SESSÃO DE COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS

13/08/2008

14h30

 

 

Mesa 1: Educação e Desenvolvimento Humano

Coordenação: Cláudia Aparecida Valderramas Gomes

Sala: 2A

 

A CATEGORIA DE ATIVIDADE, SEGUNDO A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Maria Silvia Rosa SANTANA (Mestre pela UNESP/Marília, docente do curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS, coordenadora da linha de pesquisa Teoria e Prática, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práxis Pedagógica, coordenado pela profa. Dra. Doracina A. C. Araújo).

 

A EDUCAÇÃO ESCOLAR ENQUANTO INSTRUMENTO CULTURAL NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO. Vanessa Gertrudes RABATINI (Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara e membro do Grupo de Pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”.)

 

COMPETÊNCIA INFORMACIONAL DE ALUNOS DE 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE MARÍLIA. Andressa de Souza RAMALHO (Curso de Biblioteconomia); Amanda Sertori dos SANTOS (Curso de Biblioteconomia); Helen de Castro Silva CASARIN (docente do curso de Biblioteconomia). Departamento de Ciência da Informação – Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus: Marília – Bolsa: Núcleo de Ensino.

 

CORPO E CONSCIÊNCIA: contribuições para crítica sobre o dualismo corpo-mente (Leonardo Dias AVANÇO; Armando MARINO Filho, Programa de pós-graduação UNITOLEDO em Psicologia e Educação. Grupo de Pesquisa “A Teoria Histórico-Cultural no Ensino e Aprendizagem”, da UNITOLEDO - Araçatuba/SP).

 

EDUCAÇÃO E SUBJETIVIDADE: A NATUREZA MEDIADA DO AFETIVO E O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Cláudia Aparecida Valderramas GOMES; Suely Amaral MELLO. Programa de Pós-Graduação em Educação – FFC – Unesp/Marília – CAPES.

 

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO. Heyde Aparecida Pereira de Jesus; Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo - Educação - Departamento de Administração e Supervisão Escolar - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília. FAPESP.

 

ESTUDO COMPARATIVO DAS METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INFORMACIONAIS NO ÂMBITO ESCOLAR. Camila Araújo dos Santos; Helen de Castro Silva.– Departamento de Ciência da Informação – Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

 

O PROCESSO CIVILIZADOR E O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO OBJETIVOS CONTEMPORÂNEOS. Catharina E. R. Alves. Doutoranda em Educação na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

 

PSICOLOGIA ESCOLAR E ESCOLARIZAÇÃO: CONTRADIÇÕES ENTRE INTERESSES EDUCACIONAIS E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA. (Daniele Mazzucatto Ferro; Jéssica Priscila Simões; programa de graduação em Psicologia, UNIP; Valéria Antônia Benevides Solano SOARES programa de graduação em Psicologia, FAC-FEA; Armando Marino Filho,Grupo de Pesquisa  “A Teoria Histórico-Cultural no Ensino e Aprendizagem”, Araçatuba - SP).

 

REFLEXÕES TEÓRICO-FILOSÓFICAS ACERCA DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. Márcio BRAGHIM, Millard E.T.C. ALMEIDA, Rodrigo L. NUNES, Irineu A. Tuim VIOTTO FILHO - Depto Educação Física e Educação - UNESP/Pres.Prudente - Núcleo de Ensino da UNESP- PROGRAD.

 


Mesa 2: Desafios Contemporâneos da Escola

Coordenação: Sueli Guadelupe de Lima Mendonça

Sala: 64

 

 

A DIALÉTICA DO MATERIALISMO HISTÓRICO E A EDUCAÇÃO. Amanda de Carvalho Maia Oliveira, Juliana Carla Fleiria Pimenta, Vandeí Pinto da Silva. Departamentos de Filosofia e de Didática, UNESP - Campus Marília. Financiamento: Prograd.   

 

A PARTICIPAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL NA GESTÃO ESCOLAR. Viviani Fernanda Hojas; Neusa Maria Dal Ri. (Departamento de Administração e Supervisão Escolar – FFC – Unesp – Campus de Marília. vivifer@marilia.unesp.br).

