BIBLIOGRAFIA SOBRE PIAGET
 

A - Publicações sobre Piaget no Brasil: livros e artigos
B - Publicações sobre Piaget: teses e dissertações
C -
Publicações sobre Piaget: livros e capítulos de livros
D - Publicações sobre Piaget: artigos em revistas e periódicos


 
B -
Publicações sobre Piaget: teses e dissertações
 


A
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z


ABID, M. L. V. S. A interferência do nível de desenvolvimento cognitivo na aprendizagem de um conteúdo de Física. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1983. Dissertação (Mestrado em Educação).

ABREU, A. R. O jogo de regra no contexto escolar: uma análise na perspectiva construtivista. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1993. 144p. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

AFFONSO, R. M. L. Da importância de se considerar, no ludodiagnóstico, as representações da criança no que concerne a espaço, tempo e causalidade na acepção de Jean Piaget. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1994. 202p.

AGRANIONIH, N. T. O ensino e a aprendizagem da Matemática: uma intervenção construtivista. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1991. Dissertação (Mestrado em Educação).

ALESSANDRINI, C. D. Oficina criativa e psicopedagogia. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1995. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

ALMEIDA, V. M. M. Escolaridade, nível sócio-econômico, nível mental e provas operatórias de Jean Piaget: estudo comparativos em crianças de Goiânia. Goiânia: UFG, Faculdade de Educação, 1977. Dissertação (Mestrado em Educação).

ALONSO, Rosa M. L. Aspectos cognitivos no processo ludoterápico. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1988. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

ANDRADE, A. S. Contribuição para o desenvolvimento de uma psicoterapia genética: estado da questão e avaliação de conceito do teste das matrizes progressivas de RAVEN (Escala geral) a partir da psicologia de Piaget. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1981. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

ARAUJO, Ulisses F. de. Um estudo da relação entre o "Ambiente Cooperativo" e o julgamento moral na criança. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1993. 208p. Dissertação (Mestrado em Educação).

ASSIS, M. B. A. C. de. Procedimento de escolha conforme o modelo e de escolha do ímpar na aquisição da noção de conservação. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1981. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

ASSIS, M. B. A. C. de. Uma análise psicológica do desempenho escolar de crianças de primeria série: aspectos psicodinâmicos e operatórios. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1986. Tese (Doutorado em Psicologia).

ASSIS, O. Z. M. A solicitação do meio e a construção das estruturas lógicas elementares na criança. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1976. 196p. Tese (Doutorado em Educação).

 

B
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z


BARRETO, Márcia S.L. O desenvolvimento moral de meninos de rua. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1990. 145p. Tese (Doutorado em Educação).

BECKER, F. Da ação à operação: o caminho da aprendizagem. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1983. Tese (Doutorado em Psicologia).

BELLINI, L. M. Afetividade e cognição: o conceito de auto-regulação como mediador da atividade humana em Reich e Piaget. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1993. 270p. Tese (Doutorado em Psicologia).

BERNARDES, I. L. Provas de Piaget sobre noção de conservação e WISC em escolares deficientes mentais (13-17 anos): uma análise comparativa. São Bernardo do Campo: Instituto Metodista de Ensino Superior, 1985, 137p. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

BEYER, E. S. W. A abordagem cognitiva em música: uma crítica ao ensino da música a partir da teoria de Piaget. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1988. Dissertação (Mestrado em Educação).

BEZERRA, V. M. L. Alfabetização, relação professor/aluno e o fracasso seletivo na escola pública: uma perspectiva psicogenética. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1989. 458p. Tese (Doutorado em Psicologia).

BEZERRA, V. M. de L. Reflexão metalingüística e aquisição de leitura em crianças de baixa renda. Recife: UFPE, 1981. 208p. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

BOHRER, M. E. O processo de alfabetização: aspectos evolutivos e estacionários. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1987. Dissertação (Mestrado em Educação).

BOLDRIN, M. I. Resolução de problemas aritméticos simples envolvendo adição e subtração por escolas de 1ª série: influência da manipulação de material. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1987. Dissertação (Mestrado em Educação).

BORELLA, N. E. D. As transformações espaciais na atividade de crianças de 5 a 7 anos durante a interação com o computador. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1991. Dissertação (Mestrado em Educação).

BORGES, R. M. R. Concepções sobre o conhecimento científico em cursos de formação de professores de ciências. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Psicologia, 1990. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

BRÁULIO, B. T. L. Informática na Educação: O uso da linguagem computacional LOGO no estudo das operações da fase lógico formal tal como descritas por Piaget. Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Educação, 1989. Dissertação (Mestrado em Educação).

BRENELLI, R. P. Intervenção Pedagógica, via Jogos Quilles e Cilada, para favorecer a construção de estruturas operatórias e noções aritméticas em crianças com dificuldades de aprendizagem. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1993. 358p. Tese (Doutorado em Educação).

BRENELLI, R. P. Observáveis e Coordenações em um Jogo de Regras (Quips): Influência do nível operatório e interação social. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação 1986. Dissertação (Mestrado em Educação).

BRETAS, S. A. Um Estudo sobre grupo de mães nas instituições especializadas no atendimento de crianças excepcionais: a construção da reciprocidade. Campinas: UNICAMP, Instituto de Geociências, 1995. 113p. (Mestrado).

