SESSÃO DE COMUNICAÇÕES
CIENTÍFICAS
13/08/2008
14h30
Mesa 1: Educação e Desenvolvimento Humano
A CATEGORIA DE
ATIVIDADE, SEGUNDO A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Maria Silvia Rosa SANTANA
(Mestre pela UNESP/Marília, docente do curso de Pedagogia na Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS, coordenadora da linha de pesquisa Teoria e
Prática, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práxis Pedagógica, coordenado pela
profa. Dra. Doracina A. C. Araújo).
A EDUCAÇÃO
ESCOLAR ENQUANTO INSTRUMENTO CULTURAL NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO. Vanessa Gertrudes RABATINI
(Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar, Faculdade de
Ciências e Letras, Campus de Araraquara e membro do Grupo de Pesquisa “Estudos
Marxistas em Educação”.)
COMPETÊNCIA
INFORMACIONAL DE ALUNOS DE 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE
MARÍLIA. Andressa de
Souza RAMALHO (Curso de Biblioteconomia); Amanda Sertori dos SANTOS (Curso de
Biblioteconomia); Helen de Castro Silva CASARIN (docente do curso de
Biblioteconomia). Departamento de
Ciência da Informação – Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus: Marília –
Bolsa: Núcleo de Ensino.
CORPO E CONSCIÊNCIA:
contribuições para crítica sobre o dualismo corpo-mente (Leonardo Dias AVANÇO; Armando
MARINO Filho, Programa de
pós-graduação UNITOLEDO em Psicologia e Educação. Grupo de Pesquisa “A Teoria
Histórico-Cultural no Ensino e Aprendizagem”, da UNITOLEDO - Araçatuba/SP).
EDUCAÇÃO E
SUBJETIVIDADE: A NATUREZA MEDIADA DO AFETIVO E O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Cláudia Aparecida Valderramas
GOMES; Suely Amaral MELLO. Programa de Pós-Graduação em Educação – FFC –
Unesp/Marília – CAPES.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM CAMINHO A SER
PERCORRIDO. Heyde Aparecida Pereira de Jesus; Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo -
Educação - Departamento de Administração e Supervisão Escolar - Faculdade de
Filosofia e Ciências - Campus de Marília. FAPESP.
ESTUDO COMPARATIVO DAS
METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INFORMACIONAIS NO ÂMBITO
ESCOLAR. Camila
Araújo dos Santos; Helen de Castro Silva.– Departamento de Ciência da
Informação – Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília. Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.
O PROCESSO CIVILIZADOR
E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO OBJETIVOS CONTEMPORÂNEOS. Catharina E. R. Alves.
Doutoranda em Educação na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita
Filho”.
PSICOLOGIA ESCOLAR E
ESCOLARIZAÇÃO: CONTRADIÇÕES ENTRE INTERESSES EDUCACIONAIS E INTERVENÇÃO
PSICOLÓGICA. (Daniele
Mazzucatto Ferro; Jéssica Priscila Simões; programa de graduação em Psicologia,
UNIP; Valéria Antônia Benevides Solano SOARES programa de graduação em
Psicologia, FAC-FEA; Armando Marino Filho,Grupo de Pesquisa “A Teoria Histórico-Cultural no Ensino e
Aprendizagem”, Araçatuba - SP).
REFLEXÕES TEÓRICO-FILOSÓFICAS ACERCA DO PROCESSO DE
DESENVOLVIMENTO HUMANO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA
PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. Márcio BRAGHIM, Millard E.T.C. ALMEIDA,
Rodrigo L. NUNES, Irineu A. Tuim VIOTTO FILHO - Depto Educação Física e
Educação - UNESP/Pres.Prudente - Núcleo de Ensino da UNESP- PROGRAD.
Mesa 2: Desafios Contemporâneos da Escola
Coordenação: Sueli Guadelupe de Lima Mendonça
Sala: 64
A
DIALÉTICA DO MATERIALISMO HISTÓRICO E A EDUCAÇÃO. Amanda de Carvalho Maia Oliveira, Juliana Carla
Fleiria Pimenta, Vandeí Pinto da Silva. Departamentos de Filosofia e de
Didática, UNESP - Campus Marília. Financiamento: Prograd.
A PARTICIPAÇÃO DO
GRÊMIO ESTUDANTIL NA GESTÃO ESCOLAR. Viviani Fernanda Hojas; Neusa Maria Dal Ri. (Departamento
de Administração e Supervisão Escolar – FFC – Unesp – Campus de Marília. vivifer@marilia.unesp.br).
DESAFIOS IMPOSTOS PELA
LBD: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM QUESTÃO. Leonardo MIRANDA
(Curso de ciências sociais, Departamento de Sociologia e Antropologia -DSA- da
Unesp-Marilia. O trabalho aqui exposto é de iniciação cientifica e financiado
pelo Núcleo de Ensino da Unesp de Marilia).
GRÊMIO
ESTUDANTIL NA ESCOLA PÚBLICA: PROTAGONISMO JUVENIL E GESTÃO DEMOCRÁTICA. Otilia Nair Obst;
Elizângela Siqueira de Oliveira; Carolina Alves de Senne. Neusa
Maria Dal Ri. Departamento de Administração e Supervisão Escolar. Faculdade de Filosofia e
Ciências - Unesp - Campus de Marília. PROGRAD.
MODERNIDADE TRANS-INDIVIDUAL. EDUCAÇÃO:
UM DIREITO DEMOCRÁTICO.
Vinício C. Martinez: Doutor em Educação pela FEUSP - Universidade de São Paulo
(2001). É doutorando em Ciências Sociais
pela UNESP/Marília (2006-): vicama@uol.com.br
Fátima Ferreira P. dos Santos: Bacharela e Mestre em Direito, foi professora
conferencista da UNESP/Marília, 2008, na disciplina Legislação da Educação do
curso de Pedagogia.
O “NOVO JOVEM” NA
“VELHA ESCOLA”: UM DESAFIO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. Jéssica Álana Zenorini, Alessandro de Moura, Bruno Leardine,
Daniel Dantes, Fabio Nunes Silva, Luciano Nunes do Vale, Mario Thiago Ruggieri
Neto, Liliane Benvindo Teixeira, Lucas
Osório Silva, Fábio Francisco Tadeu Santos Vaz, Laís Alpi Landim, Tiago Vieira
Rodrigues Dumont, Sueli Guadelupe de Lima Mendonça. Núcleo de Ensino. Faculdade
de Filosofia e Ciências. PROGRAD/UNESP.
O CONSELHO TUTELAR DA ZONA NORTE DE OSASCO E A SUA ATUAÇÃO
NO ESPAÇO ESCOLAR.
SILVA, Sheila Agda Ribeiro da. BRABO,
Tânia Suely Antonelli Marcelino. Departamento de Administração e Supervisão
Escolar. Faculdade de Filosofia e Ciências. UNESP, Campus de Marília, Agência
de Fomento: FAPESP. E-mail: sagda_ped@marilia.unesp.br.
REFLEXÃO SOBRE O HABITUS EM PEIRCE E BOURDIEU. Ricardo Gião BORTOLOTTI
(Professor de filosofia do Departamento de História da Unesp/Assis).
“SOU PRÍNCIPE DO GUETO, SÓ QUEM É DESCE E SOBE A LADEIRA,
SOU PRÍNCIPE DO GUETO, MAS MEU CASTELO É DE MADEIRA...” A autoconstrução na
favela da Vila Barros/ Marília - Jacqueline Jaceguai Chagas Nunes dos Santos – Curso de
Ciências Sociais da Unesp de
Marília, bolsista do Programa de
Educação Tutorial (PET – CS) , Núcleo Negra da Unesp para Pesquisa e Extensão
(NUPE), Grupo Trabalho Capital na Cidade TRACCI.
Mesa 3: Filosofia e Ciências Sociais: formação
humana
Coordenação: Vandeí Pinto da Silva
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO ESCLARECIMENTO
TOTALITÁRIO. Emerson Filipini
de Lima, Vandeí Pinto da Silva. Departamentos de Filosofia e de Didática,
UNESP-Marília. Núcleo de Ensino/Prograd.
CONSUMIDO OU CONSUMIDOR?: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO CIÊNCIAS
SOCIAIS NA ESCOLA.
Renato Kendy HIDAKA, Sueli Guadelupe de Lima MENDONÇA; Núcleo de Ensino,
Universidade Estadual Paulista – UNESP – campus de Marília. PROGRAD/UNESP.
