da leitura e da escrita na fase inicial da escolaridade. São Paulo: EPU, 1987. 76p. (Temas Básicos de Educação e Ensino).

AEBLI, H. A evolução mental da criança. Petrópolis: Editora Vozes, 1975.

AEBLI, H. Didática psicológica: aplicação à didática da psicologia de Jean Piaget. Trad. João Teodoro d’Olim Marote. São Paulo: Nacional, EDUSP, 1971. 192p. (Atualidades Pedagógicas, 103).

AEBLI, H. Prática de ensino: formas fundamentais de ensino elementar, médio e superior. Trad. Maria T. de O. Hulano. Petrópolis: Vozes, 1970. 287p.

ALENCAR, E. M. L. S. (org.). Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1993. 217p.

ALVES, N. (org.). Formação do professores alfabetizadores pensar e fazer. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1995. 103p. (Questões da nossa época, 1).

ANTIPOFF, D.; I. H. Antipoff: Sua vida, sua obra. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1975. 198p.

ARAÚJO, D. M. B.; MINEIRO, C. R.; KOZELY, N. T. Convivendo com a pré-escola: teoria e prática da educação pré-escolar. São Paulo: Ática, 1986. 240p.

ASSIS, O. Z. M. Uma nova metodologia da educação pré-escolar. São Paulo: Pioneira, 1979.

AULT, R. L. Desenvolvimento cognitivo da criança: a teoria de Piaget e a aprendizagem de processo. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

AXT, M. Explorando listas em LOGO. São Paulo: Mc Graw-Hill, 1989.

AXT, M. Os micromundos LOGO da linguagem. Rio de Janeiro: UFRGS, FUNTEVE, 1986.

AZENHA, M G. Construtivismo: de Piaget a Emília Ferreiro. São Paulo: Ática, 1994. 112p.

AZEVEDO, M A.; MARQUES, L. M. (orgs.). Alfabetização hoje. São Paulo: Cortez Editora, 1994. 112p.

 

B
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


BARCELHOS, D. F. Piaget: psicologia infantil ao alcance de todos. Rio de Janeiro: Ediouro, 1983. 85p.

BARROS, C. S. G. A teoria de Jean Piaget. In: _____. Pontos de Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Ática, 1986.

BARROS, R. S. M. Ensaios sobre educação. São Paulo: Grijalbo, EDUSP, 1971. 305p.

BATTRO, A. M. O pensamento de Jean Piaget: psicologia e epistemologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.

BATTRO, A. M. Dicionário terminológico de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira, 1978. 245p.

BEARD, R. M. Como a criança pensa: a psicologia de Piaget e suas aplicações educacionais. Trad. Aydano Arruda. 2.ed. São Paulo: IBRASA, 1972. 249p.

BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano na escola. Petrópolis: Vozes, 1993.

BECKER, F. Construtivismo: uma nova forma de pensar. In: ASSOCIAÇÃO Psicanalista de Porto Alegre. Educa-se uma Criança. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995. p.235-254.

BECKER, F. Da ação à operação: o caminho da aprendizagem: em Piaget e Paulo Freire. Porto Alegre: Palmarinca, E&R, EST, 1993. 160p.

BECKER, F. Para uma teoria de aprendizagem segundo Piaget. In: MOREIRA, Marco A. et al. Aprendizagem: Perspectivas Teóricas. Porto Alegre: UFRGS, 1985. p. 116-126.

BIAGGIO, A. M. B. Psicologia do desenvolvimento. 11.ed. Petrópolis: Vozes, 1994. 344p.

BISCOLLA, V. M. Construindo a alfabetização. São Paulo: Pioneira, 1991. 113p. (Biblioteca Pioneira de Educação. Estudos Sociais).

BODEN, M. As idéias de Piaget. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix; EDUSP, 1983. 309p.

BOYNARD, A. P.; GARCIA, E. C.; ROBERT, M. I. A reforma do ensino: lei número 5692 de 11 de agosto de 1971. São Paulo: LISA; Brasília: INL, 1975. 426p.

BRASIL, L. A. S. Experiências pedagógicas baseadas na teoria de Piaget. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1979.