 

C
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z


CACERDA, V. R. Análise do desempenho de crianças durante o aprendizado da utilização da linguagem LOGO: considerando o nível de dependência e de independência de campo do estilo cognitivo. Rio de Janeiro: UERJ, Faculdade de Educação, 1989. Dissertação. (Mestrado em Educação).

CAMPOS, E. G. C. Estágios do desenvolvimento cognitivo e suas relações com determinantes socios-econômicos. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1989. Tese (Doutorado).

CARVALHO, J. S. F. Construtivismo e racionalidade científica: as contribuições de Piaget para a filosofia da ciência. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1994. 158p. Dissertação (Mestrado em Educação).

CASA, M. E. Modelos computacionais de conceitos: abordagem cognitiva. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Informática, 1992. 141p. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

CASTRO, L.R. F. Determinações psicológicas da inibição no trabalho escolar em crianças. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1991. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

CASTRO, R. S. História e epistemologia de ciência: investigando suas contribuições num curso de física de 2º grau. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1993. Dissertação (Mestrado em Educação).

CATAPAN, A. H. O conhecimento e o processo de trabalho escolar: para além do pedagogismo. Florianópolis: UFSC, Centro de Ciências da Educação, 1994. 147p. Dissertação (Mestrado em Educação).

CAVICCHIA, D. C. Afetividade e inteligência: um estudo do funcionamento mental da criança. Araraquara: UNESP, Faculdade de Ciências e Letras, 1989. 206p. Tese (Livre-Docência).

CESAR, L. V. A. A resolução dos problemas de adição e subtração na escola de 1º grau. Recife: UFPE, Instituto de Psicologia, 1990. 97p. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

CESTARI, M. L. Representação gráfica da melodia numa perspectiva psicogenética. Porto Alegre: Faculdade de Educação da Universidade Rio Grande do Sul, 1983. 140p. Dissertação (Mestrado em Educação).

CHAKUR, C. R. S. L. Trabalho, Desenvolvimento cognitivo e escolarização de alunos de periferia: um estudo comparativo. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1987. Tese (Doutorado em Psicologia).

CHAKUR, C. R. S. L. Desenvolvimento Cognitivo do aluno e currículo de 1º grau: Um estudo das relações entre desenvolvimento das classificações e ensino de ciências. São Carlos: UFSCar, Centro de Educação e Ciências Humanas, 1981. (Mestrado).

CHAKUR, S. S. Interações e construção do conhecimento no deficiente mental: um estudo na pré-escola do ensino regular. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1994. 111p. Dissertação (Mestrado em Educação).

CHIABAI, I. M. A influência do meio rural no processo de cognição de criança da pré-escola: uma interpretação fundamentada na teoria do conhecimento de Jean Piaget. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1990. 222p. Tese (Doutorado em Psicologia).

CHIPPARI, M. G. M. Estudo da necessidade do grupo INRC para a formação da estrutura do reticulado. São Paulo: PUCSP, 1981. 89p. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

CICONE, V. I. V. B. Implantação do programa de educação pré-escolar (PROEPRE) em Leme-SP: mudanças ocorridas na prática pedagógica de professores face a face uma inovação educacional construtivista - estudo de caso. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1995. 213p. Dissertação (Mestrado em Educação).

CORAZZA, D. B. C. Interesse e liberdade na escola proepreana: um estudo sobre a prática da escolha num ambiente educacional construtivista. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1995. 173p. Dissertação (Mestrado).

CORDOBA, G. I. T. Um sistema baseado em conhecimento como suporte para o processo de alfabetização. Rio de Janeiro: COPPE, UFRJ, 1990. Dissertação (Mestrado em Educação).

CORREA, J. Verdade e subjetividade: um ensaio sobre a epistemologia genética. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1989. 113p. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

CORSO, H. V. A representação infantil e a educação pré-escolar: uma pesquisa da intervenção. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1991. 352p. Dissertação (Mestrado em Educação).

COSTA, E. E. M. Desenvolvimento cognitivo e atividades lúdicas: transferência de operações de classificação para conservação de massa. São Carlos: UFSCar, Centro de Educação e Ciências Humanas, 1984. 171p. (Mestrado).

COSTA, E. E. M. O jogo com regras é a construção do pensamento operatório: um estudo com crianças pré-escolares. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1991. 230p. Tese (Doutorado em Psicologia).

COSTA, F. A. B. S. Brincando e aprendendo: a relação entre o jogo e a construção do conhecimento em crianças com dificuldades de aprendizagem. Rio de Janeiro: PUC, Departamento de Educação, 1993. Dissertação (Mestrado em Educação).

COSTA, I. T. A ampliação de "possíveis" no desenvolvimento cognitivo de adolescentes com lesão no sistema nervoso central em ambiente informatizado. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1990. Dissertação (Mestrado em Educação).

COSTA, I. T. Abertura de possibilidades no desenvolvimento cognitivo de adolescentes com lesão do sistema nervoso central em ambiente informatizado. Porto Alegre: CPG, UFRGS, 1992. Tese (Doutorado em Psicologia).

COSTA, M. G. P. Proposta de ensino da leitura para o desenvolvimento de três habilidades básicas ao nível da quarta série do primeiro grau. Rio de Janeiro, UFRJ, Faculdade de Educação, 1988. Dissertação (Mestrado em Educação).

