INFORMAÇÕES GERAIS
 


A - Objetivos e fins do grupo
B - Formação do grupo
C - Linhas de pesquisa
D - Projeto integrativo do grupo
E - Produção científica e participação em eventos
F -
Reuniões


Coordenador:
Dr. Adrian Oscar Dongo Montoya.
UNESP-Campus de Marília. I.

A -
Objetivos e fins do grupo
 

A formação do grupo partiu da seguinte tomada de consciência: as idéias de Piaget, embora muito faladas e divulgados, não eram realmente conhecidas, pelo contrario, eram reduzidas e deturpadas extremadamente. O modismo do « construtivismo » nas suas diferentes manifestações ocasionou sérios estragos no Brasil e noutras latitudes.

Em função disso, algums estudantes de graduação e docentes da unidade começarom a se reunir para estudar e compreender melhor o sistema teórico desse autor, pois entendia-se que esse sistema apresentava uma enorme vitalidade teórica e de imprevisíveis conseqüências praticas. Assim, longe de procurar subsídios práticos imediatos, atitude que justamente conduzia ao empobrecimento teórico, o interesse era penetrar no sistema teórico, para a partir disso visualizar as suas conseqüências e implicações praticas.

Tratava-se assim de recuperar o sistema teórico a partir de uma leitura epistemológica da obra do autor. Mas isso não era um desafio facil, pois significava uma postura cientifica na qual a Epistemologia Genética teria que ser considerada simultaneamente como uma nova concepção teórica e um método de trabalho. Isso poderia garantir, de alguma forma, a preservação não um dogma mas sim do pensamento vivo do autor.

Como sabemos, a Epistemologia Genética pretende explicar o modo como o indivíduo produz o conhecimento, sobretudo o conhecimento objetivo e regulado, como é o caso da matemática e da física, as quais pressupõem a constituição de sistemas de composição dedutivos e operatórios. Em função disso torna-se necessário o estudo dos processos e mecanismos que permitem alcançar o conhecimento. O estudo de um objeto cultural como por exemplo a escrita não poderia ser diferente, pois como sistema de representação obedece a leis de composição operatórios. O estudo dos valores e regras morais não poderia fugir a tal concepção teórica.

A Epistemologia Genética ao estudar os mecanismos e processos de constituição do conhecimento, não somente centraliza a sua investigação nos processos internos ou endógenos do indivíduo mas também sobre todas as condições que fazem possível o conhecimento. Desse modo, contrariamente às críticos feitas a Piaget, as condições de troca e de interação social são obviamente aspectos a serem considerados na explicação do formação do conhecimento.

Esse modo de ver os problemas de formação do conhecimento exige, inevitavelmente, o exercício da interdisciplinaridade, pois as condições da formação dos conhecimentos supõem processos lógicos, matemáticos, físicos, psicológicos, culturais e sociais.

Na medida em que a Epistemologia Genética trata de superar as epistemologias tradicionais, as pesquisas a serem realizadas não poderiam deixar de efetuar a critica epistemológica no sentido de colocar em questão as verdadeiras contribuições da experiência e da razão na formação e aquisição do conhecimento. Por isso a critica radical, mas não preconceituosa, sobre as diversas variedades do empirismo e do apriorismo para observar os límites e contribuições destes . Por outro lado, a pesquisa na perspectiva da Epistemologia Genética pressupõe a busca das formas anteriores ao conhecimento eventualmente alcançado pelo sujeito. Essa busca significa recuar aos fontes mais ultimas da constructividade de todo conhecimento assim como as formas mais elementares de um conhecimento determinado. O estudo psicogenético e o estudo sociogenético se tornam solidarias nessa busca e nesse modo de aproximação.


B -
Formação do grupo
 

O grupo se constituiu, progressiva e informalmente, desde o primeiro semestre de 1989, com a participação progressiva de estudantes dos cursos de graduação em pedagogia, em filosofia e em fonoaudiologia. Alguns professores da unidade participam com o propósito de encontrar na teoria de Piaget algum fundamento para suas pesquisas e encontrar explicações para alguns dos projetos pedagógicos em voga.