DO TECNICISMO AO
HUMANISMO: UMA LEITURA SOBRE O “LUGAR” DAS HUMANIDADES NO ENSINO MÉDIO. Genivaldo de Souza Santos .
Departamento de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista –
Campus Marília.
EDUCAÇÃO PARA QUÊ?
CONTRIBUIÇÕES DE ADORNO NESSE DEBATE. Guilherme Costa Garcia Tommaselli. Graduando em Ciências
Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” –
Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marilia. guilherme.tommaselli@yahoo.com.br
FILOSOFIA NO ENSINO
MÉDIO: ANÁLISE POLÍTICO-PEDAGÓGICA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NO ESTADO DE SÃO
PAULO. Carlos Henrique Cristianini de Moraes.
Licenciado em Filosofia. Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Campus de
Marília.
FLORENTINO DE CARVALHO E A
EDUCAÇÃO RACIONAL NO JORNAL ANARCO-SINDICALISTA “A VOZ DO TRABALHADOR” ENTRE
1913 E 1915. Alessandra
Caroline Antonio, Dagoberto Buim Arena. Departamento de Didática –
UNESP/Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus Marília. PIBIC/CNPq
INFÂNCIA, EXPERIÊNCIA E
PENSAMENTO: POSSIBILIDADES DE UM ENCONTRO COM O FILOSOFAR POR MEIO DAS
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL – Ana Laura Jeremias Urel – Mestranda em Educação pela FFC e
membro do GEPEF (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Filosofia) –
UNESP/Marília
Sobre filosofia e educação escolar: apontamentos a respeito
dos conceitos de formação para a autonomia e pensamento crítico à luz do
pensamento de Adorno e Horkheimer. Haryanna Pereira SGRILLI, Vandeí Pinto da
SILVA (Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Filosofia e Ciências –
Câmpus de Marília. Pesquisa vinculada ao projeto "Formação para a
autonomia e filosofia no ensino básico”, ligada ao Núcleo de Ensino de Marília.
Bolsa PIBIC/CNPq)
TRABALHO, EMANCIPAÇÃO E
FORMAÇÃO HUMANA. Marcelo Lira Silva. Graduado em Ciências Sociais
com ênfase em Ciência Política pela UNESP/ Faculdade de Filosofia e Ciências –
campus de Marília. Mestrando em Sociologia pela UNESP/ Faculdade de Ciências e
Letras/campus de Araraquara. E-mail: thelira@marilia.unesp.br Bolsista: Capes.
UMA ANÁLISE DA ESCOLA A
PARTIR DO PRISMA DE MAX WEBER. Silvio de Azevedo SOARES. (Departamento de Sociologia e
Antropologia. Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marilia.
Bacharelando em Sociologia. O presente texto é fruto da análise da escola
realizada durante a Licenciatura em Ciências Sociais-silvioaz@yahoo.com.br).
Mesa 4. Formação de Professores: formação de
subjetividades
Coordenação: Martha dos Reis
Sala: Multiuso
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE
PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - UNESP/MARÍLIA. Martha dos REIS. Departamento de Didática.
Faculdade de Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista / Câmpus de
Marília (SP). marthar@marilia.unesp.br
A INVESTIGAÇÃO SOBRE A
PRÁTICA COMO SUBSÍDIO À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO
INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL BISSOLI, Michelle de Freitas,
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM).
CURRÍCULO E SEXUALIDADE: E A
FORMAÇÃO DE PROFESSORES? Fabiana
Aguiar de Castro SENA (pós-graduanda da especialização História e Sociedade do
Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá-UEM)
ENTRE O ENSINAR E APRENDER: PARTICIPAÇÃO, ANÁLISE CRÍTICA E
CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA – Christina de Rezende RUBIM,
Deptº de Sociologia e Antropologia (Professora Assistente Doutora), FFC/UNESP,
Fundação FORD/ABA.
Estágio de Comunicação
e Expressão: da observação do ensino da leitura à formação de leitores de
séries iniciais Sandra Stefani Amaral França .FCT/Unesp Presidente Prudente
– Departamento de Pedagogia
FORMAÇÃO CONTÍNUA EM
SERVIÇO: DIAGNÓSTICO DAS NECESSIDADES DOS PROFESSORES DOS MUNICÍPIOS DE ÁLVARES
MACHADO, MARABÁ PAULISTA E SANTO ANASTÁCIO. SOUZA, K. S.
de.; LEITE, Y. U. F. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e
Tecnologia / UNESP - Campus de Presidente Prudente. Agência financiadora:
Núcleo de Ensino – PROGRAD
NECESSIDADES FORMATIVAS
APRESENTADAS POR PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE TACIBA. Yoshie Ussami Ferrari Leite;
Jucileny Bochorny (Departamento de Educação e Curso de Pedagogia) – Núcleo de
Ensino - FCT / UNESP, Campus Presidente Prudente - S. P – PROGRAD.
O ESTÁGIO
SUPERVISIONADO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Márcia Cristina de Oliveira
MELLO (Doutora em Educação pela UNESP/Marília, Professora do Curso de
Licenciatura em Geografia da UNESP/ Ourinhos e Coordenadora do Núcleo de
Ensino da UNESP/Ourinhos).
OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA E A
CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Martha dos Reis. Departamento
de Didática. Faculdade de Filosofia e Ciências. UNESP/Marília.
marthar@marilia.unesp.br
Professores de história e geografia do Ensino
Médio público: perfil e condições de trabalho. Rodrigo TAVARAYAMA e Maria Cristina da Silveira Galan
FERNANDES (Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – do Centro
Universitário Moura Lacerda – CUML – Ribeirão Preto-SP –
tavarayama@hotmail.com)
Mesa 5: Formação de Professores: concepções e
práticas
Coordenação: Bernadete Benetti
Sala: 08
A
FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA ENTRE 1960 E 2006: UMA LEITURA DA
CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ENFOCANDO OS TEMPOS,
Flávia Anastácio de PAULA,UNIOESTE-PR
A PERSPECTIVA DE ENSINO DO TEMA “ALIMENTAÇÃO
HUMANA” EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS SELECIONADOS PELO MINISTÉRIO DA
EDUCAÇÃO. Aline Mendes do Amaral Corsini (Faculdade de
Ciências/Unesp/Bauru-SP, aline.corsini@yahoo.com.br ) Viviane Souza
Galvão (Pós-graduação em Educação para a Ciência/Faculdade de
Ciências/Unesp/Bauru-SP).
ANÁLISE DE NECESSIDADE
FORMATIVAS A SEREM CONSIDERADAS NA FORMAÇÃO CONTÍNUA: RESGATANDO A VOZ DOS
PROFESSORES. Naiara Costa Gomes de
MENDONÇA; Ioshie Ussami Ferrari Leite (FCT – Unesp – Campus de Presidente
Prudente – PIBIC/CNPq)
ELEMENTOS DA LINGUAGEM
DE QUADRINHOS: O ENSINO DE CONCEITOS DE EDUCAÇÃO POSTURAL ATRAVÉS DO CARTUM. Carolina Vaitiekunas Pizarro,
Celso Socorro Oliveira.(Laboratório de Ensino Informatizado e Aprendizagem –
LEIA, Departamento de Computação, Faculdade de Ciências, UNESP –
Bauru/SP).PROEX-UNESP
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES
DO MUNICÍPIO DE TEODORO SAMPAIO: ALGUMAS REFLEXÕES. JESUS,
Cinthia Gonçalves de; Leite, Yoshie Ussami Ferrari. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da
Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP.
PIBIC
FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
DESENVOLVIDA NA DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE ASSIS. LIMA, Mariza Antonia Machado.
(Pós–Graduação em Educação/Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática
– GEPEMAT – FFC – UNESP – Campus de Marília / Diretoria de Ensino de Assis.
Orientador: José Carlos Miguel.
O NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES:
RELEVÂNCIA POLÍTICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Flávia Crisitna Oliveira Murbach de BARROS (FCL – Unesp –
Campus de Assis – CNPq)
REFLETINDO SOBRE A
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL NO
TRABALHO EDUCATIVO Bernadete
Benetti (Departamento de Didática, FFC – UNESP- Campus de Marília). Apoio:
CAPES
SER PROFESSOR É UM DOM?
O QUE PENSAM FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA?Maisa de Alcântara Zakir, Diretoria de Ensino de Marília.