COSTA, W. P. Desenvolvimento cognitivo segundo piaget e a aprendizagem em português e matemática de alunos da quinta série. Rio de Janeiro:, PUCRJ, 1980. (Mestrado).

COUTINH0, M. C. Da heteronomia à democracia participativa: um estudo sobre a consciência democrática pela criança. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1988. Dissertação (Mestrado em Educação).

COUTINHO, D. B. Teoria e abstração e epistemologia psicológica. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1988. 237p. Tese (Doutorado em Psicologia).

CRUZ, M. N. Palavras e gestos no jogo interativo: um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçário de creche. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1995. 133p. Dissertação (Mestrado em Educação).

CUNHA, A. C. M. O computador na escola e o professor: a questão do "objeto-com-o-qual-se-pensa" num contexto LOGO. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1995. 122p. Dissertação (Mestrado em Educação).

CUNHA, M. V. O Indivíduo e sociedade no ideário Escolanovista. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1992. Tese (Doutorado em Educação).

 

D
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z


DE LA TAILLE, Y. J. J. Ensaio sobre o lugar do computador na educação: relato do projeto Ciranda/São Paulo e o tema análise de resposta. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1989. Tese (Doutorado em Psicologia).

DE LA TAILLE, Y. J. J. Razão e juízo moral: uma análise psicológica do romance L'ETRAGER (Camus) e uma pesquisa baseada em LE JUGEMENT MORAL CHEZ L'ENFANT (Piaget). São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1984. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

 

E
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z


ECHEVERRIA, A. R. Dimensão empírico-teórica no processo de ensino: aprendizagem do conceito, soluções no ensino médio. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1993. 212p. (Doutorado em Educação).

ESTÁCIO, M. A. F. G. C. LOGO e a ativação do funcionamento cognitivo. Rio de Janeiro: UERJ, Faculdade de Educação, 1988. Dissertação (Mestrado em Educação).

F
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z


FAGHERAZZY, M. C. B. O desenvolvimento gráfico-plástico de crianças em interação com o computador. Porto Alegre: CPG, UFRGS, 1991. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

FAGUNDES, L. C. Psicogênese das condutas cognitivas da criança em interação com o mundo do computador. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1987. Tese (Doutorado em Psicologia).

FARIA, A. R. Relação entre estádios de conservação e desempenho em Matemática: Estudo com crianças de primeira série do primeiro grau. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1979. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

FERRARI, Z. M. A. Linguagem, sistemas de significação e pensamento formal em adolescentes surdos. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1988. 214p. Tese (Doutorado em Psicologia).

FIGUEIREDO, S. M. A. Estudos piagetianos brasileiros: uma análise crítica. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. ISOP. Centro de Pós Graduação. 1991. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

FLORES, T. M. V. Influência do fator verbal e da interação sobre o desenvolvimento da noção de conservação. Porto Alegre: UFRGS, 1976. (Mestrado).

FLORES, T. M. V. Relações entre graus nutricionais de crianças de periferia e níveis cognitivos alcançados em provas de Piaget sobre a contradição. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1984. Tese (Doutorado em Psicologia).

FONSECA, M. P. Níveis de desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo para a construção da identidade do indivíduo: correlações entre moreno e Piaget. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1989. 133p. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

FRADE, I. C.A. S. Mudança e resistência a mudança na escola pública: análise de uma experiência de alfabetização construtivista. Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Educação, 1993. 225p. Dissertação (Mestrado em Educação).

FRAGA, M. L. A. T. Observando a prática pedagógica da matemática nas classes elementares. Rio de Janeiro: PUCRJ, Faculdade de Educação, 1986. Dissertação (Mestrado em Educação).

FRANCISCHINI, R. Linguagem oral - linguagem escrita elementos conjuntivos na produção de narrativas por crianças em processo formal de aquisição da escrita. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1990. 159p. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

FRANCO, S. R. K. Questionando a "reeducação do aluno fracassado": um estudo do sujeito psicológico a partir do sujeito epistêmico. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1990. 156p. Dissertação (Mestrado em Educação).

FREITAS, L. B. L. A produção da ignorância na escola pública - uma análise crítica do ensino da língua escrita na sala de aula. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1987. Dissertação (Mestrado em Educação).

 

G
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z


GARCIA, M. F. Ambiente LOGO e interdisciplinaridade: a concepção dos professores. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1995. 139p. Dissertação (Mestrado em Educação).

GARRIDO, M. E. A evolução de possíveis em crianças surdas. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1995. 146p. Dissertação (Mestrado em Educação).

GIL, A. M. V. P. Desenvolvimento moral e subnormalidade intelectual: considerações sobre o relacionamento da inteligência e da socialização familiar da criança com a moralidade ao nível de julgamento e ação, num estudo sobre a mentira. São Paulo: PUCSP, Faculdade de Psicologia, 1981. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

GIUSTA, A. S. Processo de cognição e fracasso escolar. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1990. 201p. Tese (Doutorado em Psicologia).

GODINHO, M. J. Alfabetização: a psicogênese da escrita em crianças amapaenses. São Paulo: PUCSP, Instituto de Psicologia, 1989. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

GOLDIM, J. R. Processos cognitivos em crianças portadoras de cardiopatias congênitas cianóticas: implicações interdisciplinares. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1988. Dissertação (Mestrado em Educação).