 

DESAFIOS IMPOSTOS PELA LBD: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM QUESTÃO.  Leonardo MIRANDA (Curso de ciências sociais, Departamento de Sociologia e Antropologia -DSA- da Unesp-Marilia. O trabalho aqui exposto é de iniciação cientifica e financiado pelo Núcleo de Ensino da Unesp de Marilia).

 

GRÊMIO ESTUDANTIL NA ESCOLA PÚBLICA: PROTAGONISMO JUVENIL E GESTÃO DEMOCRÁTICA. Otilia Nair Obst; Elizângela Siqueira de Oliveira; Carolina Alves de Senne. Neusa Maria Dal Ri. Departamento de Administração e Supervisão Escolar. Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus de Marília. PROGRAD.

 

MODERNIDADE TRANS-INDIVIDUAL. EDUCAÇÃO: UM DIREITO DEMOCRÁTICO. Vinício C. Martinez: Doutor em Educação pela FEUSP - Universidade de São Paulo (2001). É doutorando em Ciências Sociais pela UNESP/Marília (2006-): vicama@uol.com.br Fátima Ferreira P. dos Santos: Bacharela e Mestre em Direito, foi professora conferencista da UNESP/Marília, 2008, na disciplina Legislação da Educação do curso de Pedagogia.

 

O “NOVO JOVEM” NA “VELHA ESCOLA”: UM DESAFIO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. Jéssica Álana Zenorini, Alessandro de Moura, Bruno Leardine, Daniel Dantes, Fabio Nunes Silva, Luciano Nunes do Vale, Mario Thiago Ruggieri Neto, Liliane Benvindo Teixeira, Lucas Osório Silva, Fábio Francisco Tadeu Santos Vaz, Laís Alpi Landim, Tiago Vieira Rodrigues Dumont, Sueli Guadelupe de Lima Mendonça. Núcleo de Ensino. Faculdade de Filosofia e Ciências. PROGRAD/UNESP.

 

O CONSELHO TUTELAR DA ZONA NORTE DE OSASCO E A SUA ATUAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR. SILVA, Sheila Agda Ribeiro da.  BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino. Departamento de Administração e Supervisão Escolar. Faculdade de Filosofia e Ciências. UNESP, Campus de Marília, Agência de Fomento: FAPESP. E-mail: sagda_ped@marilia.unesp.br.

 

REFLEXÃO SOBRE O HABITUS EM PEIRCE E BOURDIEU. Ricardo Gião BORTOLOTTI (Professor de filosofia do Departamento de História da Unesp/Assis).

 

“SOU PRÍNCIPE DO GUETO, SÓ QUEM É DESCE E SOBE A LADEIRA, SOU PRÍNCIPE DO GUETO, MAS MEU CASTELO É DE MADEIRA...” A autoconstrução na favela da Vila Barros/ Marília - Jacqueline Jaceguai Chagas Nunes dos Santos – Curso de Ciências Sociais  da Unesp de Marília,  bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET – CS) , Núcleo Negra da Unesp para Pesquisa e Extensão (NUPE), Grupo Trabalho Capital na Cidade TRACCI.


Mesa 3: Filosofia e Ciências Sociais: formação humana

Coordenação: Vandeí Pinto da Silva

Sala: 2B

 

 

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO ESCLARECIMENTO TOTALITÁRIO. Emerson Filipini de Lima, Vandeí Pinto da Silva. Departamentos de Filosofia e de Didática, UNESP-Marília. Núcleo de Ensino/Prograd.

 

CONSUMIDO OU CONSUMIDOR?: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO CIÊNCIAS SOCIAIS NA ESCOLA. Renato Kendy HIDAKA, Sueli Guadelupe de Lima MENDONÇA; Núcleo de Ensino, Universidade Estadual Paulista – UNESP – campus de Marília. PROGRAD/UNESP.

 

DO TECNICISMO AO HUMANISMO: UMA LEITURA SOBRE O “LUGAR” DAS HUMANIDADES NO ENSINO MÉDIO. Genivaldo de Souza Santos . Departamento de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista – Campus Marília.

 

EDUCAÇÃO PARA QUÊ? CONTRIBUIÇÕES DE ADORNO NESSE DEBATE. Guilherme Costa Garcia Tommaselli. Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marilia. guilherme.tommaselli@yahoo.com.br

 

FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE POLÍTICO-PEDAGÓGICA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO.  Carlos Henrique Cristianini de Moraes. Licenciado em Filosofia. Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Campus de Marília.