BREARLEY, M.; HITCHFIELD, E. Guia prático para entender Piaget. Trad. Aydano Arruda. São Paulo: IBRASA, 1973. 205p.

BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. Rev. Téc. e versão brasileira atualizada por Gisela Wassckpo. São Paulo: Cortez, 1995. 110p. (Questões da nossa era, 43).

 

C
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


CAMARGO, D. A. F. S. Desenvolvimento mental na adolescência segundo J. Piaget. In: _____. Psicologia da adolescência: Normalidades e psicopatologia. Petrópolis: Vozes, 1975.

CARRAHER, T. N. Aprender Pensando: Contribuições da Psicologia Cognitiva para a Educação. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1986. 127p.

CARRAHER, T. N. A Psicoterapia de Problemas Cognitivos: Um novo objetivo na psicologia clínica. In: MARZAGÃO, Lúcio R., KOPIK, Rachel. Psicologia Clínica e Psicoterapia. Belo Horizonte: Interlivros, v. 2, n. 1, p. 17-32, Jun. 1978.

CARRAHER, T. N. O Método Clínico: usando os exames de Piaget. São Paulo: Cortez, 1989.

CARRAHER, T. N. Sociedade e inteligência. São Paulo: Cortez, 1989.

CARRAHER, David; CARRAHER, T.a N.; SCHLIEMANN, A. L. Na vida dez na escola zero. São Paulo: Cortez, 1988.

CARVALHO, A. M. P. Estágios de Prática de ensino de Física: ação participativa nas escolas estaduais de segundo grau. In: CARVALHO, A. M. P. A Formação do Professor e a Prática de Ensino. São Paulo: Pioneira, 1988. p. 69-82.

CARVALHO, A. M. P. Física: proposta para o ensino construtivista. São Paulo: EPU, 1989. 65p.

CARVALHO, A. M. P. Formação de professores no Brasil: as quatro preocupações básicas. In: FELDENS, M. G. F.; FRANCO, M. E. D. P. (orgs). Ensino e realidade: análise e reflexão. Porto Alegre: UFRS, 1986. p. 196-200.

CARVALHO, A. M. P. Formação de professores sobre bases construtivistas. In: _____. Universidade e o aprendizado escolar de ciências. Projeto USP/BID, São Paulo: USP, 1993. p. 182-189.

CARVALHO, A. M. P. Formação do professor e a prática de ensino. São Paulo: Pioneira, 1988. 136p.

CARVALHO, A. M. P. O Ensino de ciências e o papel da didática especial. In: CATANI, D.B. (org.) A pesquisa em educação e o intercâmbio cultural. São Paulo: Faculdade de Educação, USP, 1991. p. 5-8. (Documentos Especiais).

CARVALHO, A. M. P. O grupo de ensino de física da FEUSP. In: GONÇALVES, O.D. Ensino da física e a física da atualidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 1990. p. 37-48.

CARVALHO, A. M. P. Prática de ensino: os estágios na formação do professor. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 1985. 1987. 106p.

CARVALHO, A. M. P. Prática de ensino: três diretrizes norteadoras de seu conteúdo específico. In: CARVALHO, A. M. P. de (org.). A formação do professor e a prática de ensino. São Paulo: Pioneira, 1988. p. 9-12.

CARVALHO, A. M.P. Provas Objetivas. In: PARRA, N. (coord.). Didática para a escola de primeiro e segundo grau. 6. ed., São Paulo: Pioneira, 1979.

CARVALHO, A. M.P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1993. 120p. (Quetões da nossa época, 26).

CASTORINA, J. A. et al. Psicologia Genética. Trad. José C. de A. Abreu. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988. 130p.

CASTRO, A. D. Base para uma dialética do estudo. São Paulo: USP, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, 1969. 185p.

CASTRO, A. D. Didática para a escola de 1º e 2º graus. 4.ed. São Paulo: Pioneira; Brasília: INL, 1976.

CASTRO, A. D. Piaget e a didática: ensaios. São Paulo: Saraiva, 1974. 166p.

CASTRO, A. D. Piaget e a pré-escola. São Paulo: Pioneira, 1979.

CASTRO, A. D. et al. Didática da escola média: teoria e prática. São Paulo: EDIBELL, 1970. 209p.