Mesa 6. Direitos Humanos, Gênero e Etnia
Coordenação: Maria Valéria Barbosa
Sala: 41
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO ESPAÇO
ESCOLAR. Naiane Rufino LOPES, Aline Prando REIS, Maria Valéria BARBOSA (Curso de
pedagogia e Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Estadual
Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Marília e membro do Grupo de
Estudos “Negro e educação”. Financiamento: núcleo de ensino da F.F.C – Marília.
DIREITOS E VALORES
HUMANOS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO E AO DESENVOLVIMENTO HUMANO NA
CONTEMPORANEIDADE. Samara
Massanaro ROSA (Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de
Mesquita Filho.)
DIREITOS
HUMANOS E GÊNERO: CONSTRUINDO VALORES HUMANOS NA ESCOLA. BRABO, Tânia Suely A. M.; DALL EVEDOVE, Elissandra Medeiros; GRAMIGNOLLI, Lélia
de Castro. DASE – Departamento de Administração e Supervisão Escolar. (FFC –
Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Campus de Marília).
DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRIMEIROS PASSOS
PARA A CIDADANIA.
Valéria Pall Oriani; Tânia
Suely Antonelli Marcelino Brabo.
Curso de Pedagogia – Universidade Estadual Paulista – UNESP – Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de
Marília valeriaoriani@marilia.unesp.br
EDUCAÇÃO SEXUAL E ADOLESCÊNCIA:
UM OLHAR ACERCA DA SEXUALIDADE DE JOVENS INFRATORES.
PEREIRA, Camila da Silva; RIBEIRO, Hugues Costa de França, membros do Grupo de
Pesquisa “Estudos sobre as Sexualidades”, Departamento de Educação Especial,
UNESP-Marília pcamila_unesp@yahoo.com.br
GÊNER(O)ANALISANDO: REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO NA ESCOLA. Julian
SIMÕES (Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de
Mesquita Filho”)
NEGRO E EDUCAÇÃO:
HISTÓRICO DE EXCLUSÃO.
Maria Valéria BARBOSA. Aline Prando REIS e Naiane Rufino LOPES. Professora do
Departamento de Sociologia e Antropologia da Unesp de Marília. Coordenadora de
Projetos do Núcleo de Ensino de Marília e bolsistas do Núcleo de Ensino.
PRECONCEITO RACIAL E O
PAPEL DA ESCOLA NA SUA SUPERAÇÃO. Fabiana Aguiar de Castro SENA. (Pós-graduanda da
especialização História e Sociedade do Departamento de História, da
Universidade Estadual de Maringá-UEM)
QUE GÊNERO É ESSE?: UMA
ETNOGRAFIA DO COTIDIANO ESCOLAR. Michele Escoura BUENO (Graduanda do quarto ano de Ciências
Sociais da Universidade Estadual Paulista - UNESP).
VIOLÊNCIA ESCOLAR E DIREITOS HUMANOS: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS
E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM MARÍLIA. Tawana Domeneghi Orlandi
Tosta; Tânia Suely Antonelli Marcelno Brabo. (DASE – FFC – Unesp – Campus de
Marília – FAPESP).
Mesa 7: Currículo e Gestão Educacional
Coordenação: Maria Izaura Cação
Sala: 43
A RELEVÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO
DE UMA ESCOLA DE QUALIDADE. CABRAL,
Andressa dos Santos. REIS, Bruna Nátalie Silva. SONSIM. Renata Ribeiro. CAÇÃO,
Maria Izaura. Departamento de Didática. Núcleo de Ensino de Marília. FFC -
Universidade Estadual Paulista. Projeto
financiado pela PROGRAD/UNESP.
AS POLÍTICAS DE
FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Selma
Ferreira de Oliveira. Programa de Pós-Graduação em Educação, FFC-UNESP/Marília.
CONSELHO DE ESCOLA:
POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL. Karina Perin FERRARO. Neusa
Maria DAL RI. Departamento
de Administração e Supervisão Escolar. Faculdade de Filosofia e Ciências -
UNESP - Campus de Marília. CNPq/PIBIC.
ESCOLA PÚBLICA, GESTÃO
DEMOCRÁTICA E PARTICIPAÇÃO DOS PAIS. Elzilene Maria Pimpinato. Neusa Maria Dal Ri. Departamento
de Administração e Supervisão Escolar. Faculdade de Filosofia e Ciências. UNESP
- Câmpus de Marília. CNPq/PIBIC
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA NA FORMA DA LEI E AS
PRIVATIZAÇÕES: UM JOGO DE CARTAS MARCADAS? Cláudio Rodrigues da Silva; Neusa Maria Dal Ri –
Departamento de Administração e Supervisão Escolar – Faculdade de Filosofia e
Ciências – Universidade Estadual Paulista – BAAE.
LIDERANÇA
ORGANIZACIONAL: A CONCEPÇÃO DOS DOCENTES E DAS EQUIPES DE DIREÇÃO DE ESCOLAS
MUNICIPAIS DE MARÍLIA/SP. BENSI,
Sarah Lorena. MAIA, Graziela Zambão Abdian, Departamento de Administração e
Supervisão Escolar da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (UNESP).
O PROCESSO DE
DESIGNAÇÃO DE DIRETORES E A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR. Viviani Fernanda Hojas.
(Departamento de Administração e Supervisão Escolar – FFC – Unesp – Campus de
Marília. vivifer@marilia.unesp.br).
OS PROFESSORES POLIVALENTES E OS PARÂMETROS CURRICULARES
NACIONAIS PARA O 1º E 2º CICLO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA RELEXÃO. Carolina Fernanda de Andrade
(Bolsista do Núcleo de Ensino), Denise Ivana de P. Albuquerque (Projeto:
Abordagem didático-pedagógica do processo ensino-aprendizagem da Educação
Física Escolar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série)
Departamento de Educação Física, FCT/UNESP. Núcleo de Ensino de Presidente
Prudente.
REPRESENTAÇÕES DOS
PROFESSORES INSERIDOS NO MOVIMENTO SINDICAL SOBRE A CRISE DO SINDICALISMO E DA
ESCOLA PÚBLICA. DANTAS,
Gisele Kemp Galdino (Mestranda em Educação, da FFC – UNESP/Marília).
SÃO PAULO “FAZ” ESCOLA? UMA ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE A NOVA
PROPOSTA CURRICULAR DE HISTÓRIA. Alessandro de Moura, Bruno Leardine, Daniel Dantes, Fabio
Nunes Silva, Luciano Nunes do Vale, Mario Thiago Ruggieri Neto, Jéssica Álana Zenorini, Liliane Benvindo
Teixeira, Lucas Osório Silva, Fábio Francisco Tadeu Santos Vaz, Laís Alpi
Landim, Tiago Vieira Rodrigues Dumont, Sueli Guadelupe de Lima Mendonça. Núcleo
de Ensino. Faculdade de Filosofia e Ciências. PROGRAD/UNESP.
Mesa 8: Ensino e Aprendizagem: projetos
pedagógicos
Coordenação: Cyntia Graziella Guizelim Simões
Girotto
Sala: 48
A TEORIA
HISTÓRICO-CULTURAL: PROPOSIÇÕES SOBRE A METODOLOGIA DE PROJETOS E A RELAÇÃO
ENSINO-APRENDIZAGEM. Gizelma
Guimarães Pereira SALES. (Curso de Pedagogia –Faculdade de Filosofia e Ciências
– Unesp – Marilia)
DIMENSÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM PROJETOS DO
NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA. CINTHIA BUGOLIN, GISELLE BRUSTELLO PEIXOTO, SUELI GUADELUPE
DE LIMA MENDONÇA, VANDEÍ PINTO DA SILVA. FFC da Unesp. Financiamento:
PROEX/UNESP.
FORMAÇÃO DE LEITORES:
OBSERVAÇÃO DO PROJETO “MEU BROTO DE LEITURA” DO BERÇÁRIO MUNICIPAL “MÃE
CRISTINA” DA CIDADE DE MARÍLIA – SP. Milena
Maria Rodrigues; Helen de Castro Silva; Sandra Eli Sartoretto de Oliveira
Martins. Departamento de Ciência da Informação; Departamento de Educação
Especial. UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília.
Pró-Reitoria de Extensão Universitária.
“HORA DO CONTO” –
CONSTRUINDO LEITORES. Marcia
Adriana Jorge, Marli Mizuta
Alves, Renata Junqueira de Souza.
Departamento de Educação. Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita
Filho” - Campus de Presidente Prudente/SP. Núcleo de Ensino de Presidente
Prudente.
