PESQUISAS EM ANDAMENTO
 


Representação imagética e conhecimento
Adrián Oscar Dongo Montoya (Coordenador, Líder do GEPEGE)
Estudo de como a imagem mental, enquanto representação figurativa, contribui na organização do conhecimento do mundo real. Trata-se de um estudo na obra de Piaget. Explicações Causais na Obra de Piaget.


Adrián Oscar Dongo Montoya (Coordenador, Líder do GEPEGE)
Estudo de como o sujeito constrói representações, modelos explicativos sobre o mundo real (físico e social).


A Questão da Representação em Hume, Kant e Piaget
Marcelo Carbone Carneiro, Filosofia, Dissertação concluída em 1998.
Tratou-se de estabelecer certas proximidades entre esses autores, que concebem o conhecimento como representação das coisas

A Noção de Tempo na obra de Piaget
Marcelo Carbone Carneiro, Filosofia, Doutorando
Trata-se de reconstruir o diálogo de Piaget com a tradição filosófica e física acerca da noção de tempo, em especial as considerações de Piaget sobre a crítica de Bergson a teoria da relatividade de Einstein.
Previsão de defesa 2002.


Desenvolvimento da Noção Temporal por meio da narrativa oral segundo a teoria piagetiana
Inaiara Bartol Rodrigues, Pedagoga, Mestrado concluído em 2000.
A pesquisa propõe compreender como Piaget explica a construção da noção de tempo e como a narrativa oral torna-se um instrumento pedagógico fundamental para estimular o desenvolvimento da referida noção.


Aquisição e desenvolvimento do conhecimento geométrico na criança
Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, Mestrado concluído em 1998.
Tratou-se de detectar os níveis de desenvolvimento das noções geométricas na Criança, na realidade brasileira.


O Desenvolvimento da Noção de Transmissão Mediata do Movimento na Criança: uma Pesquisa de Epistemologia Genética.
Beatriz Braga de Amaral Gurgel Alves de Souza, Pedagoga, Mestrado concluído em 2001.
O desenvolvimento da noção de transmissão mediata do movimento foi pesquisado nos limites da noção de causalidade por meio de uma situação experimental com crianças brasileiras.


Desenvolvimento da moralidade na criança marginalizada.
Leonides da Silva Justiniano, Filosofia, Mestrando. Mestrado concluído em 2000.
Tratou-se de Estudar a noção de Moralidade em Piaget e Habermas, buscando compreender a compreensão da comunicação como instrumento do desenvolvimento da moralidade.


O Formal e o Real na Epistemologia Genética de Jean Piaget.
Marcos Aparecido de Souza, Filosofia, Mestrando.
Estudar o que a epistemologia piagetiana herdou e o que deixou como legado sobre as relações entre o aspecto real e o formal na organização do conhecimento. Previsão de defesa: 2002.


A Questão dos métodos na educação dos Surdos
Rosimar Bertolini Poker, Pedagogia, Dissertação de Mestrado concluído em 1997.
Tratou-se discutir os métodos (oral e gestual) na educação de crianças surdas.

A Linguagem e pensamento na reeducação de crianças surdas
Rosimar Bertolini Poker, Pedagogia, Tese concluída em 2001.
Tratou-se de estudar a troca simbólica como elemento que possibilita a construção do pensamento de crianças surdas, trata-se de uma proposta de intervenção social.


O conhecimento matemático na criança.
Clélia Maria Nogueira Ignatius, Matemática, Doutoranda.
Trata-se de estudar o desenvolvimento das noções matemáticas na criança. Esta pesquisa realiza uma crítica das leituras feitas no âmbito educacional sobre o assunto.


As Origens da Linguagem e do Pensamento na Teoria de Jean Piaget.
Ana Lúcia M. Teles
Proposta teórica sobre o estudo da linguagem e do pensamento dentro da teoria piagetiana. Uma análise das origens de tais processos e suas relações no desenvolvimento do indivíduo.


Prof. Dr. Mário Sérgio Vasconcelos (UNESP - Assis)


Prof. Leonardo Lemos de Souza (UNESP - Assis)


Prof. Orlando Mendes Fogaça (UNESP - Marília)


Prof. Ms. Ademar Simões da Motta Junior. (UNESP - Marília)


Profa. Ms. Ana Cláudia Saladini (ITE - Araçatuba)


Profa. Maria Ignez Wills (UNESP - Marília)


Profa. Maria Elvira Bellotto (UNESP - Marília)


Profa. Dra. Ângela Pereira T. Victoria Palma (UEL)