CAVALCANTE, M. J. CEFAM: Uma alternativa pedagógica para a formação do professor. São Paulo: Cortez, 1994. 124p.

CAVICCHIA, D. C. A psicopedagogia na instituição educativa: a creche e a pré-escola. In: SISTO, F.F. (org.). Educação e Psicopedagogia. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. (no prelo).

CAVICCHIA, D. C. Metodologias de pesquisa em educação especial: as metodologias qualitativas. In: _____. Temas em educação especial 2. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos: UFSCar; CNPq; FAPESP; MEC, 1993. p. 295-303.

CAVICCHIA, D. C. O construtivismo orientando o projeto pedagógico da creche: a equipe educativa. In: FLORES, G. (org.) A psicopedagogia institucional. São Paulo: Editora da ABPp, 1995. 8p. (no prelo).

CAVICCHIA, D. C. O Cotidiano da Creche: Um projeto pedagógico. São Paulo: Loyola, 1993. 214p.

CAVICCHIA, D. C. Psicologia cognitiva no Brasil: a proposta dos grupos de estudos cognitivos. In: MARQUES, J. (org.). Psicologia Educacional: contribuições e desafios. Porto Alegre: Globo, 1980. p. 181-207.

CHAGAS,V. Educação brasileira: O ensino de 1º e 2º grau antes, agora e depois. São Paulo: Saraiva, 1980. 385p.

CHAKUR, C. R. S. L. (coord.). Alternativas à Prática nas séries finais do 1ºe 2º grau. Araraquara: FCL; FUNDUNESP, 1990.

CLERMONT, N. P. Desenvolvimento da inteligência e interação social. São Paulo: Instituto Piaget, [s.d.]

COLL, C. et al. Desenvolvimento, psicologia e educação. Trad. Francisco F. Settinneri; Marcos A.G. Domingues. Porto Alegre: Artes Médicas, v. I, II, III, 1995.

CONTEÚDO Programático de educação pré-escolar. Brasília: Fundação Educacional do Distrito Federal, Departamento Geral de Pedagogia, 1984.

COSTA, E. E. M. 0 sistema teórico de Piaget. In: _____. Desenvolvimento cognitivo e atividades lúdicas: transferências de operações de classificação para conservação de massa. São Carlos: UFSCar, 1984.

COUSINET, R. A Educação Nova. Trad Luis D. Penna; J.B.D. Penna. São Paulo: Nacional, 1959. 158p. (Atualidades Pedagógicas, 69).

CUNHA, M. A. V. Didática fundamentada na teoria de Piaget: a nova metodologia que veio revolucionar o ensino. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1972. 95p.

 

D
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


DAVIS, C. A teoria de Piaget. In: RAPPAPORT, C. R. et al. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: EPU, 1981.

DIRETRIZES e Bases da Educação Nacional. Documentos básicos para implantação da reforma do ensino de primeiro e segundo graus. São Paulo: Secretaria de Estado dos Negócios da Educação, 1978. 241p.

DOLLE, J. M. Para além de Freud e Piaget: referências para novas perspectivas em psicologia. Petrópolis: Vozes, 1993. 169p. (Psicologia e Psicanálise)

DOLLE, J. M. Para compreender Jean Piaget: uma iniciação à psicologia genética piagetiana. Trad. Maria José J. G. de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. 202p.

DOLLE, J. M.; BELLANO, D. Estas crianças que não estão aprendendo. Petrópolis: Vozes, (no prelo). (Psicologia, Pedagogia e Psicanálise).

DUSKA, R.; WHELAN, M. O desenvolvimento moral na idade evolutiva. São Paulo: Edições Loyola, 1995.

 

E
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


EDUCAÇÃO Pré-escolar no Distrito Federal. Brasília: Fundação Educacional do Distrito Federal, Diretoria Geral de Pedagogia, 1976.

ELKIND, D. Crianças e adolescentes: ensaios interpretativos sobre Jean Piaget. 2 ed. Trad. Narceu de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. 187p.

ELKIND, D. Desenvolvimento e educação da criança: aplicação de Piaget na sala de aula. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. 247p.

ENDERLE, C. A teoria piagetiana. In: _____. Psicologia do desenvolvimento: o processo evolutivo da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

ESTADO do Rio de Janeiro. Reformulação de currículos. Pré-escolar e 1º grau. v. 1. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Educação e Cultura, 1976. 207p.