GOMES, J. L. Caracterização de alunos ingressos nos cursos de licenciatura em ciências e engenharia civil, da UEFS, suas habilidades matemáticas e lógicas e seu conhecimento em física, em relação ao seu perfil sócio-econômico. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1987. Dissertação (Mestrado em Educação).

GONÇALVES, C. C. V. Estruturas cognitivas no estudo de uma disciplina. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Educação, 1988. Dissertação (Mestrado em Educação).

GONÇALVES, M. E. R. O conhecimento físico nas primeiras séries do primeiro grau. São Paulo: USP, Instituto de Física, Faculdade de Educação, 1991. Dissertação (Mestrado em Educação).

GOULART, I. B. Psicologia da educação em minas gerais: histórias do vivido. São Paulo: PUC, Faculdade de Psicologia, 1985. Tese (Doutorado em Psicologia).

GOUVEIA, M. S. F. Aquisição antecipada de operações concretas: revisão crítica. São Paulo: PUCSP, 1982. 241p. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

GROSSMAN, S. Desenvolvimento de estruturas lógicas e desempenho escolar. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1988. Dissertação (Mestrado em Educação).

GUELMAN, T. Modelo normativo de estruturas de currículo para as primeiras séries do primeiro grau: uma aplicação da teoria de Jean Piaget. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Educação, 1976. Dissertação (Mestrado em Educação).

GUIMARÃES, A. A. O professor construtivista: desafios de um sujeito que aprende. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1995. 138p. Dissertação (Mestrado em Educação).

 

I
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z


IDE, S. M. Construção da leitura e escrita: proposta de intervenção em classe especial para deficientes mentais. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1990. 267p. Tese (Doutorado em Psicologia).

ITAMARAMBI, R. R. A Resolução de problemas de geometria na sala de aula, numa visão construtivista. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1993. Dissertação (Mestrado em Educação).

 

K
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z


KALE, D. K. Análise e implicações da abordagem estruturalista construtivista piagetiana. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1990. 90p. Dissertação (Mestrado em Educação).

KASSICK, N. B. Os caminhos da ruptura do autoritarismo pedagógico: a ruptura das relações autoritárias para a construção coletiva do conhecimento. Florianópolis: UFSC, Centro de Ciências da Educação, 1993. 237p. Dissertação (Mestrado em Educação).

KELMAN, C. A. Sons e gestos do pensamento: um estudo sobre a linguagem egocêntrica na criança surda. Rio de Janeiro: UERJ, Faculdade de Educação, 1995. 102p. Dissertação (Mestrado em Educação).

KESSLER, C. H. Distúrbios no desenvolvimento: cognição ou afeto? Porto Alegre: UFRGS, Departamento de Psicologia, 1991. 209p. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

 

L
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z


LABURÚ, C. E. A construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1993. Tese (Doutorado em Educação).

LABURÚ, C. E. Desenvolvimento e aprendizagem do conceito de aceleração em adolescentes. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1987. Dissertação (Mestrado em Educação).

LAJONQUIÈRE, L. De Piaget a Freud: notas para repensar o erro na aprendizagem. A (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1992. 315p. Tese (Doutorado em Educação).

LAMPREIA, C. As propostas anti-mentalistas no desenvolvimento cognitivo: uma discussão de seus limites. Rio de Janeiro: Departamento de Psicologia, 1992. 337p. Tese (Doutorado em Psicologia).

LAMY, G. A. A. A alfabetização montessoriana face a teoria construtivista-interacionista da alfabetização. São Paulo: Instituto de Psicologia, USP, 1991. 212p. Tese (Doutorado em Psicologia).

LAURO, J. R. O. Aprendizagem cognitiva e multiplicação de procedimentos possíveis. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1993. 90p. Dissertação (Mestrado em Educação).

LEHMAN, I. P. Aspectos afetivos e cognitivos na orientação profissional de adolescentes. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1980. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

LIER-DE VITO, M. F. A. F. Os monólogos da criança: "delírios da língua". Campinas: UNICAMP, Instituto de Estudos da Linguagem, 1994. 203p. (Doutorado).

LIESENBERG, M. T. M. Conflito cognitivo, possíveis e operatoriedades. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1992. 119p. Dissertação (Mestrado em Educação).

LIMA, B. B. A relação linguagem e pensamento em piaget: possíveis implicações da nova metodologia didática de línguas vivas. Rio de Janeiro: PUCRJ, Faculdade de Educação, 1972. Dissertação (Mestrado em Educação).

LIMONGI, S. C.O. Estudo sobre a relação entre o processo de cognição e a construção da linguagem em crianças portadoras de paralisia cerebral. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1992. 251p.

LOPES, R. M. V. O papel da internalização social no desenvolvimento das operações cognitivas. São Paulo: PUCSP, Psicologia, 1981. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

LUKJANENKO, M. F.S. P. Um estudo sobre a relação entre o julgamento moral do professor e o ambiente escolar por ele proporcionado. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1995. 167p. Dissertação (Mestrado em Educação).

 

M
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z


MACCIONE, L. A construção de um conhecimento em uma atividade de grupo. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1989. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

MACEDO, E. M. Aprendizagem de conceito de relação em pré-escolares: mais ou igualmente cheio. São Paulo: USP; Instituto de Psicologia, 1978. 232p. (Mestrado em Psicologia).