O CENTENÁRIO DA
IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL E A REALIDADE ESCOLAR: UM PROJETO DE TRABALHO
DESENVOLVIDO NA PERIFERIA DE BAURU. Maria do Carmo
Monteiro Kobayashi, Ana Gabriela de Brito Testa, UNESP - FC – Departamento de Educação / Bauru,
USC – Bauru.
PROJETO A HORA DO
CONTO. Nathalia Corneto
(Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de
Presidente Prudente). Renata Junqueira de Souza. Departamento de Educação.
PROJETOS DE TRABALHO E
TECNOLOGIA: UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO E A REALIDADE, Ana Gabriela de Brito Testa, Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, USC
– Bauru, UNESP
- FC – Departamento de Educação –
Bauru.
PROJETOS,
SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS E GÊNEROS TEXTUAIS, Cyntia Graziella Guizelim Simões GIROTTO, Departamento de
Didática, Faculdade de Filosofia e ciências UNESP, Marília. FAPESP e FUNDUNESP.
Mesa 9: Escola e Educação Inclusiva
Coordenação: Fátima Ignez Wolf de Oliveira
Sala: 50
Ações educacionais inclusivas: a elaboração de um manual de
orientações sobre adequações curriculares. Ana Paula Pacheco Moraes; Helena Ferreira Vander Velden;
Lilia Guerrero Franceschini; Lúcia Pereira Leite; Sandra
Eli Sartoreto de Oliveira Martins.
DIREITOS HUMANOS À INCLUSÃO
DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS. SILVA, Janete Costa
da . Departamento de Administração e Supervisão Escolar. Agência de fomento: Fapesp.
janetecosta@marilia.unesp.br
EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
AMPLIANDO PRÉ-CONCEITOS ATRAVÉS DA PRÁTICA ESCOLAR. Sabrina Alves,
Vanessa Aparecida Mariano Peluccio, Joseléia Fernandes, Regina Keiko
Kato Miura, Departamento de Educação
Especial Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP/ Marília
EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
APONTAMENTOS SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA. SILVA, Kéle Cristina da; PRIETO, Mariana Natal; OLIVEIRA,
Anna Augusta Sampaio de. Departamento de Educação Especial. FFC -
UNESP- Campus Marília.
ESTIGMAS INCORPORADOS COM O
ENVELHECIMENTO PELA PESSOA COM DEFICIENCIÊNCIA MENTAL. Mariele Angélica de Souza Freitas. Departamento
de Educação Especial. UNESP - Campus de Marília. Bolsista BAAE.
IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Fátima
Inês Wolf de Oliveira. Professora
Assistente do Departamento de Educação Especial.
UNESP/Marília/SP.
Carla Andressa Plácido Ribeiro. Lisandre Mota
Santos. Paulo Henrique Rocha
Machado Alunos do Curso de
Pedagogia- Habilitação em Educação Especial – Bolsistas do Núcleo de Ensino.
Projeto Financiado pelo Núcleo de
Ensino/ PROGRAD/UNESP. dufabiju@terra.com.br
INCLUSÃO ESCOLAR:
ANÁLISE DOS DADOS INFORMATIVOS DOS ALUNOS.SOUZA, F. D. (Aluna de Pós Graduação em Educação – UNESP -
campus Marília), OLIVEIRA, A. A. S. (Departamento de Educação Especial – UNESP
- campus de Marília)
POLÍTICA PÚBLICA E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO
SUPERIOR. Daniele
Silva Rocha – Prof ª Rosimar Bortolini Poker e Prof ª Sandra Eli Sartoreto de
Oliveira Martins – Humanas – Pedagogia – Departamento de Educação Especial -
Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília.
UTILIZAÇÃO
DO SOFTWARE “ENSINO A PROFESSORES” NA REDUÇÃO DE COMPORTAMENTOS INADEQUADOS E
AUMENTO DE ADEQUADOS EM PESSOAS COM AUTISMO: CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS. Larissa da Silva
Giansante; Silvia Aparecida Fornazari. Universidade Paulista – UNIP – Assis/SP.
Financiamento: Vice-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade
Paulista – UNIP.
Mesa10: Educação Inclusiva e Práticas
Pedagógicas
Coordenação: Cláudia Regina Mosca Giroto
Sala: 55
A
LIBRAS COMO POSSIBILIDADE PARA A ACESSIBILIDADE DO SURDO À COMUNICAÇÃO: O PONTO
DE VISTA DA FAMÍLIA. Claudia Regina Mosca
Giroto, Anna Paola Torrizi Leme, Iana da Costa Pires, Amanda Christina Gomes de
Moura, Ariane Laís de Sousa, Deborah Coelho Pedrosa, Fernanda Cardoso de Lima (Departamento de Educação especial e Núcleo
de Ensino da FFC - UNESP – Marília/SP)
CAPACITAÇÃO DE
FAMILIARES NA ADAPTAÇÃO DE MÚSICAS INFANTIS POR MEIO DOS RECURSOS DE
COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA. MARTINEZ, G. S.; ROBERTO, T. R.; MASSARO, M.; MANZINI, M.
G.; DELIBERATO, D; PONSONI, A.; ROCHA, A. N. D. C.; SAMESHIMA, F. S.
Departamento de Educação Especial da Universidade Estadual Paulista -
Unesp/Marília
Comunicação Alternativa e/ou Suplementar (CAS) como recurso
mediador no processo de comunicação e de ensino e aprendizagem. Alice Misoguti; Andréa Carla
Paura; Fabiana Sayuri Sameshima; Jaquelini Alzira dos Santos; Débora
Deliberato; Carolina Bernardi de Novaes.
(Departamento de Educação Especial e Programa de Pós-Graduação em
Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista
– Marília). Apoio: PROGRAD – Projeto Núcleo de Ensino
Concepções e atitudes
dos professores em relação à gagueira infantil. Sandra Salenave Salvini (Curso
de Fonoaudiologia), Marília Piazzi Seno Gonçalves (Fonoaudióloga do Núcleo de
Apoio Psicopedagógico da Secretaria Municipal da Educação de Marília) e
Cristiane Moço Canhetti de OLIVEIRA (Docente do Departamento de Fonoaudiologia
e Orientadora da pesquisa). Grupo de Pesquisa “Linguagem, Aprendizagem e
Escolaridade”, Departamento de Fonoaudiologia, Núcleo de Ensino da Unesp da
Faculdade de Filosofia e Ciências – Marília-S.P.
FONOAUDIOLOGIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: SUBSÍDIOS
PARA A (DES) PATOLOGIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Claudia Regina
Mosca Giroto, Anna Paola Torrizi Leme (Departamento de Educação Infantil e Programa
de Pós-Graduação em Educação da FFC - UNESP - Marília/SP)
HISTÓRIA DA ARTE COMO
POSSIBILIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL:
UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONSTRUÇÃO. Patrícia Giancoli Rodrigues GARRIDO, Wagner ANTONIO JUNIOR.
(Faculdade de Agudos – FAAG. pagiro@ig.com.br)
HISTÓRIA, TRAJETÓRIA E FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE
DE LÍNGUA DE SINAIS NO BRASIL. Caetano P. F, Poker, R. B., Martins, S. E. S.
O. (Departamento de Educação Especial – Faculdade de Filosofia e Ciências –
Campus de Ma
INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO AMBIENTE ESCOLAR. Joseléia Fernandes; Sabrina Alves, Regina Keiko Kato Miura, Vanessa Aparecida Mariano Peluccio – Departamento de Educação Especial-Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP/ Marília.S P
PRÁTICAS
FONOAUDIOLÓGICAS COM O SURDO SOB A PERSPECTIVA BILÍNGÜE. Claudia Regina Mosca Giroto, Anna Paola Torrizi Leme, Deborah Coelho
Pedrosa, Amanda Christina Gomes de Moura, Ariane Laís de Sousa, Fernanda
Cardoso de Lima, Iana da Costa Pires (Departamento de Educação especial e
Núcleo de Ensino da FFC - UNESP – Marília/SP)
Mesa
11: EJA: questões teóricas e práticas
Coordenação: José Carlos Miguel
Sala: 56
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS:POSSIBILIDADES DE TRABALHO COM A PEDAGOGIA FREINET. Michelle Chaves da Silva. (Curso de Pedagogia –
FFC – UNESP – Campus de Marília). José Carlos Miguel (Departamento de Didática
– FFC - UNESP - Campus de Marília). Apoio: PROEX. michelle.unesp@yahoo.com.br
DO MOBRAL AOS PROGRAMAS
DE EJA ATUAIS: CONTRAPONTOS COM BASE NO MUNICÍPIO DE MARÍLIA – SP. Coleti,
Laura Maria Baron. FFC - Campus de Marília. Departamento de Didática. Apoio:
PROEX.