 

F
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


FAGUNDES, L. C. O Educom LEC/UFRGS. In: Andrade, P. et al. Realizações e produtos. Brasília: MEC/OEA, 1993.

FAGUNDES, L. C.; COSTA, I. T.; CORTE REAL, L. As potencialidades de crianças portadoras de necessidades especiais através da interação com microcomputadores. In: Valente, José A. (org). Liberando a mente. Campinas: UNICAMP, 1991.

FAGUNDES, L. C. et al. EDUCOM: Realizações e produtos. Brasília: MEC/OEA, 1993.

FARIA, A. R. O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. São Paulo: Ática, 1989.

FARIA, A. R. Pensamento e a linguagem da criança segundo Piaget. 2.ed. São Paulo: Ática, 1994. 80p.

FERNANDES, A. A. Piaget: entre a psicologia e a filosofia. A noção piagetiana de conhecimento. São Paulo: USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 1991. 213p.

FERREIRA, B. W. Jean Piaget. In: Adolescência: teoria e pesquisa. Porto Alegre: Sulina, 1984.

FERREIRO, E. Alfabetização em processo. Trad. Sara Cunha Lima; Marisa Paro. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1986. 144p.

FERREIRO, E. Com todas as letras. Trad. Maria Z. da C. Lopes 3.ed. São Paulo: Cortez, v. 2, série 8, 1994. 102p.

FERREIRO, E. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo, Cortez; Autores Associados, 1985.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A.. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

FERREIRO, E. (org.). Os filhos do analfabetismo: propostas para a alfabetização escolar na América Latina. Trad. Maria Luíza Marques Abaurre. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. 117p.

FLAVELL, J. A psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. Trad. Maria H.S. Patto. São Paulo: Pioneira, 1975. 479p.

FLAVIA, A. Pré-escola e alfabetização: uma proposta baseada em Paulo Freire e Jean Piaget. 8.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1994. 232p.

FRANCHI, E. P. Pedagogia da alfabetização: da oralidade à escrita. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1991. 359p.

FRANCO, S. R. K. O construtivismo e a educação. Porto Alegre: Mediação, 1995. 100p.

FREITAG, B. Escola, estado e sociedade. 6.ed. São Paulo: Moraes, 1986. 142p.

FREITAG, B. O indivíduo em formação: diálogos interdisciplinares sobre educação. São Paulo: Cortez, 1994. 112p. (Questões da nossa época, 30).

FREITAG, B. Piaget e a filosofia. São Paulo: Ed. UNESP, 1991. 100p.

FREITAG, B. Piaget: encontros e desencontros. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.

FREITAG, B. Política educacional e indústria cultural. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1989. 86p.

FREITAG, B. Sociedade e consciência: um estudo piagetiano na escola e na favela. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1984. 239p.

FURTH, H. G. Piaget e o conhecimento: fundamentos teóricos. Trad. Valérie Rumjanek. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1974. 300p.

FURTH, H. G. Piaget na sala de aula. Trad. Donaldson M. Garschagen. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1974. 231p.

FURTH, Há. G.; WACHS, H. Piaget na prática escolar: a criatividade no currículo escolar. Trad. Nair Lacerda. São Paulo: IBRASA, 1979. 339p.

 

G
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


GARAKIS, Solange C. Divulgando Piaget: Exemplos e ilustrações sobre a epistemologia genética. Fortaleza: Gráfica Unifor, 1992. 84p.

GARCIA, P. B. (org.). Educação hoje. Rio de Janeiro: Eldorado, [s.d.]. 180p.

GARCIA, R. L.; et al. (org.). Alfabetização dos alunos das classes populares. São Paulo: Cortez, 1993. 87p. (Questões da nossa era, 6).

GIROUX, H. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias de reprodução. Trad. Ângela M.B. Biaggio. Petrópolis: Vozes, 1986. 336p.

GÓES, M. De pé no chão também se aprende a ler. 1961-64: uma escola democrática. São Paulo: Cortez, 1991. 217p. (Educação contemporânea).