A participação de estudantes de graduação se realiza a partir dos programas de bolsas PAE, bolsa de Iniciação Cientifica, bolsa de monitoria, etc. Depois de um periodo de participação (um ou dois anos) muitos dos membros deixaram o grupo: os alunos, em razão da conclusão dos cursos, pois não existia uma ligação institucional e financeira que sustenta-se o vínculo, os docentes, em virtude do vinculo ser provisorio com a ideia de estudar sistematica e permanentemente a obra do autor. A ligação provisória explica-se tambem pelo fato do grupo se constituir até então apenas como um simples grupo de estudos.

O grupo começa a ter uma ligação mais orgânica depois de 1992 com a participação de estudantes de pós-graduação em educação. Entretanto a possibilidade de se constituir como Laboratório de Epistemologia Genética é somente uma possibilidade debido à falta de engajamento sistemático dos docentes que nela participavam.

Em 1995 o grupo é cadastrado oficialmente perante os órgãos financiadores. Nesta circunstancia já contamos com a participação de maior numero de estudantes de pós-graduação em educação. O grupo assume uma certa maioridade, pois articula-se também como grupo de pesquisa sobre variados temas.

Em 1996, um dos seus membros, Rosimar Poker, defende dissertação de mestrado, tendo como objeto de estudo a critica dos métodos de educação das crianças surdas. Nesse mesmo ano, um dos seus membros, seu coordenador, viaja ao exterior, pelo período de 1 ano e meio, para a fazer um curso de pós-doutorado junto ao antigo aos « Archives Jean Piaget », em Genebra, e junto a um dos maiores estudiosos da obra de Piaget na França.: Prof. Dr. Jean Marie Dolle, quem dirige o Laboratório de Psicologia e Epistemologia do Instituto de Psicologia da Universidade LUMIÈRE LYON II .

Em começos de 1998, outro dos seus membros, Marcelo Carbone, defende dissertação de mestrado sobre « A questão da representação em Kant, Hume e Piaget », perante uma banca de filósofos especialistas em Kant e Hume e estudiosos da obra de Piaget. Para 1998 estão programadas a defesa de duas novas dissertações, uma relacionada a aquisição e desenvolvimento do conhecimento geométrico na criança (Maria do Carmo Kobayashi) e outra relacionado a aquisição do conhecimento físico na escola (Ruth Genta).


C -
Linhas de pesquisa
 

1. Epistemologia
2. Conhecimento Físico e Lógico-Matemático
3. Valores e Moralidade
4. Representação, Função Semiótica e Inteligência


D -
Projeto integrativo do grupo
 

O estudo da obra de Piaget assim como as pesquisas em andamento visam avançar na compreensão mais sistêmica da obra do autor, torna-se importante entender a articulação entre o conhecimento lógico-matemático e o conhecimento físico, a articulação desses conhecimentos e dos processos e mecanismos de construção endógena, a articulação entre esses tipos de conhecimentos e a formação dos valores e da moral na criança, a articulação entre esses conhecimentos e outros de natureza cultural como a escrita por exemplo. Assim, no contexto do estudo e da pesquisa atual o trabalho do grupo centra-se na analise da suposta particularidade e dos processos envolvidos da formação do conhecimento do mundo real. Nesse sentido, o estudo da explicação causal é estratégico, pois ao envolver maior grau de complexidade possibilita a maior integração dos processos e elementos envolvidos.


E -
Produção científica e participação em eventos
 

Em termos globais seus membros mais antigos tem publicado em revistas, nacionais e estrangeiras, assim como tem publicado o livro « Piaget e a criança favelada » na editora VOZES.

Seus membros mais recentes tem começado a publicar em resumos de eventos científicos e em revistas nacionais.

Pelo momento, o grupo tem como forums de discussão, no ambiente nacional, as reuniões anuais do PROEPE, organizado pela UNICAMP, o Simposium Internacional de Epistemologia Genética , com periodicidade bianual.

O grupo tem relações cientificas com os laboratórios de Epistemologia Genética da USP, o Laboratório de Epistemologia Genética da UNICAMP, o laboratório de Epistemologia Genética da UFRGS. Tambem o grupo tem relações com o Laboratório de Psicologia Genética e Cognitiva do Instituto de Psicologia da Universidade LUMIERE LYON II.


F -
Reuniões
 

Os encontros são semanais, com a duração de 3,5 horas. Neste semestre os encontros são todas as quartas feiras, das 14 às 17h30, na sala 05 do bloco das atividades didáticas da UNESP-Campus de Marilia. Nesses encontros se discute, na forma de seminários, alguma das obras básicas de Piaget e se discute as pesquisas em andamento de cada um dos seus membros.