EJA E TICs: ALGUMAS
CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS. José Eduardo Pereira de Souza. (Pós-Graduação em Educação –
Mestrado - FFC-UNESP
- Campus de Marília) eduardo.souza@multimidiaeducacional.com.br
EPISÓDIOS DE
NUMERAMENTO: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS. MIGUEL, José Carlos. (Departamento de Didática –
Pós-graduação em Educação - FFC – UNESP - Campus de Marília-SP). E-mail: jocarmi@terra.com.br
FORMAÇÃO DE UMA EDUCADORA
DE ADULTOS: SOBRE OS PORQUÊS DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA. PEREIRA, Andréia da Silva;
GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim. Programa de Pós Graduação em Educação –
Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de
Marília. CNPq.
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA E COM EDUCANDOS (AS)
JOVENS E ADULTOS (AS): UMA PROPOSTA DE RESGATE DA IDENTIDADE CULTURAL. DISNER, Marina Paiva Ramos. (Pós-Graduação – Mestrado em Educação -FFC-UNESP – Campus de
Marilia).
O ENSINO DAS SÉRIES INICIAIS
NO CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE MARÍLIA: UM ESTUDO ANALÍTICO. Thais Barbosa PASSOS (Curso de Pedagogia – FFC – UNESP - Campus de Marília/Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação
Matemática/GEPEMAT – FFC – UNESP – Campus de Marília). Apoio: FAPESP. Orientador:
José Carlos Miguel. thabpassos@marilia.unesp.br
UM DIÁLOGO
ENTRE O RAP E EDUCAÇÃO POPULAR. Mariana Marques de OLIVEIRA (Pedagogia -
Departamento de Administração e Supervisão Escolar. Faculdade de Filosofia e
Ciência – Unesp – campus de Marília/SP. marianasposati@ig.com.br. Orientador: Robinson Janes)
UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR: O PROJETO
EDUCAÇÕES. GOMES E
CARVALHO, Julia Maria. Grupo do PET de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia e Antropologia.
UNESP – FFC. Agencia financiadora: MEC/SESu/DIPES
Mesa 12: Ensino Fundamental: leitura e escrita
Coordenação: Dagoberto Buim Arena
Sala: 57
A
ATIVIDADE DE ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CORRELAÇÕES ENTRE NECESSIDADE E
MOTIVAÇÃO. Armando MARINO Filho (Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual
Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP –Marília – Membro do GP Implicações
Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural).
A CONSTRUÇÃO DE CONTEÚDOS
E INSTRUMENTOS AVALIATIVOS DA LÍNGUA MATERNA PARA CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL. Ana Lúcia
Masson Lopes; Danitza Dianderas da Silva; Ester Almeida Helmer; Claudia
Raimundo Reyes. Programa de Pós Graduação em Educação – Departamento de Metodologia
de Ensino – UFSCar – Financiamento CAPES.
A ESCOLARIZAÇÃO DE NOVE ANOS: PRIMEIRAS
IMPRESSÕES. Joice Ribeiro M. da Silva.
Departamento de Pedagogia. FUNDEC.
AÇÃO LÚDICA,
INTERDISCIPLINARIDADE E OS CICLOS DE FORMAÇÃO: O DESENVOLVIMENTO DAS REPRESENTAÇÕES
SIMBÓLICAS E A APROPRIAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA. Renato COELHO; Lucila C.
RODRIGUES; Cleidemar P. de SOUZA; Alessandra da S. RODRIGUES; Luciana M. de S.
SILVA; Claudenir N. PEREIRA; Roberto B. de OLIVEIRA. Escola Municipal Balneário
Meia Ponte – Secretaria Municipal de Educação – SME – Goiânia. (rcoelho93@yahoo.com.br)
ATIVIDADE E SENTIDO:
UMA ANÁLISE DE PROPOSTAS DE TRABALHO EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA QUINTAS E SEXTAS
SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Vanessa Salum MOREIRA. Programa de Pós-Graduação em
Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências — UNESP — Campus de Marília nessalum@gmail.com
ENSINO FUNDAMENTAL: UMA
EXPERIÊNCIA DE LEITURA PELA INTERNET. Adriana Pastorello - Programa de pós-graduação em Educação
– Unesp –Marília - Grupo de pesquisa: Processos de leitura e escrita:
apropriação e objetivação. Agência financiadora: CAPES adrianapastorello@hotmail.com
LEITURA E ESCRITA NA
PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Ana Carolina Galvão MARSIGLIA. Celso Socorro OLIVEIRA.
Laboratório de Ensino Informatizado e Aprendizagem (LEIA). Universidade
Estadual Paulista (Unesp, Bauru).
O TRABALHO
PEDAGÓGICO, A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL E AS POSSÍVEIS AÇÕES MAIS
POTENCIALIZADORAS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA. Larissa Helyne
BASSAN (Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista
– FFC, câmpus de Marília – larissa_fono@yahoo.com.br
Apoio FAPESP).
PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO INFORMATIZADO (PAPI / FAAG):
INCLUSÃO DIGITAL E CULTURAL NA REDE MUNICIPAL DE AGUDOS/SP. Wagner ANTONIO JUNIOR,
Jacqueline Bauman de CASTRO (Faculdade de Agudos – FAAG. wagner@faag.com.br)
RETRATOS DE VIDA E
OBRA: O PROFESSOR THALES CASTANHO DE ANDRADE (1890-1977). Cleila de Fátima Siqueira
Stanislavski (Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em
Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – UNESP, na área de
Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira: linha de pesquisa
Filosofia e História da Educação).
Mesa 13: Ensino da Linguagem Escrita
Coordenação: Stela Miller
Sala: 58
A CRIANÇA E
SEU ENTORNO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA. Stela MILLER
(Programa de Pós Graduação em Educação — Faculdade de Filosofia e Ciências —
UNESP — Campus de Marília.
stelamil@terra.com.br)
A LÍNGUA ESCRITA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Elieuza Aparecida de LIMA
(Departamentos de Psicologia e de Didática da UNESP – Marília-SP.; Faculdades
de Dracena, Dracena-SP.; Membro do Grupo de Pesquisa “Implicações Pedagógicas
da Teoria Histórico-Cultural” da UNESP – Marília-SP. e-mail: aelislima@ig.com.br)
A MEDIAÇÃO ENTRE
PROFESSOR E ALUNO E ENTRE ALUNO/ALUNO NAS AULAS DE LINGUAGEM ESCRITA. Dilza MARTINS (aluna do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp Marília).
A utilização das parlendas como meio de
preservação da cultura. Beatriz Aparecida
Spagnol, Ivone da Silva Delfino, Sônia de Oliveira Santos, Dagoberto Buim
Arena. Educação- Pedagogia – Departamento de Didática - Faculdade de Filosofia
e Ciências – Campus de Marília – Núcleo de Ensino.
CARTAS: O ENSINO DA ESCRITA EM
SUA FUNCIONALIDADE E A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR. Beatriz Aparecida Spagnol, Ivone da Silva
Delfino,Sônia de Oliveira Santos, Dagoberto Buim Arena.Educação- Pedagogia –
Departamento de Didática- Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de
Marília. Financiamento: Núcleo de Ensino
CONSTRUÇÃO DE GÊNEROS
SECUNDÁRIOS: LÍNGUA MATERNA NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Silvana Paulina de Souza.
Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto.
Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado –Unesp/Marília).
O GÊNERO JORNALÍSTICO NO ENSINO DA LEITURA E
DA PRODUÇÃO DE TEXTO. Pedro Adalberto Top Junior, Renata Junqueira de Souza;
Departamento de Educação – UNESP – Campus de Presidente Prudente-SP – CELLIJ –
PIBIC/CNPq.
O TRABALHO NA SALA DE
AULA: A CONTRIBUIÇÃO DE BAKHTIN PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Vanessa Alves do PRADO.
(Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Campus de Marília)
Mesa 14: Leitura e Literatura
Coordenação: Maria do Rosário Longo Mortatti
Sala: 59
A ABORDAGEM HISTÓRICA
NA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL (1979-2007): UM INSTRUMENTO
DE PESQUISA. Angélica
Pall Oriani. Curso de Pedagogia – Universidade Estadual Paulista – UNESP –
Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de Marília
angelicaoriani@hotmail.com.