GOLBERT, C. S. A evolução psicolingüística e suas implicações na alfabetização: teoria, avaliação, reflexões. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. 154p.

GORMAN, R. M. Descobrindo Piaget: um guia para professores. Trad. Maria L.F.E. Peres. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1976. 132p.

GOULART, D. Como a criança ensinou ensinar. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1990. 56p.

GOULART, I. B. Piaget: experiências básicas para utilização do professor. Petrópolis: Vozes, 1985.

GOULART, I B. Psicologia da educação. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1994. 168p.

GOVERNO do Estado de São Paulo. A Criança e o conhecimento: retomando a proposta pedagógica do ciclo básico. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, 1990. 111p.

GROSSI, E. P.; BORDIN, J. Construtivismo pós-piagetiano: um novo paradigma de aprendizagem. São Paulo: Vozes, 1995.

 

J
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (orgs.) Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 1995. 204p.

 

K
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


KAMII, C.; DEVRIES, R. O conhecimento físico na educação pré-escolar: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. 327p.

KATO, M. A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. São Paulo: Ática, 1986. (Série Fundamentos).

KESSELRING, T. Jean Piaget. Trad. Antônio E. Allgayer; Fernando Becker. Petrópolis: Vozes, 1993. 286p.

KOVINSKY, S. Aspectos afetivos envolvidos na interação com o computador em linguagem LOGO. Porto Alegre: LEC; UFRGS; EDUCOM, 1986.

 

L
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


LAJONQUIÈRE, L. De Piaget a Freud: a (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. Petrópolis: Vozes, 1993. 253p.

LEGRAND, L. Psicologia aplicada à educação intelectual. Trad. Marco A. de M. Matos. Rio de Janerio: Zahar, [1974] 158p.

LEITE, Lu.B. (org.). Piaget e a escola de Genebra. São Paulo: Cortez, 1987. 206p.

LERBET, G. Piaget. Trad. Nadyr de Salles Penteado. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976. 106p. (Iniciação Cientítica, 37).

LIMA, A. F.S. O. Pré-escola e alfabetização: uma proposta baseada em Paulo Freire e Jean Piaget. Petrópolis: Vozes, 1986.

LIMA, Balina B. Linguagem e pensamento em Piaget: conseqüências metodológicas para o ensino de línguas. Petrópolis: Vozes, 1976. 69p.

LIMA, L. O. A juventude como motor da história: abertura para todos os possíveis. Rio de Janeiro, 1980. 121p.

LIMA, L. O. A construção do homem segundo Piaget: uma teoria da educação. 2.ed. São Paulo: Summus, 1984. 152p. (Novas buscas em educação, 18).

LIMA, L. O. A escola secundária moderna. São Paulo: Fundo da Cultura, 1967.

LIMA, L. O. A escola secundária moderna: organização, método e processo. Petrópolis: Vozes, 1970.

LIMA, L. O. Conflito no lar e na escola. Petrópolis: Vozes, 1974.

LIMA, L. O. Educar para a comunidade. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 1970. 94p. (Educar para a vida, 3).

LIMA, L. O. Escola no Futuro: orientação para os professores de prática de ensino. Petrópolis: Vozes, 1979.

LIMA, L. O. O impasse na educação: diagnóstico, crítica, prospectiva. Petrópolis: Vozes, 1968.

LIMA, L. O. Pedagogia: reprodução ou transformação. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1984. 108p.

LIMA, L. O. Piaget para principiantes. São Paulo: Summus, 1980. 284p. (Novas buscas em educação, 8).

LIMA, L. O. Tecnologia, educação e democracia: educação no processo de superação do subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

LIMA, L. O. Temas piagetianos. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1984. 118p.

LIMA, L. O. Treinamento do professor primário: formação profissional por unidades de treinamento. Belo Horizonte: Editora do Professor, 1966.

LIMA, L. O. Treinamento em dinâmica de grupo: no lar, na empresa, na escola. Petrópolis: Vozes, 1969. 439p.

LIMA, L. O.; LIMA, A. E. S. O. Uma escola piagetiana. Rio de Janeiro: Paidéia, 1983. 81p.

LINS, M. J. S. C. A estruturação da inteligência do pré-escolar segundo Piaget. Rio de Janeiro: Anima, 1984.