MACEDO, L. Aquisição da noção de conservação por intermédio de um procedimento conforme o modelo. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1973. Tese (Doutorado em Psicologia).

MACEDO, L. Nível operatório de escolares (11-15 anos) conforme a EDPL de Longeot: estudo intercultural, transversal e longitudinal. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1983. Tese (Livre-Docência).

MACHADO, M. L. A. exclamações, interrogações e reticências na instituição de educação infantil: uma análise a partir da teoria sócio-interacionista de Vygostsky. São Paulo: PUCSP, 1993. 119p. Dissertação (Mestrado em Educação).

MACIONE, L. A construção de um conhecimento em uma atividade de grupo. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1989. Dissertação (Mestrado em Educação).

MACIONE, L. A Construção de um Conhecimento em uma Atividade de Grupo. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1989. Dissertação (Mestrado em Educação).

MAFFIOLETTI, L. A. atividades rítmicas musicais e o desenvolvimento das noções de espaço e tempo. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1987. Dissertação (Mestrado em Educação).

MANTOAN, M. T. E. A solicitação do meio escolar e a construção da inteligência no deficiente mental: uma interpretação fundamentada na teoria do conhecimento de Jean Piaget. Campinas: Faculdade de Educação, USP, 1991. 238p. Tese (Doutorado em Educação).

MANTOAN, M. T. E. Educação especial de deficientes mentais: o itinerário de uma experiência. Campinas: Faculdade de Educação, UNICAMP, 1987. Dissertação (Mestrado em Educação).

MARASCHIN, C. Processos cognitivos envolvidos na atividade de crianças de 4 a 6 anos com a linguagem LOGO de programação. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1986. Dissertação (Mestrado em Educação).

MARQUES, M. L. Estudo psicopedagógico da criança pré-silábica resistente dentro de uma intervenção pedagógica construtivista-interacionista. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1993. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

MARQUES, T. B. I. Mecanismos cognitivos e afetivos na manutenção de uma estrutura social: a formação do "tipo adequado de homem". Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1989. 221p. Dissertação (Mestrado em Educação).

MARTINCOWSKI, T. M. Estudo da passagem da etapa pré-alfabética para alfabética em crianças de primeira série. São Carlos: UFSCar, Faculdade de Educação. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação).

MARTINS, R. A. Construção do conhecimento social: categorias de justificação e critérios de julgamento. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991. 269p. Tese (Doutorado em Educação)

MARX, R. B. Análise Qualitativa da implantação do construtivismo na rede pública municipal de São Paulo. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1993. 113p. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

MATTOS, H. Errare humanun est: um estudo sobre a importância do erro na educação matemática. Rio Claro: UNESP, IGCE, 1993. 95p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática).

MAZULO, A. P. R. Relação entre o desempenho da criança em tarefas piagetianas de seriação: em inclusão de classes e os resultado escolares de matemática. Fortaleza: UFCE, Faculdade de Educação, 1990. 206p. Dissertação (Mestrado em Educação).

MELO, L. M. A. Seqüências de pré- escolares e suas relações com a prática de ensino da alfabetização. Natal: UFRN, 1983. (Mestrado).

MELO, M. E. C. A construção de regras no jogo infaltil: um estudo em aulas de educação da primeira e segunda série do primeiro grau. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1993. 103p. Dissertação (Mestrado em Educação).

MENIN, M. S. A. Autonomia e Heteronomia às regras escolares: observações e entrevistas na escola. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1985. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

MENIN, M. S. S. Construção da democracia e a escola: um estudo sobre representações políticas e interações verbais no segundo grau. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1992. 2v. Tese (Doutorado em Psicologia).

MICOTTI, M. C. O. Alfabetização e nível de desenvolvimento cognitivo. Rio Claro: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, 1974. 297p. Tese (Livre-Docência).

MIRANDA, M. G. Razão e adaptação: um estudo de epistemologia genética de Jean Piaget. São Paulo: PUCSP, Instituto de Psicologia, 1991. 207p. Tese (Doutorado em Psicologia).

MONTOYA, A. O. D. De que modo o meio social influi no desenvolvimento cognitivo da criança marginalizada? Busca de explicação através da concepção epistemológica de Jean Piaget. São Paulo: Instituto de Psicologia, USP, 1983. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

MONTOYA, A. O. D. Da possibilidade de intervenção visando a reconstrução da capacidade representativa de crianças marginalizadas. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1988. 278p. Tese (Doutorado em Psicologia).

MORAES, Z. O. Psicogênese do som e do ritmo á luz da teoria do desenvolvimento de Jean Piaget: um estudo de caso. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1989. 320p. Tese (Doutorado em Educação).

MORALES, L. M. J. Processos de aprendizagem em noções matemáticas: aprendendo como se aprende. São Carlos: UFSCar, 1986. Dissertação (Mestrado em Educação).

MORTIMER, E. F. Evolução do atomismo em sala de aula: mudança de perfis conceituais. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1994. Tese (Doutorado em Educação).

MOURA, M. O. A construção do signo numérico em situação de ensino. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1992. Tese (Doutorado em Educação).