A LITERATURA INFANTIL E
SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS. Gislaine Ciumara de Oliveira,
Melina Altavini de Abreu. Renata Junqueira de Souza. Departamento de Educação.
Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” - Campus de Presidente
Prudente/SP. Núcleo de Ensino de Presidente Prudente.
A
LITERATURA NA ESCOLA PÚBLICA: AS VOZES DOS ALUNOS
Cristiany Gomes Miguel, Dagoberto Buim Arena. Departamento
de Didática. Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC – Unesp/Marília. FAPESP e
CNPq. Grupo de Pesquisa – Processos de leitura e de escrita: apropriação e
objetivação. cristianygomes@yahoo.com.br;
dagobertobuim@hotmail.com
A RECEPÇÃO DE A BOLSA AMARELA, DE LYGIA BOJUNGA NUNES,
NA 4.a SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PRESIDENTE
PRUDENTE. Thaís
Vinholi de Souza, João Luís Cardoso Tápias Ceccantini. Departamento de Educação
da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – campus de Presidente Prudente.
A RECEPÇÃO DE A ROUPA
NOVA DO IMPERADOR, DE HANS CHRISTIAN
ANDERSEN, NA 4.a SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO OESTE
PAULISTA. Amanda
Carla Minca CARVALHO (Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia
“Julio Mesquita Filho” – Unesp/Campus de Presidente Prudente. Grupo de Pesquisa
do Projeto Internacional “Literatura na escola: espaços e contextos – a realidade
brasileira e portuguesa” financiado pela FAPESP e pelo CNPq).
AS OBRAS DE MONTEIRO
LOBATO NAS SÉRIES INICIAIS: UM TRABALHO SISTEMATIZADO OU SIGNIFICATIVO?Priscila dos Anjos Borges,Renata Junqueira de Souza,
Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” - Campus de Presidente
Prudente/SP. Núcleo de Ensino de Presidente Prudente
CONTRIBUIÇÕES DA NARRATIVA A BOLSA AMARELA NO
DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. RICOMINI, Ingrid da Silva. GIROTTO,
Cyntía G. G. Simões. Departamento
de Didática. UNESP. Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Pibic-CNPq.
ENSINO DE LITERATURA E
PRAGMATISMO: ALIENAÇÃO
ESTÉTICA DO OBJETO LITERÁRIO.
Nathalia Botura de Paula FERREIRA (Pós-graduanda do programa de Educação
Escolar Unesp Araraquara sob orientação do Prof. Dr. Newton Duarte, coordenador
do Grupo de Pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”).
LABORATÓRIO DE ARTE E
LITERATURA DO CURSO DE PEDAGOGIA: UM ESPAÇO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA
PROFESSORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL. M. Cecília
Braz Ribeiro de SOUZA. Tamara Cardoso
ANDRÉ. (Professoras do colegiado de
Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu.
Grupo de Pesquisa Ação Educativa, Infância e Alfabetização no Contexto de
Fronteia. Trabalho ligado ao Projeto de Extensão “Laboratório de Pedagogia”).
LITERATURA INFANTIL, GENEROS
TEXTUAIS E ORALIDADE: UM TRABALHO EM SALA DE AULA. Suelen Santos Monteiro.
Orientadora: Profª Drª Renata Junqueira de Souza. Departamento de Educação.
Faculdade de Ciências e Tecnologia. UNESP – Presidente Prudente. PIBIC/CNPq.
PRÁTICAS DE LEITURA DE
MULHERES: PERCURSOS DO BE-A-BÁ. Ana Maria Esteves Bortolanza, Programa de Pós-Graduação em
Educação. Dagoberto Buim Arena. Grupo de Pesquisa Processos de Leitura e de Escrita: apropriação e objetivação.
Mesa 15: Ciências Sociais na Sala de Aula
Coordenação: Noêmia Ramos Vieira
Sala: 60
CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA EM MÉSZAROS. FERREIRA,
Paulo Junior; SILVA, Vandeí Pinto da,
RIBEIRO, Merinéia . Departamento de Filosofia e de Didática. Faculdade
de Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista. – UNESP/Marília.
Financiamento: Núcleo de Ensino/ PROGRAD.
CULTURA VISUAL E O USO
DE IMAGENS NA SALA DE AULA: UMA PERSPETIVA DE ANÁLISE. Eduardo Pereira MUSSI; (Curso de Ciências Sociais da UNESP/FFC
Marília); Paulo Eduardo TEIXEIRA (Departamento de Ciências Políticas e Econômicas
da UNESP/FFC Marília e Coordenador do Projeto).
LABORATÓRIO DE ENSINO,
EXTENSÃO E PESQUISA DE SOCIOLOGIA (LENPES): CONSOLIDAÇÃO DA FORMAÇÃO DE
PROFESSORES E DA INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PELA SUPERAÇÃO DAS
DESIGUALDADES SOCIO-EDUCACIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ (AÇÕES EM
ORTIGUEIRA/2007-2008). Nataly
Nunes (Curso de Ciências Sociais, Especialização
em Ensino de Sociologia ambos pela UEL, LENPES). Micheli Souza da Silva (Curso de Ciências Sociais,
habilitação em licenciatura da UEL, LENPES).
NOVOS MÉTODOS E RECURSOS PARA O ENSINO DE
SOCIOLOGIA SILVA,
Rodrigo Alves. SILVA, Thaís Franzão Rodrigues. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FFC- Marília.
O DESENCONTRO TEÓRICO-METODOLÓGICO
ENTRE A GEOGRAFIA ESCOLAR E A GEOGRAFIA ACADÊMICA NA CIDADE DE MARÍLIA. Noemia Ramos Vieira, Departamento de
Ciências Políticas e Econômicas Unesp Campus de Marilia e UNESP - C.E de
Ourinhos – noemiaramosvieira@yahoo.com.br
O ENSINO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO
MORAL E CÍVICA DURANTE A DITADURA MILITAR. Nataly NUNES (Graduada em Ciências Sociais; estagiária recém-formada do LENPES;
membro do grupo de pesquisa: Estado e Democracia e aluna de especialização em
Ensino de Sociologia ambos pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Os
resultados desta pesquisa são frutos da monografia desenvolvida na
especialização em Ensino de Sociologia).
O RAP FORMANDO A IDENTIDADE NEGRA NA ESCOLA. Aline Prando REIS, Naiane Rufino LOPES, Maria Valéria
Barbosa (Curso de Pedagogia e Departamento de Sociologia e Antropologia da
Universidade Estadual Paulista. Grupo de Estudo "Negro e educação".
Financiamento: Núcleo de Ensino).
QUANTAS HORAS DE FILME?: PRIMEIRO ANO DO PROJETO O ENSINO DA HISTÓRIA
POLÍTICA DO BRASIL COM O USO DE IMAGENS NA SALA DE AULA. Tony Shigueki
NAKATANI (Graduando em Ciências Sociais da UNESP/FFC Marília); Paulo Eduardo
TEIXEIRA (Prof. Dr. do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da
UNESP/FFC Marília e coordenador do Projeto). Núcleo
de Ensino. PROGRAD/UNESP
RESGATANDO O PAPEL
ATIVO DOS SUJEITOS: ANÁLISE DAS SUBJETIVIDADES ATRAVÉS DO USO DE APELIDOS EM SALA
DE AULA. Cristiane Santos
BARBOSA. (Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de São Paulo –
Marilia).
UMA ANÁLISE CRÍTICA
SOBRE A NATURALIZAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA, DA ESCOLHA DA PROFISSÃO E ORIENTAÇÃO
PROFISSIONAL Alessandra dos Santos Oliveira (Mestranda em
Educação: Psicologia da Educação PUC – SP, Pesquisa financiada pelo
CNPq, alessandra.oliveyra@uol.com.br)
Mesa 16: Prática Pedagógica na Educação Infantil
Coordenação: Rosane Michelle de Castro
Sala: 61
AS IMPLICAÇÕES DO USO DAS
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES. Karina I.
PALUDO, Curso de Pedagogia, Profa. Ms. Cristiane FERRARO, Psicologia da
Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Centro de Educação
e Letras/Curso de Pedagogia – Foz do Iguaçu – PR.
COMPREENDENDO AS CULTURAS DA
INFÂNCIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE PESQUISA-AÇÃO
CONSIDERANDO A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. Irineu VIOTTO FILHO, José Milton LIMA, Márcia
R.C. LIMA, Eugênia A.M.D. COLLI, Celiane LAGE, Maria A.O.S. RUBINI, Beatriz S.