LIPMAN, M. O pensar na educação. Trad. Anna M. F. Perpétuo. Petrópolis: Vozes, 1995. 402p.

LÓPEZ, R. E. Introdução à psicologia evolutiva de Jean Piaget. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, [s.d.] 102p.

LOURENÇO FILHO, M. B. Introdução ao estudo da Escola Nova. 3.ed. São Paulo: Melhoramentos, 1933. 271p.

LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petróplois: Vozes, 1994. 92p.

LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. 251p.

 

M
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


MACEDO, L. Corpo e conhecimento. In: Filho, L. C. J. Mente. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1995.

MACEDO, L. Ensaios Construtivistas. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994. 170p.

MACEDO, L. Ensino-aprendizagem: de sua simultaneidade e do que decorre de nós mesmos, nossos colegas e nossos professores. In: ALVES, M. L. (coord.). Por trás das letras. São Paulo: FDE, 1994. p. 38-47.

MACEDO, L. Epistemologia construtivista de Piaget e psicopedagogia. In: FLORES, H. G. A práxis psicopedagógica brasileira. São Paulo: ABPP, 1994. p. 25-44.

MACEDO, L. Método clínico de Piaget e avaliação escolar. In: ____ Alfabetização: Passado, presente, futuro. São Paulo: FDE, 1993. p. 47-55.

MACEDO, L. Para uma psicopedagogia construtivista. In: ALENCAR, E. S. de (org.). Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1992. p. 119-140. 1994.

MACEDO, L. Para uma visão construtivista do erro no contexto escolar. In: HEM/CEFAM. Coletânea de textos de Psicologia. São Paulo: SEC, v. 1, 1990. p. 345-62.

MACEDO, L. Prefácio. In: SCOZ, B. J. L.; et al. (orgs.) Psicopedagogia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. p. vii-xii.

MACEDO, L. Prefácio. In: ZORZI, J. L. Linguagem e desenvolvimento cognitivo. São Paulo: PANCAST, 1994. p. 7-9,

MACHADO, N. J. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995. 320p.

MANTOAN, M. T. E. Compreendendo a deficiência mental: novos caminhos educacionais. São Paulo: Scipione, 1989. 167p.

MARTINS, I. M. A construção do conhecimento e as classes sociais. Porto Alegre: UFRGS, 1990.

MICOTTI, M. C. O. Piaget e o processo de alfabetização. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1980. 157p.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MORAES, G. G. Coordenação da leitura e da escrita: aluno, vol. I. São Paulo: Cortez, 1986.200p.

MORAES, G. G. Coordenação da leitura e da escrita: aluno, vol. II. São Paulo: Cortez, 1986. 200p.

MORAES, G. G. Coordenação da leitura e da escrita: professor. São Paulo: Cortez, 1996. 40p.

MORAES, Z. et al. Creches: crianças faz de conta & Cia. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1992. 128p.

MOREIRA, M. A. A teoria de Piaget. In: _____. Ensino e aprendizagem: enfoques teóricos. São Paulo: Moraes, 1985.

MORO, M. L. Aprendizagem operatória: a interação social da criança. São Paulo: Cortez; Autores Associados; Curitiba: Scientia et Labor, 1987. 168p.

MORO, M. L. F. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget na elaboração de um esquema de organização curricular conforme os critérios de interação, continuidade e seqüência. São Paulo: PUCSP, 1977. (mimeo).

 

N
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


NICOLAS, A. Introdução ao pensamento de Jean Piaget. Rio de Janeiro: Zahar, 1987. (Ciências da Educação).

NICOLAU, M. L. M. A educação pré-escolar: fundamentos e didática. São Paulo: Ática, 1987. 320p.

NOGUEIRA, A. (org.). Contribuições da interdisciplinaridade: para a consciência, para a educação, para o trabalho sindical. Petrópolis: Vozes, 1994. 123p.

NOVAES, M. H. R. Contribuição de Piaget e os modelos estruturais de inteligência no campo da psicologia escolar. In: _____. Psicologia escolar. Petrópolis: Vozes, 1970.

NOVAES, M. H. R. Psicologia escolar. Petrópolis: Vozes, 1970. 357p. (Nova psicologia, 1).