 

N
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z

NARDI, R. Um estudo psicogenético das idéias que evoluem para a noção de campo. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1990. Tese (Doutorado em Educação).

NASPOLINI, A. T. O processo de construção de textos fundamentado em pressupostos construtivistas- análise comparativa de resultados. São Paulo: PUCSP, 1993. Dissertação (Mestrado em Educação).

NAVES, M. L. P. Estudo sobre a relação entre a reversibilidade de pensamento e a conceituação da língua escrita na criança. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1992. 230p. Dissertação (Mestrado em Educação).

NERVA, G. B. Estudo sobre o período sensório-motor: possíveis relações entre APGAR e a noção de objeto permanente. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1988. Dissertação (Mestrado em Educação).

 

O
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z


OLIVEIRA, Á. M. D. O processo de construção do raciocínio moral: estudo realizado com um grupo de adolescentes na fase de escolarização. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1989. 181p. Dissertação (Mestrado em Educação).

OLIVEIRA, D. D. Expressões de relações temporais em uma criança de 5 anos (estudo longitudinal). São Paulo: USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 1993. 150p. (Mestrado).

OLIVEIRA, I. M. Identidade e interação na sala de aula: pré-conceito e auto-conceito. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1993. 154p. Dissertação (Mestrado em Educação).

OLIVEIRA, M. C. S. L. Com o Igual também se aprende: a linguagem e a construção da subjetividade na creche. Rio de Janeiro: PUCRJ, Departamento de Psicologia, 1992. 169p. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

OLIVEIRA, M. N. M. Tentativa de identificação de algumas estratégias do pensamento que levam à descoberta do vínculo casual: uma interpretação baseada na teoria de Jean Piaget. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1988. 331p. Tese (Doutorado em Psicologia)

OLIVEIRA, V. M. B. Um estudo sobre a formação e a utilização do símbolo pelo ser humano, com enfoque na brincadeira da criança de creche. São Paulo: Instituto de Psicologia, USP, 1989. Tese (Doutorado em Psicologia).

 

P
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z

PAIVA, M. L. F. Representações afetivas e cognitivas de crianças de 4 e 5 anos em relação a avaliação de seu desempenho escolar. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1992. Tese (Doutorado em Psicologia).

PALANGANA, I. C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social numa perspectiva interacionista. São Paulo. PUCSP, 1989. 188p. Dissertação (Mestrado em Psicologia)

PEDÓ, M. A legalidade no ambiente LOGO. Porto Alegre: CPG, UFRGS, 1992. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

PEREIRA, D. R. Disgrafia, organização temporal e espacial em escolares de primeiro grau. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1978. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

PERPÉTUO, F. M. S. Conjunto para a avaliação da noção de conservação" e testes ABC: análise comparativa em função do sexo, idade e escolaridade em crianças de Capivari (SP). São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1981. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

PETTY, A. L. S. Ensaio sobre o valor pedagógico dos jogos de regras: uma perspectiva construtivista. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1995. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

PINTO, J. M. R. Administração e liberdade: um estudo do conselho de escola a luz da teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1994. 181p. Dissertação (Mestrado em Educação).

 

Q
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z

QUEIRÓS, A. N. P. A construção de conceitos básicos para o ensino do primeiro grau. Rio de Janeiro: PUCRJ, Faculdade de Educação, 1987. Dissertação (Mestrado em Educação).

QUEIROZ, S. S. Tipificação de erros em um jogo de regras: uma abordagem construtivista. Vitória: UFES, Centro de Estudos Gerais, 1995. 293p. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

 

R
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z


RABIOGLIO, M. B. Jogar: Um jeito de aprender. Análise do pega-varetas e da relação jogo-escola. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1995. Dissertação (Mestrado em Didática).

RAMALHO, T. C. A. Competências básicas a serem demonstradas pelo professor das quatro primeiras séries do primeiro grau, na teoria de Jean Piaget. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Educação, 1977. Dissertação (Mestrado em Educação).

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Z. Em busca do sentido da obra de Jean Piaget: pequena contribuição para a história das idéias e para a ação dos psicólogos num país de contrastes. São Paulo: Instituto de Psicologia, USP, 1982. Tese (Livre Docência em Psicologia).

RANGEL, A. C. S. A educação matemática e a construção do número pela criança: uma experiência na primeira série em diferentes contextos sócio-econômicos. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1987. Dissertação (Mestrado em Educação).

REAL, L. C. Diagnóstico do desenvolvimento do raciocínio de crianças portadoras de deficiência mental em interação com o computador (linguagem LOGO). Porto Alegre: CPG, UFRGS, 1992. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

REGO, L. L. B. Relato de uma experiência no pré-escolar. Recife: UFPE, 1987. Dissertação (Mestrado em Educação).

RIBEIRO, E. E.T. Condições de alfabetização na primeira série e desenvolvimento cognitivo dos escolares: um estudo de caso na periferia de Uberlândia. São Paulo: PUCSP, Faculdade de Educação, 1988. Dissertação (Mestrado em Educação).

RIBEIRO, L. C. Cognição e afeto: um ensaio de análise comparativa das teorias piagetiana e psicanálitica do desenvolvimento. Belo Horizonte: UFMG, Departamento de Psicologia, 1991. REGO, Lúcia L.B. Relato de Uma Experiência no Pré-Escolar. Recife: UFPE. Dissertação (Mestrado em Educação).