P. PINHEIRO, Cláudia P. GOMES, Elaine G. SANTOS, Janaína S. M. SANTOS, Leonardo
A. ORLANDI, Márcio BRAGHIM, Mary H.P.S. ZERIAL, Millard E.T.C. ALMEIDA, Natália
C. SOUZA, Natália CIMATTI, Rodrigo EVANGELISTA, Rodrigo L. NUNES, Talita S.
AMEDURI, Tatiane S.P. FÉLIX, Thiago H. CARVALHO, Tony A. MOREIRA. Depto
Educação Física e Educação – UNESP/Pres.Prudente – Núcleo de Ensino da
UNESP- PROGRAD.
EDUCAÇÃO INFANTIL E
REVISTA NOVA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DE UMA REPRESENTAÇÃO DA TEORIA
HISTÓRICO-CULTURAL.
Cleriston Izidro dos ANJOS. Mestrado em Educação na Faculdade de Educação da
Universidade de São Paulo – USP – Campus da Capital.
HENRI
WALLON E A EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: A BUSCA POR NOVAS POSSIBILIDADES DE
ATUAÇÃO. Elaine Gomes dos Santos; José Milton de Lima.
Departamento de Educação Física. Universidade Estadual Paulista Julio de
Mesquita Filho – campus Presidente Prudente. Agência de Fomento: CNPq.
JOGO DE PAPÉIS NO
CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. José Milton de LIMA (Docente do Departamento de Educação),
Thiago Henrique de CARVALHO, Janaína da Silva M. dos SANTOS, Cláudia Priscila
GOMES, Rodrigo EVANGELISTA, Mary Hellen P. S. ZERIAL. (Discentes do Curso de
Educação Física, Membros do Grupo de Pesquisa: Cultura Corporal Saberes e
Fazeres). Faculdade de Ciências e
Tecnologia – UNESP – Campus de Presidente Prudente. Financiamento: Núcleo de
Ensino da UNESP – PROGRAD.
JOGO DE FAZ-DE-CONTA E CONSCIÊNCIA. COUTO, Nara Soares.
Programa de Pós-graduação em Educação, Unesp-Marília, agência financiadora:
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
LEITORES NA EDUCAÇÃO
INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – Greice Ferreira da Silva;
Dagoberto Buim Arena. Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESP/ Marília –
S.P.
O BRINCAR COMO
ATIVIDADE PRINCIPAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A APROPRIAÇÃO DA
LINGUAGEM ESCRITA.
AMARAL, Inaiara de Paula; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões.
Departamento de Didática. Universidade Estadual Paulista – FFC – Campus de
Marília – Grupo de Pesquisa “Processos de leitura e de escrita: apropriação e
objetivação”.
O JOGO E A
BRINCADEIRA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA
TEORIA HISTÓRICO CULTURAL. Natálya Camargo de SOUZA. José Milton de Lima. Faculdade de Ciências e
Tecnologia – UNESP – Campus de Presidente Prudente. PIBIC/CNPq
OS sentidoS atribuídos pelas educadoras e pelas crianças às
brincadeiras e aos jogos protagonizados no contexto da brinquedoteca: o caso de
uma creche beneficente. Mara
Gracia da CUNHA (Curso de Pedagogia Faculdade de
Filosofia e Ciências – UNESP/Marília-SP, Projeto “Brinquedoteca). Rosane
Michelli de CASTRO (Departamentode Didática da Faculdade de Filosofia e
Ciências – UNESP/Marília-SP, membro do Grupo de Pesquisa "Implicações
Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e coordenadora do Projeto
“Brinquedoteca”).
Mesa 17: A Teoria Histórico-Cultural e a
Educação da Infância
Coordenação: Suely Amaral Mello
Sala: 72
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO MEIO DE INTERVENÇÃO NO COMPORTAMENTO
AGRESSIVO DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR. Emanuelle Kisaki Oliveira (Colaboradora no Núcleo de
Ensino); Taciana Brgaa Ferreira (Bolsista do Núcleo de Ensino) (FCT – Unesp –
Campus de Presidente Prudente).
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS
ENTRE 0 A 6 ANOS:PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES DAS EDUCADORAS DE UM LAR DE CRIANÇA COM
A BASE TEÓRICA DE D.B.ELKONIN. Aline Aparecida GONÇALVES; Danubia Ferraz dos SANTOS
(Curso de Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP/Marília-SP,
Grupo de Pesquisa “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural”) e
Rosane Michelli de CASTRO (Departamento de Didática
da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP/Marília-SP, Projeto
“Brinquedoteca”). Agência Financiadora: Núcleo de Ensino de Marília.
A ORGANIZAÇÃO E A
UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO DA CRECHE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO
INFANTIL. Renata
Aparecida Dezo Singulani. Suely Amaral Mello. Programa de Pós-Graduação em
Educação – UNESP/ Marília – S.P.
APOSTILA: A LIMITAÇÃO
DAS ATIVIDADES POTENCIALIZADORAS NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Fabiola Colombani LUENGO,
Flávia Cristina Oliveira Murbach de BARROS (CNPq), Tatiana Rodrigues BARBOSA.
(Mestrandas em psicologia – Linha de Pesquisa: Infância e Realidade
Brasileira/UNESP – Campus de Assis, Grupo de Pesquisa CNPq - CONE/NEPPEI).
AS RELAÇÕES NA ESCOLA
DA INFÂNCIA SOB O OLHAR DO ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL. Aline Escobar Magalhães
Ribeiro; Suely Amaral Mello. (Departamento de Pós-Graduação; Grupo de Pesquisa:
Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural, UNESP; Marília/SP).
DESENVOLVIMENTO HUMANO
E CONSTITUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UM TRABALHO COM PAIS E
MÃES DE UMA ESCOLA INFANTIL. Lane Mary Faulin Gamba. Suely
Amaral Mello. Programa de
pós-graduação. UNESP – Marília.
O QUE É BRINCAR?CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES
ATUANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. BOMFIM, Juliana Cristina, CORDEIRO, Ana Paula. Departamento de Didática.
Universidade Estadual Paulista – FFC – Campus de Marília. PROGRAD-UNESP. Grupo
de pesquisa: Implicações pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural.
OS PERIÓDICOS DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE ZERO A SEIS
ANOS NA CONCEPÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Telma Crisitna Camilo; Cyntia
G. G. S. Girotto; Elieusa Aparecida de Lima (FFC – Unesp – Campus de Marília)
UM CAMINHO PARA A
INFÂNCIA: SAINDO DE ENCRUZILHADAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Nathalia CIMATTI; Márcia Regina
Canhoto de LIMA; Tony Aparecido MOREIRA;; Talita Souza AMEDURI, Leonardo De
Ângelo ORLANDI. Departamento de Educação Física - Faculdade de Ciências e
Tecnologia- Unesp- Campus de Presidente Prudente. Núcleo de Ensino da Unesp-
PROGRAD.
Mesa 18: Educação, Lúdico e Arte
Coordenação: Sandra Helena Escouto de Carvalho
Sala: 73
A CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DAS IMAGENS DA
ARTE. Willians de
Jesus dos SANTOS e Breno Cacossi CAPODEFERRO (Curso de Ciências Sociais da UNESP
– campus de Marília)
A CRIATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E
APRENDIZAGEM. SILVA,
Thaís Franzão Rodrigues; SILVA, Rodrigo Alves; VIEIRA, Rosangela de Lima (O).Departamento de Ciências Políticas e
Econômicas.UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FFC- MARILIA.Financiamento: BAAE - Bolsa
de Apoio Acadêmico e Extensão
A LUDICIDADE E O
ESTÉTICO NO CORPO DA DOCENTE. CARVALHO, Sandra. ORIANI, Angélica Pall. Departamento de
Didática. FFC – Campus de Marília – PROGRAD-UNESP.
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÓTICA DOS PROFESSORES. Denise Ivana de P. Albuquerque. Departamento de
Educação Física da FCT/UNESP. Núcleo de Ensino de Presidente Prudente.
“CONTANDO COISAS DE
AMOR” E OUTRAS HISTÓRIAS: A VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA E COTIDIANIDADE DA PESSOA
IDOSA PARTICIPANTE DAS OFICINAS DE TEATRO DA UNATI-UNESP DE MARÍLIA. Ana Paula Cordeiro; Roberta
Midori Oshiro; Clarisse Zan de Assis Bastos; Maiara Cristina Siqueira.