NUNES, B. B. Dificuldades na Aprendizagem da leitura: teoria e prática. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1992. 111p. (Polêmica, 47).

 

O
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


OATROWER, F. Criatividade e processos de criação. 10.ed. Petrópolis: Vozes, 1994. 188p.

OLIVEIRA, I. E. M. C. O processo didático. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, Serviço de Publicações, 1972. 390p.

OLIVEIRA, M. L. F. Piaget: didática psicológica. In: _____. A didática num enfoque dinâmico. Niterói: CEUFF, 1980.

OLIVEIRA, M. N. M. Papel da abstração reflexiva, segundo Jean Piaget, no processo de tomada de consciência na descoberta do vínculo causal. São Bernardo do Campo: Instituto Metodista de Ensino Superior, 1982. 187p.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993. (Série Pensamento e Ação no Magistério).

OLIVEIRA, V. B. Símbolo e brinquedo: a representação da vida. Petrópolis: Vozes, 1992. 183p.

OLIVEIRA, Z. M. P. (org.). A criança e seu desenvolvimento: uma perspectiva para se discutir a educação infantil. São Paulo: Cortez, 1995. 159p.

OLIVEIRA, Z. M. P. (org.). Educação infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 1994. 187p.

OSTROWER, F. Criatividade e processo de formação. 10.ed. Petrópolis: Vozes, 1994. 188p.

 

P
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


PAIN, S. A função da ignorância. Trad. Alceu E. Filleman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

PAIN, S. Psicometria genética. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992. 235p.

PAIN, S.; ECHEVERRIA, H. Psicopedagogia operativa: tratamento. Trad. Alceu E. Filleman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

PARRA, N. (coor). Didática para a escola de primeiro e segundo graus. São Paulo: Pioneira, 1987. 241p.

PARRA, N. Metodologia dos recursos audiovisuais: estudo fundamentado na teoria de Piaget. São Paulo: Saraiva, 1973.

PARRA, N. O adolescente segundo Piaget. São Paulo: Pioneira, 1983. 69p. (Biblioteca Pioneira de Educação e Estudos Sociais).

PENIN, S. Cotidiano e escola: a obra em construção. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1995. 165p. (Biblioteca da Educação, Série 1: Escola, V. 2)

PENNA, A. G. Apresentação da edição brasileira. In: PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959. p. 9-14.

PENNA, A. G. Comunicação e linguagem. Rio de Janeiro: Eldorado, 1976.

PENNA, A. G. História da psicologia no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IMAGO, 1992. 157p.

PENNA, A. G. Percepção e aprendizagem. 3.ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1965.

PENTEADO, J. A. As contribuições de Piaget para o ensino da matemática, das ciências exatas, das humanas e das artes. In: _____. Didática e prática de ensino. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1979.

PENTEADO JÚNIOR, O. A. Didática geral para o uso das faculdades de filosofia e das escolas normais. São Paulo: Obelisco, 1965. 189p.

PEREIRA, A. M.; BORDENAVE, J. D. Estratégias de ensino e aprendizagem. 15.ed. Petrópolis: Vozes, 1995. 320p.

PHILLIPS, J. L. Origens do intelecto: a teoria de Piaget. Trad. Agnes Cretela. São Paulo: Nacional, EDUSP, 1971. 162p. (Atualidades Pedagógicas, 106).

POHIER, J. M. Psicologia da inteligência e psicologia da fé: o sistema de Piaget aplicado a fé. Trad. A. C. Catão. São Paulo: Herder, 1971. 312p.

PULASKI, M. A. S. Comprender Piaget: uma introdução ao desenvolvimento cognitivo da criança. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. 230p.

 

R
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. A teoria de Jean Piaget e a educação. In: PENTEADO, W. M.A. (org.). Psicologia e ensino. São Paulo: Papelivros, 1980.

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Em busca do sentido da obra de Jean Piaget. São Paulo: Ática, 1984. (Ensaios, 107)

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Piaget: modelo e estrutura. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1972.

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Psicologia e epistemologia genética de Jean Piaget. São Paulo: EPU, 1988.

REGO, L. L. B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD, 1988. 78p.

RIBEIRO, V. M. Ensinar ou aprender: Emília Ferreiro e a alfabetização. Campinas: Papirus, 1993. (Magistério, Formação e Trabalho Pedagógico).