RIBEIRO, V. M. M. Problemas da abordagem piagetiana em educação -Emília Ferreiro e a alfabetização. São Paulo: PUCSP, 1991. Dissertação (Mestrado em Educação).

RIBOLDI, D. P. Testagem de uma proposta para primeira série do primeiro grau. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1982. Dissertação (Mestrado em Educação).

ROCHA, M. A. C. Estudo sobre a percepção: Merleau-Ponty e Piaget. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1991. 184p. Tese (Doutorado em Psicologia).

ROCHA, M. S. P. M. L. A constituição social do brincar: modos de abordagem do real e do imaginário no trabalho pedagógico. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1994. 185p. Dissertação (Mestrado em Educação).

ROMANO, E. P. O erro e a correção numa perspectiva construtivista-interacionista do ensino e da aprendizagem. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1994. 126p. Dissertação (Mestrado em Educação).

RUIZ, A. R. Ensino do conceito de proporcionalidade. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1986. Dissertação (Mestrado em Educação).

 

S
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z

SÁ, L. F. N. As noções de espaço: ponte entre a física geométrica e o conteúdo construído. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1990. 69p. Dissertação.(Mestrado em Educação).

SALVETTI FILHO, A. P. Uma estrutura para um projeto de ensino de física centrado no conceito de campo. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1983. Dissertação (Mestrado em Educação).

SANCHEZ, L. B. O desenvolvimento da noção de semelhança na resolução de questões de ampliação e redução. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1991. Dissertação (Mestrado em Educacão).

SANTOS, J. M. R. Alfabetização: uma questão epistemológica? São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1990. 137p. Tese (Doutorado em Psicologia).

SANTOS, M. A. P. A construção dos números e das figuras geométricas na programação LOGO. Rio de Janeiro: PUCRJ, Departamento de Educação, 1990. 214p. Dissertação (Mestrado em Educação).

SANTOS, M. S. A metodologia de resolução de problemas como atividade de investigação: um instrumento de mudança conceitual. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1993. Tese (Doutorado em Educação).

SCHAFER, M. Ensino interdisciplinar no processo educativo e as relações que se estabelecem entre esse ensino e a sociedade como um todo. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1988. Dissertação (Mestrado em Educação).

SCICCHITANO, R. M. J. Alfabetização escolar e fracasso: uma perspectiva construtivista-interacionista. São Paulo: USP, Departamento de Psicologia, 1991. 354p. Tese (Doutorado em Psicologia).

SEBER, M. G. Investigações sobre as possíveis relações entre o desenvolvimento cognitivo e o retardo de linguagem. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1980. 236p. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

SEBER, M. G. Da construção do período pré-operatório: atividades, justificativas, resultados. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1986. Tese (Doutorado em Psicologia).

SILVA, D. Estudos das trajetórias de alunos no ensino da diferenciação dos conceitos de calor e temperatura. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1995. Tese (Doutorado em Educação).

SILVA, D. Um estudo psicométrico da velocidade angular e a construção de seu ensino. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1989. Dissertação (Mestrado em Educação).

SILVA, F. H. S. Análise da interferência de dois procedimentos na aprendizagem operatória. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1995. 112p. Dissertação (Mestrado em Educação).

SILVA, J. A. Desenvolvimento da Percepção de distância e tamanho e análise do fenômeno da superconstância. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1979. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

SILVA, J. B. As relações entre o fazer e o compreender na prática da Educação Física. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1982. Tese (Doutorado em Psicologia).

SILVA, J. A. Vol. I: A função potência, II: Campos de avaliação e variáveis que a afetam. Vol. II: A função potência, II: Seu expoente como um índice discriminativo da evolução perceptiva de distância. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1981. Tese (Doutorado em Psicologia).

SILVA, M. C. G. V. A.. Em busca de uma fundamentação teórica para a psicopedagogia. Rio de Janeiro: PUCRJ, Departamento de Educação, 1989. 63p. Dissertação (Mestrado em Educação).

SLOMP, P. F. Conceitualização da leitura e escrita por adultos não-alfabetizados. Porto Alegre: UFRGS. Faculdade de Educação, 1990. 216p. Dissertação (Mestrado em Educação).

Sousa, A. A. Conhecimentos sobre ensino criativo do professor e sua influência no desempenho dos alunos. Natal: UFRN, 1985. (Mestrado).

SOUZA, C. S. Um, dois, feijão com arroz... três, quatro, feijão no prato... a matemática na pré-escola. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1988. Dissertação (Mestrado em Educação).

SOUZA, M. T. C. C. Operações formais em universitários de diferentes áreas profissionais: uma análise comparativa. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1984. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

SOUZA, M. T. C. C. Versões de um conto de fadas em crianças de 9 a 11 anos: aspectos afetivos e cognitivos. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1990. 225p. Tese (Doutorado em Psicologia).

SOUZA, M. Criança: do silêncio a sujeito cognoscente. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1989. 210p. Dissertação (Mestrado em Educação).

SOUZA, S. J. Infância e linguagem: o encontro da ética e da estética nas ciências humanas. Rio de Janeiro: PUCRJ, 1992. Tese (Doutorado).