Departamento de Didática. FFC- UNESP- Marília. PROEX.
O JOGO PROTAGONIZADO OU JOGO DE PAPÉIS: UMA
PERSPECTIVA METODOLOGICA. Suselaine Aparecida
Zaniolo MASCIOLI. (Programa de Pós-Graduação em Educação- UNESP/Araraquara; GPEI- Grupo de Pesquisa em Educação
Infantil - UNESP/Araraquara)
O MOVIMENTO
E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Carolina Romano de
ANDRADE. Pós-graduação das Faculdades Integradas de Bauru (FIB). Cinthia Magda
Fernandes ARIOSI. Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/Marília.
O USO DE FILMES NA SALA
DE AULA: SOB AS LENTES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Leonardo da Silva Bezerra de
Sousa (aluno especial do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista
“Júlio de Mesquita Filho” Unesp campus de Marília e membro do grupo de pesquisa
“O ensino de História política do Brasil com o uso de imagens na sala de aula”
– Departamento de Ciências Políticas e Econômicas).
ÓCIO, EDUCAÇÃO E
SOCIEDADE: PRAZER, DIVERSÃO E DESENVOLVIMENTO. BOMFIM, Juliana Cristina;
AMARAL, Inaiara de Paula; ORIANI, Angélica Pall; CARVALHO, Sandra Helena
Escouto de. Departamento de Didática. Universidade Estadual Paulista – FFC –
Campus de Marília. PROGRAD-UNESP. Grupo de pesquisa “Educação Comunicação e
Sociedade” /CNPq-UNESP.
Mesa 19: O Lúdico no Contexto das Diferentes
Linguagens
Coordenação: Ana Paula Cordeiro
Sala: Anfiteatro I
A TRANSFORMAÇÃO DE UM ÔNIBUS EM BRINQUEDO: ATIVIDADES
ARTÍSTICAS E LÚDICAS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 10 ANOS POR MEIO DO PROJETO
LUDIBUS. Priscilla Gonçalves
de Souza, Ana Paula Cordeiro, Reginaldo Tomé de Araújo, Rafael Freitas
Oliveira, Gabriela Ardel Batista, Anderson da Silva Oliveira, Carolina Santini
de Medeiros, Polyana Aparecida Scudero Gatto, Iara Naur Borges, Jenifer Marcela
da Silva, Laís Aparecida Gomes, Maria Luísa Albuquerque Giacomini, Clarisse Zan
de Assis Bastos, Roberta Midori Oshiro. Departamento de Didática - Faculdade de
Filosofia e Ciências – Unesp – Campus de Marília. Proex/ Núcleo de Ensino.
CONTRIBUIÇÕES
TEÓRICO-PRÁTICAS DE RUDOLF LABAN PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. RICOMINI,
Ingrid da Silva. Sandra Carvalho. Departamento de Didática. Faculdade de
Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília.
Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Sociedade - CNPq/UNESP.
LINGUAGEM MUSICAL: SABERES E
PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Maria Nanci Panes Brunholi, Programa de
Pós-Graduação em Educação, Unesp – Faculdade de Ciências e Tecnologia
Presidente Prudente
LITERATURA E TEATRO NA
EDUCAÇÃO: BRINCANCO COM PALAVRAS Andreia Nakamura BONDEZAN. Tamara Cardoso ANDRÉ (Professoras do colegiado de Pedagogia
da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu. Grupo de
Pesquisa Ação Educativa, Infância e Alfabetização no Contexto de Fronteira.
Trabalho ligado ao Projeto de Extensão “Laboratório de Pedagogia”).
O BRINQUEDO E SEUS VALORES
EDUCATIVOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. SANTOS, Larissa
Aparecida Trindade dos; LIMA, José Milton de. Programa de Pós-Graduação em
Educação – Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente
Prudente.
O LÚDICO E A ARTE
TEATRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIALOGANDO COM PROFESSORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE
UM TRABALHO DOCENTE QUE PRIVILEGIE O JOGO DRAMÁTICO, A IMPROVISAÇÃO E O
MOVIMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM MAIS RICA E AUTÔNOMA DA CRIANÇA
DE 0 A 6 ANOS. Ana Paula Cordeiro. Departamento de
Didática- FFC- UNESP – Marília.
O LÚDICO E A CRIANÇA
HOSPITALIZADA: ESTUDANDO E VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO HOSPITALAR. Elisângela Aparecida da Silveira, Cristiane Bonato Simões, Daniele Neves Cecílio, José Milton de Lima, Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti,
Márcia Regina Canhoto de Lima, Irineu Aliprando Viotto Filho. Departamento de
Educação. Faculdade de Ciência e Tecnologia-Unesp. Financiamento PROEX.
O LÚDICO, A ARTE E A ESTÉTICA COMO PROCESSOS PARA O
DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ESCOLA. Giovano Alves Pereira. (FFC – Unesp / Marília –
.Departamento de Didática- UNESP/Marilia. pedagogiovanni@marília.unesp.br.) .
OFICINAS COMO PRÁTICA
PEDAGÓGICA. ORIANI, Angélica Pall.
AMARAL, Inaiara de Paula. BOMFIM. Juliana Cristina. ORIANI, Valéria Pall.
CARVALHO, Sandra Helena Escouto de (Departamento de Didática – Universidade
Estadual Paulista – Faculdade de Filosofia e Ciências – PROGRAD-UNESP) – Grupo
de Pesquisa “Educação, Comunicação e Sociedade” – CNPq/UNESP/FFC
VIAGENS DE ESTUDO COMO
FORMAÇÃO CULTURAL. AMARAL,
Inaiara de Paula; BOMFIM, Juliana Cristina; ORIANI, Angélica Pall; CARVALHO,
Sandra. Departamento de Didática. Universidade Estadual Paulista – FFC – Campus
de Marília. PROGRAD. Grupo de Pesquisa “Educação, Comunicação e Sociedade”–
CNPq/UNESP.
Mesa 20: Educação Matemática
Coordenação: Ely F. Tannuri de Oliveira
Sala: 09
A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS
DE MATEMÁTICA E OS POSSÍVEIS INSTRUMENTOS FACILITADORES. Anie Caroline Gonçalves Paixão;
Michel dos Anjos Gonçalves. Dep. de
educação. Agência financiadora: CNPq.
AS FRAÇÕES NAS SÉRIES
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Juliane do Nascimento (Curso de Pedagogia, FFC – UNESP -
Campus de Marília).
AVALIAÇÃO DE PROCEDIMENTO DE ENSINO EM METODOLOGIAS
QUANTITATIVAS QUE UTILIZA COMO RECURSO A PESQUISA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA EM
RELAÇÃO ÀS ATITUDES DE GOSTO, APTIDÃO E COMPREENSÃO. Ely
F. Tannuri de OLIVEIRA; Maria Cláudia C. GRACIO, Departamentos de Ciência da
Informação e de Psicologia da Educação, UNESP/ Marília
DISCUTINDO DIFICULDADES
DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: O QUE É DISCALCULIA? ORLOF, Rafael . (Curso de
Pedagogia, FFC – UNESP – Campus de Marília). Apoio: PROGRAD – Núcleo de Ensino.
ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE
FÍSICA. Vivian Delmute RODRIGUES (Licenciatura em
Física – FEIS – UNESP – Campus de Ilha Solteira). Maria Angela de Moraes
CORDEIRO (Departamento de Física e Química -FEIS – UNESP – Campus de Ilha
Solteira). Apoio: PROGRAD
FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NAS REDES MUNICIPAIS DA REGIÃO DE PRESIDENTE
PRUDENTE (SP) E O ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS. Andréia T.
MACHADO. Carolina B. GREJO. Monica P. FAUSTINO. Monica FÜRKOTTER. Maria Raquel
M. MORELATTI. (Núcleo de Ensino da FCT/Unesp/Presidente Prudente).
O ENSINO DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E
PRÁTICAS DE PROFESSORES. RIBEIRO, Aline da Silva; TEIXEIRA; Leny Rodrigues Martins. Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Ciências e
Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente.
UMA PESQUISA SOBRE CONCEPÇÕES DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU DOS
PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA REGIÃO DE MARÍLIA: PERFIL DOS
PROFESSORES INVESTIGADOS. Daniela Miranda Fernandes SANTOS; Maria
Raquel Miotto MORELATTI - PPGE/ FCT/UNESP de Presidente Prudente.
Agência de fomento: Programa Bolsa Mestrado SEE/SP.