ROAZZI, A. O Papel da experiência, do significado e da representação no desenvolvimento e avaliação de habilidades cognitivas. In: DIAS, M. G. B.; SPINILLO, A. G. Tópicos em psicologia cognitiva. Recife: Ed. da UFPE, (no prelo, 1995). (Estudos Universitários).

ROSA, M. Teoria cognitiva de Jean Piaget. In: _____. Psicologia evolutiva. Petrópolis: Vozes, 1983.

ROSA, S. S. Construtivismo e mudança. 3.ed, São Paulo: Cortez, 1995. 87p. (Questões da nossa época, 29).

 

S
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


SALTINI, C. Cognição e afetividade. Petrópolis: Vozes, 1990.

SAUSEN FEIL, I. T. A alfabetização de jovens e adultos. 14.ed. Petrópolis: Vozes, 1993. 168p.

SAUSEN FEIL, I. T. Alfabetização um desafio novo. 14.ed. Petrópolis: Vozes, 1993. 168p.

SCOZ, B. Psicopedagogia e realidade escolar. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1994. 176p.

SEBER, M. G. Construção da inteligência pela criança: atividades do período pré-operatório. São Paulo: Scipione, 1989.

SECRETARIA de Estado de Educação e Cultura. Reformulação de currículos. Rio de Janeiro, Caderno 2, 1976.

SECRETARIA de Estado de Educação e Cultura. Reformulação de currículos: pré-escola e primeiro grau. Rio de Janeiro, v. 1, 1977.

SILVA, M. A. S. E. Conquistando o mundo da escrita. São Paulo: Ática, 1994.

SINCLAIR, H. (org.). A produção de notações na criança linguagem, número, ritmos e melodias. São Paulo: Cortez, 1990. 180p.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização do processo discursivo. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1993. 135p. (Passando a limpo).

 

T
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


TEBEROSKY, A. Psicopedagogia da linguagem escrita. Petrópolis: Editora Vozes, [s.d.]

TEBEROSKY, A. Reflexões sobre o ensino da leitura. 7.ed. Petrópolis: Vozes, 1995. 272p.

 

U
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


UNESCO. Desenvolvimento da criança do nascimento aos 6 anos. São Paulo: Pioneira, 1987. 70p.

 

V
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, [s.d.].418P.

VARMA, V. P.; WILLIAM, P. Piaget psicologia e educação: escritos em homenagem a Jean Piaget. São Paulo: Cultrix, 1980.

VASCONCELOS, M. S. A difusão das idéias de Piaget no Brasil: história contada. São Paulo: Casa do Psicólogo; 1996.

VERGOLIM, A. M. R.; ALENCAR, E. M. L. S. (orgs.). Criatividade, expressão e desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1994. 272p.

VIANNA, F. Modernas directrizes no ensino primario: escola activa do trabalho ou nova. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1930.

VILLALOBOS, M. P. Didática e epistemologia. Sobre a didática de Hans Aebli e a epistemologia de Jean Piaget. São Paulo: Grijalbo, 1969. 176p.

 

W
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


WADSWORTH, B. J. Piaget para o professor da pré-escola e 1º grau. Trad. Marília Z. Sanvicente. 3.ed. São Paulo: Pioneira, 1989. 360p.

WADSWORTH, B. J.; ROVAI, E. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 1993. 212p.

WAJSCKOP, G. Brincar na pré-escola. São Paulo: Cortez, 1995. 119p. (Questões da nossa era, 48).

WEBER, S. Aspirações à educação: o condicionamento do modelo dominante. Petrópolis: Vozes, 1976. 142p.

WEISS, G. M. Reforço verbal e reversibilidade na aquisição do conceito de conservação. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1976. 201p.

 

Z
A B C D E F G J K L M N O P R S T U V W Z


ZACCARO, Y. M. P. Elementos antropológicos em Jean Piaget: uma pesquisa baseada na tese sobre o desenvolvimento moral. Porto Alegre: Veritas, 1982.

ZORZI, J. L. Linguagem e desenvolvimento cognitivo: a evolução do simbolismo na criança. São Paulo: PANCAST, 1994. 177p.