:: MENU

Objetivos e Metas | Resultados Esperados | Estratégia de Ação | Cronograma de Atividades | Pesquisadores  

 

:: CARACTERÍSTICAS DO PROBLEMA
      Contribuir para um esclarecimento das diferenças entre a noção filosófica clássica de representação mental e aquela proposta pelos cognitivistas e pelos estudiosos da informação.
      A hipótese a ser examinada aqui é aquela que atribui ao sistema cognitivo, simulado através de modelos robóticos, um papel auto-organizador das representações informacionais. Um problema central do Conexionismo consiste em determinar como as redes neurais atuam autonomamente, transformando os conteúdos informacionais representados e produzindo endogenamente novos conteúdos.
      Não existe um consenso entre os estudiosos da teoria de auto-organização a respeito das características determinantes de um processo ou sistema auto-organizador. Diferente das simulações na Inteligência Artificial tradicional, alguns modelos conexionistas incorporam mecanismos de aprendizagem que lhes permitem representar a informação disponível no meio ambiente sem a presença de um programador externo direcionando o seu processamento de informação. Julgamos que os robôs auto-organizadores seriam instrumentos que permitiriam modelagens ideais do processo de armazenamento e recuperação da informação.

GPnti - Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação