Representação
imagética e conhecimento
Adrián Oscar Dongo Montoya (Coordenador,
Líder do GEPEGE)
Estudo de como a imagem mental, enquanto
representação figurativa, contribui na organização do conhecimento
do mundo real. Trata-se de um estudo na obra de Piaget. Explicações
Causais na Obra de Piaget.
Adrián Oscar Dongo Montoya (Coordenador,
Líder do GEPEGE)
Estudo de como o sujeito constrói representações, modelos explicativos sobre
o mundo real (físico e social).
A
Questão da Representação
em Hume, Kant e Piaget
Marcelo Carbone Carneiro, Filosofia,
Dissertação concluída em 1998.
Tratou-se de estabelecer certas proximidades entre esses autores,
que concebem o conhecimento como representação das coisas
A
Noção de Tempo na obra de Piaget
Marcelo Carbone Carneiro, Filosofia,
Doutorando
Trata-se de reconstruir o diálogo de Piaget com a tradição filosófica e física
acerca da noção de tempo, em especial as considerações de Piaget sobre a crítica
de Bergson a teoria da relatividade de Einstein.
Previsão de defesa 2002.
Desenvolvimento
da Noção Temporal por meio da narrativa oral segundo a teoria
piagetiana
Inaiara Bartol Rodrigues,
Pedagoga, Mestrado concluído em 2000.
A pesquisa propõe compreender como Piaget
explica a construção da noção de tempo e como a narrativa oral
torna-se um instrumento pedagógico fundamental para estimular
o desenvolvimento da referida noção.
Aquisição e desenvolvimento
do conhecimento geométrico na criança
Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, Mestrado
concluído em 1998.
Tratou-se de detectar
os níveis de desenvolvimento das noções
geométricas na Criança, na realidade brasileira.
O
Desenvolvimento da Noção de Transmissão Mediata do Movimento na Criança: uma
Pesquisa de Epistemologia Genética.
Beatriz Braga de Amaral Gurgel Alves de
Souza, Pedagoga, Mestrado concluído
em 2001.
O desenvolvimento da noção de transmissão mediata do movimento foi pesquisado
nos limites da noção de causalidade por meio de uma situação experimental com
crianças brasileiras.
Desenvolvimento
da moralidade na criança marginalizada.
Leonides da Silva Justiniano,
Filosofia, Mestrando. Mestrado concluído em 2000.
Tratou-se de Estudar a noção
de Moralidade em Piaget e Habermas, buscando compreender a compreensão
da comunicação como instrumento do desenvolvimento
da moralidade.
O
Formal e o Real na Epistemologia Genética de Jean Piaget.
Marcos Aparecido de Souza,
Filosofia, Mestrando.
Estudar o que a epistemologia piagetiana
herdou e o que deixou como legado sobre as relações entre o aspecto
real e o formal na organização do conhecimento. Previsão de defesa:
2002.
A
Questão dos métodos
na educação dos Surdos
Rosimar Bertolini Poker,
Pedagogia, Dissertação de Mestrado concluído
em 1997.
Tratou-se discutir os métodos (oral e gestual)
na educação de crianças surdas.
A
Linguagem e pensamento na reeducação de crianças
surdas
Rosimar Bertolini Poker,
Pedagogia, Tese concluída em 2001.
Tratou-se de estudar a troca simbólica
como elemento que possibilita a construção do pensamento
de crianças surdas, trata-se de uma proposta de intervenção
social.
O
conhecimento matemático
na criança.
Clélia Maria Nogueira Ignatius, Matemática, Doutoranda.
Trata-se de estudar o desenvolvimento das noções
matemáticas na criança. Esta pesquisa realiza uma
crítica das leituras feitas no âmbito educacional
sobre o assunto.
As Origens da Linguagem
e do Pensamento na Teoria de Jean Piaget.
Ana Lúcia M. Teles
Proposta teórica sobre o estudo da linguagem e do pensamento dentro da teoria
piagetiana. Uma análise das origens de tais processos e suas relações no desenvolvimento
do indivíduo.
Prof. Dr. Mário
Sérgio Vasconcelos (UNESP - Assis)
Prof. Leonardo
Lemos de Souza (UNESP - Assis)
Prof. Orlando
Mendes Fogaça (UNESP - Marília)
Prof.
Ms. Ademar
Simões da Motta Junior. (UNESP - Marília)
Profa. Ms. Ana
Cláudia Saladini (ITE - Araçatuba)
Profa. Maria
Ignez Wills (UNESP - Marília)
Profa. Maria
Elvira Bellotto (UNESP - Marília)
Profa. Dra. Ângela
Pereira T. Victoria Palma (UEL) |