 

FLORENTINO DE CARVALHO E A EDUCAÇÃO RACIONAL NO JORNAL ANARCO-SINDICALISTA “A VOZ DO TRABALHADOR” ENTRE 1913 E 1915. Alessandra Caroline Antonio, Dagoberto Buim Arena. Departamento de Didática – UNESP/Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus Marília. PIBIC/CNPq

 

INFÂNCIA, EXPERIÊNCIA E PENSAMENTO: POSSIBILIDADES DE UM ENCONTRO COM O FILOSOFAR POR MEIO DAS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL – Ana Laura Jeremias Urel – Mestranda em Educação pela FFC e membro do GEPEF (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Filosofia) – UNESP/Marília

 

Sobre filosofia e educação escolar: apontamentos a respeito dos conceitos de formação para a autonomia e pensamento crítico à luz do pensamento de Adorno e Horkheimer. Haryanna Pereira SGRILLI, Vandeí Pinto da SILVA (Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de Marília. Pesquisa vinculada ao projeto "Formação para a autonomia e filosofia no ensino básico”, ligada ao Núcleo de Ensino de Marília. Bolsa PIBIC/CNPq)

 

TRABALHO, EMANCIPAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA. Marcelo Lira Silva. Graduado em Ciências Sociais com ênfase em Ciência Política pela UNESP/ Faculdade de Filosofia e Ciências – campus de Marília. Mestrando em Sociologia pela UNESP/ Faculdade de Ciências e Letras/campus de Araraquara. E-mail: thelira@marilia.unesp.br  Bolsista: Capes.

 

UMA ANÁLISE DA ESCOLA A PARTIR DO PRISMA DE MAX WEBER. Silvio de Azevedo SOARES. (Departamento de Sociologia e Antropologia. Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marilia. Bacharelando em Sociologia. O presente texto é fruto da análise da escola realizada durante a Licenciatura em Ciências Sociais-silvioaz@yahoo.com.br).


Mesa 4. Formação de Professores: formação de subjetividades

Coordenação: Martha dos Reis

Sala: Multiuso

 

 

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - UNESP/MARÍLIA. Martha dos REIS. Departamento de Didática. Faculdade de Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista / Câmpus de Marília (SP). marthar@marilia.unesp.br

 

A INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRÁTICA COMO SUBSÍDIO À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL BISSOLI, Michelle de Freitas, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM).

 

CURRÍCULO E SEXUALIDADE: E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES? Fabiana Aguiar de Castro SENA (pós-graduanda da especialização História e Sociedade do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá-UEM)

 

ENTRE O ENSINAR E APRENDER: PARTICIPAÇÃO, ANÁLISE CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA – Christina de Rezende RUBIM, Deptº de Sociologia e Antropologia (Professora Assistente Doutora), FFC/UNESP, Fundação FORD/ABA.

 

Estágio de Comunicação e Expressão: da observação do ensino da leitura à formação de leitores de séries iniciais Sandra Stefani Amaral França .FCT/Unesp Presidente Prudente – Departamento de Pedagogia

 

FORMAÇÃO CONTÍNUA EM SERVIÇO: DIAGNÓSTICO DAS NECESSIDADES DOS PROFESSORES DOS MUNICÍPIOS DE ÁLVARES MACHADO, MARABÁ PAULISTA E SANTO ANASTÁCIO. SOUZA, K. S. de.; LEITE, Y. U. F. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia / UNESP - Campus de Presidente Prudente. Agência financiadora: Núcleo de Ensino – PROGRAD

 

NECESSIDADES FORMATIVAS APRESENTADAS POR PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE TACIBA. Yoshie Ussami Ferrari Leite; Jucileny Bochorny (Departamento de Educação e Curso de Pedagogia) – Núcleo de Ensino - FCT / UNESP, Campus Presidente Prudente - S. P – PROGRAD.

 

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Márcia Cristina de Oliveira MELLO (Doutora em Educação pela UNESP/Marília, Professora do Curso de Licenciatura em Geografia da UNESP/ Ourinhos e Coordenadora do Núcleo de Ensino da UNESP/Ourinhos).

