UM BALANÇO DA PRODUÇÃO DE ESTUDOS ACERCA DO TRABALHO INFANTO-JUVENIL EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS. MORAES, Rafael Vicente de. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Filosofia e Ciências - ravimo@marilia.unesp.br

 No Brasil e em outros países, têm-se elaborado, nos últimos quinze anos, um conjunto significativo de pesquisas denominadas ‘estado do conhecimento’ ou balanço da produção. O trabalho de pesquisa carrega em seu bojo a proposta de mapear e discutir criticamente a produção científica acerca do trabalho infanto-juvenil realizada em publicações de periódicos nacionais, examinando o instrumental teórico, a metodologia, as perspectivas, os resultados e as conclusões apresentadas. Além de se traçar um balanço dos aspectos mais visitados pelos autores que publicam artigos nos periódicos, pode-se delinear uma análise inicial de questões relevantes à compreensão do fenômeno do trabalho infanto-juvenil, ressaltando a escassa produção encontrada no que diz respeito ao estudo de políticas públicas. O levantamento bibliográfico de artigos a ser realizado pela pesquisa tem como pano de fundo compreender a construção de um novo olhar a respeito da infância e juventude mediante produção bibliográfica permitindo identificar um crescente interesse por estudos sobre esses atores no campo das Ciências Sociais e Humanas, ao mesmo instante em que se vislumbram suas múltiplas dimensões. Ainda assim, tardou para que as Ciências Sociais e Humanas deitassem luz à criança e ao jovem enquanto sujeitos centrais de suas pesquisas, buscando compreender suas representações de mundo, o complexo e multifacetado processo de construção sócio-histórico da infância. A exploração intensa da capacidade laborativa da criança e do jovem tende a ser mais acentuada no âmbito do trabalho, uma vez que as próprias famílias são compelidas a engajar os filhos na tarefa de contribuir para seu sustento. E, criado o vínculo através do qual, mesmo a criança em virtude da pseudo-autonomia que o dinheiro lhe dá, nem sempre quer se livrar deste. O tempo de ser criança e jovem é ocupado largamente pelo tempo do trabalho intenso e muitas vezes desumano. Compreender o universo do trabalho infanto-juvenil é, por fim, identificar os mecanismos sócio-econômicos de produção e reprodução do capital, aliados aos aspectos da cultura e do imaginário, e as crianças e jovens, portadoras de necessidades, carências e interesses.

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