STEFANINI, M. C. B. O diagnóstico do raciocínio de crianças deficientes mentais: um estudo com classes especiais. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1994. 228p. Tese (Doutorado em Educação).

STEYER, V. E. Desenvolvimento das noções de "possível e necessário" através da exploração de materiais para pré-escolares. Porto Alegre: Faculdade de Educação, UFRGS, 1987. Dissertação (Mestrado em Educação).

SVISTALSKI, M. I. Concepções psicopedagógicas presentes nos currículos das escolas municipais de Curitiba de 1971 a 1981. Curitiba: UFPR, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, 1994. 106p. Dissertação (Mestrado em Educação).

SZYMANSKI, M. L. S. O nível operatório de adultos freqüentando cursos profissionalizantes: relações com idade e escolaridade. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1983. Tese (Doutorado em Psicologia).

 

T
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z


TEIXEIRA, L. R. M. Aprendizagem escolar de números inteiros: análise do processo na perspectiva construtivista piagetiana. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1992. Tese (Doutorado em Psicologia).

TEIXEIRA, L. R. M. Permutação, quantificação de probabilidade e torre de Hanoi: análise comparativa em escolares de segundo grau. São Paulo: Instituto de Psicologia, USP, 1983. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

TEIXEIRA, O. P. B. Desenvolvimento do conceito de calor e temperatura: a mudança conceitual. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1993. Tese (Doutorado em Educação).

TEIXEIRA, O. P. B. Desenvolvimento do conceito de velocidade: um estudo a partir de questões típicas de sala de aula. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1985. Dissertação (Mestrado em Educação).

TEIXEIRA, S. K. A atribuição de causalidade na construção do conceito de peso. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1989. Tese (Doutorado em Psicologia).

TEIXEIRA, S. K. O estudo das noções espontâneas acerca de fenômenos relativos a luz em alunos de 11-18 anos. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1982. Dissertação (Mestrado em Educação).

TESSER, G. J. Teoria crítica em Habermas e sua importância na educação. Porto Alegre: PUCRS, Faculdade de Educação, 1991. 493p. Dissertação (Mestrado em Educação).

TIOSSO, L. H. Dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita: uma visão multidisciplinar. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1990. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

TRIVELATO JÚNIOR, J. Noções e concepções de crianças e adolescentes sobre decompositores: fungos e bactérias. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1993. Dissertação (Mestrado em Educação).

TRIVELATO, G. S. Conservação e modelo corpuscolar: um estudo transversal das explicações dos estudantes para transformações da matéria. São Paulo: USP, Faculdade de Educação, 1989. Dissertação (Mestrado em Educação).

 

U
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z


UCHÔA, A. M. R. A constituição do sujeito por reconstrução endógena das interações: um estudo sobre a abstração reflexiva. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1988. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

UEMURA, E. Construção cognitiva e constução moral: um estudo piagetiano em crianças institucionalizadas. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1989. 247p. Tese (Doutorado em Educação).

 

V
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z


VALLE FILHO, M. R. Estudo psicogenético da noção de centro de massa: uma contribuição para o ensino da Física. São Paulo: Faculdade de Educação, USP, 1989. Tese (Doutorado em Educação).

VASCONCELLOS, A. C. J. A. B. A Linguagem LOGO e o Computador: da eficiência de ser um instrumento psicopedagógico. Rio de Janeiro: PUCRJ, Departamento de Psicologia, 1992. 118p. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

VASCONCELOS, M. S. A difusão das idéias de Piaget no Brasil. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1995. Tese (Doutorado em Psicologia).

VERGARA, W. H. Resolução de problemas baseados no conhecimento humano: as contribuições da psicologia e da inteligência artificial e ergonomia cognitiva. Florianópolis: UFSC, Centro Tecnológico, 1990. 129p. Dissertação (Mestrado em Educação).

VIANA, S. A. Relações entre a aquisição do conceito de permanência do objeto e o comportamento de apego. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1984. Dissertação (Mestrado em Psicologia).

VIEIRA, M. C. Sujeito em lingüística e em psicologia. Rio de Janeiro: PUCRJ, 1976. 166p. (Mestrado).

VIDUSKY, S. M. E. Desenvolvimento cognitivo das crianças de África-Chile. Campinas: UNICAMP, 1987. Dissertação (Mestrado em Educação).

 

W
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z


WECHSLER, M. P. F. Psicodrama e construtivismo como uma psicopedagogia: estudos com crianças e adolescentes. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1995. Tese (Doutorado em Psicologia).

 

Z
A B C D E F G I K L M N O P Q R S T U V W Z


ZAIA, L. L. Interação social e desenvolvimento cognitivo. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Educação, 1985. 229p. Dissertação (Mestrado em Educação).

ZAMBERLAN, M. A. T. Julgamento da complexidade de padrões de figuras e desempenho operatório em crianças de seis a oito anos. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1983. Tese (Doutorado em Psicologia).

ZAMORANO, M. A. F. Linguagem, sistemas de significação e pensamento formal em adolescentes surdos. São Paulo: USP, Instituto de Psicologia, 1988. Tese (Doutorado em Psicologia).

ZAMORANO, M. A. F. Um estudo sobre o papel da linguagem oral, através de provas piagetianas, no pensamento da criança surda. São Paulo: Instituto de Psicologia, USP, 1981. 99p. Dissertação (Mestrado em Psicologia).