 

OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Martha dos Reis. Departamento de Didática. Faculdade de Filosofia e Ciências. UNESP/Marília. marthar@marilia.unesp.br

 

Professores de história e geografia do Ensino Médio público: perfil e condições de trabalho. Rodrigo TAVARAYAMA e Maria Cristina da Silveira Galan FERNANDES (Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – do Centro Universitário Moura Lacerda – CUML – Ribeirão Preto-SP – tavarayama@hotmail.com)

 

PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE IEPÊ: NECESSIDADES E FORMAÇÃO CONTINUADA GONÇALVES, C. C.; LEITE, Y. U. F. Curso de licenciatura em Pedagogia e Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia / UNESP - Campus de Presidente Prudente. Agência financiadora: PROGRAD

 


Mesa 5: Formação de Professores: concepções e práticas

Coordenação: Bernadete Benetti

Sala: 08

 

 

A FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA ENTRE 1960 E 2006: UMA LEITURA DA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ENFOCANDO OS TEMPOS, Flávia Anastácio de PAULA,UNIOESTE-PR

 

A PERSPECTIVA DE ENSINO DO TEMA “ALIMENTAÇÃO HUMANA” EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS SELECIONADOS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aline Mendes do Amaral Corsini (Faculdade de Ciências/Unesp/Bauru-SP, aline.corsini@yahoo.com.br ) Viviane Souza Galvão (Pós-graduação em Educação para a Ciência/Faculdade de Ciências/Unesp/Bauru-SP).

 

ANÁLISE DE NECESSIDADE FORMATIVAS A SEREM CONSIDERADAS NA FORMAÇÃO CONTÍNUA: RESGATANDO A VOZ DOS PROFESSORES. Naiara Costa Gomes de MENDONÇA; Ioshie Ussami Ferrari Leite (FCT – Unesp – Campus de Presidente Prudente – PIBIC/CNPq)

 

ELEMENTOS DA LINGUAGEM DE QUADRINHOS: O ENSINO DE CONCEITOS DE EDUCAÇÃO POSTURAL ATRAVÉS DO CARTUM. Carolina Vaitiekunas Pizarro, Celso Socorro Oliveira.(Laboratório de Ensino Informatizado e Aprendizagem – LEIA, Departamento de Computação, Faculdade de Ciências, UNESP – Bauru/SP).PROEX-UNESP

 

FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE TEODORO SAMPAIO: ALGUMAS REFLEXÕES. JESUS, Cinthia Gonçalves de; Leite, Yoshie Ussami Ferrari.  Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP.  PIBIC

 

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NA DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE ASSIS. LIMA, Mariza Antonia Machado. (Pós–Graduação em Educação/Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMAT – FFC – UNESP – Campus de Marília / Diretoria de Ensino de Assis. Orientador: José Carlos Miguel.

 

O NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES: RELEVÂNCIA POLÍTICA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Flávia Crisitna Oliveira Murbach de BARROS (FCL – Unesp – Campus de Assis – CNPq)

 

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE REGENTE FEIJÓ: PERFIL E NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES. Emerson Alencar de MEDEIROS, Suelen MASSON. Curso de Licenciatura em Matemática da FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente, membros do Centro de Formação de Professores (CEFOP) da FCT.

 

REFLETINDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL NO TRABALHO EDUCATIVO Bernadete Benetti (Departamento de Didática, FFC – UNESP- Campus de Marília). Apoio: CAPES

 

SER PROFESSOR É UM DOM? O QUE PENSAM FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA?Maisa de Alcântara Zakir, Diretoria de Ensino de Marília.


Mesa 6. Direitos Humanos, Gênero e Etnia

Coordenação: Maria Valéria Barbosa

Sala: 41

 

 

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR. Naiane Rufino LOPES, Aline Prando REIS, Maria Valéria BARBOSA (Curso de pedagogia e Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Marília e membro do Grupo de Estudos “Negro e educação”. Financiamento: núcleo de ensino da F.F.C – Marília.

 

DIREITOS E VALORES HUMANOS: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO E AO DESENVOLVIMENTO HUMANO NA CONTEMPORANEIDADE. Samara Massanaro ROSA (Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho.)

 

DIREITOS HUMANOS E GÊNERO: CONSTRUINDO VALORES HUMANOS NA ESCOLA. BRABO, Tânia Suely A. M.; DALL EVEDOVE, Elissandra Medeiros; GRAMIGNOLLI, Lélia de Castro. DASE – Departamento de Administração e Supervisão Escolar. (FFC – Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Campus de Marília).

 

DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRIMEIROS PASSOS PARA A CIDADANIA. Valéria Pall Oriani; Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo. Curso de Pedagogia – Universidade Estadual Paulista – UNESP – Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de Marília valeriaoriani@marilia.unesp.br

 

EDUCAÇÃO SEXUAL E ADOLESCÊNCIA: UM OLHAR ACERCA DA SEXUALIDADE DE JOVENS INFRATORES. PEREIRA, Camila da Silva; RIBEIRO, Hugues Costa de França, membros do Grupo de Pesquisa “Estudos sobre as Sexualidades”, Departamento de Educação Especial, UNESP-Marília pcamila_unesp@yahoo.com.br

 

GÊNER(O)ANALISANDO: REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO  NA ESCOLA. Julian SIMÕES (Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

 

NEGRO E EDUCAÇÃO: HISTÓRICO DE EXCLUSÃO. Maria Valéria BARBOSA. Aline Prando REIS e Naiane Rufino LOPES. Professora do Departamento de Sociologia e Antropologia da Unesp de Marília. Coordenadora de Projetos do Núcleo de Ensino de Marília e bolsistas do Núcleo de Ensino.

 

PRECONCEITO RACIAL E O PAPEL DA ESCOLA NA SUA SUPERAÇÃO. Fabiana Aguiar de Castro SENA. (Pós-graduanda da especialização História e Sociedade do Departamento de História, da Universidade Estadual de Maringá-UEM)

 

QUE GÊNERO É ESSE?: UMA ETNOGRAFIA DO COTIDIANO ESCOLAR. Michele Escoura BUENO (Graduanda do quarto ano de Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista - UNESP).

 

VIOLÊNCIA ESCOLAR E DIREITOS HUMANOS: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM MARÍLIA. Tawana Domeneghi Orlandi Tosta; Tânia Suely Antonelli Marcelno Brabo. (DASE – FFC – Unesp – Campus de Marília – FAPESP).


Mesa 7: Currículo e Gestão Educacional

Coordenação: Maria Izaura Cação

Sala: 43

 

 

A RELEVÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DE QUALIDADE. CABRAL, Andressa dos Santos. REIS, Bruna Nátalie Silva. SONSIM. Renata Ribeiro. CAÇÃO, Maria Izaura. Departamento de Didática. Núcleo de Ensino de Marília. FFC - Universidade Estadual Paulista. Projeto financiado pela PROGRAD/UNESP.

 

AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Selma Ferreira de Oliveira. Programa de Pós-Graduação em Educação, FFC-UNESP/Marília.

 

CONSELHO DE ESCOLA: POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL. Karina Perin FERRARO. Neusa Maria DAL RI. Departamento de Administração e Supervisão Escolar. Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Campus de Marília. CNPq/PIBIC.

 

ESCOLA PÚBLICA, GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPAÇÃO DOS PAIS. Elzilene Maria Pimpinato. Neusa Maria Dal Ri. Departamento de Administração e Supervisão Escolar. Faculdade de Filosofia e Ciências. UNESP - Câmpus de Marília. CNPq/PIBIC

 

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA NA FORMA DA LEI E AS PRIVATIZAÇÕES: UM JOGO DE CARTAS MARCADAS? Cláudio Rodrigues da Silva; Neusa Maria Dal Ri – Departamento de Administração e Supervisão Escolar – Faculdade de Filosofia e Ciências – Universidade Estadual Paulista – BAAE.

 

LIDERANÇA ORGANIZACIONAL: A CONCEPÇÃO DOS DOCENTES E DAS EQUIPES DE DIREÇÃO DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARÍLIA/SP. BENSI, Sarah Lorena. MAIA, Graziela Zambão Abdian, Departamento de Administração e Supervisão Escolar da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (UNESP).

 

O PROCESSO DE DESIGNAÇÃO DE DIRETORES E A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR. Viviani Fernanda Hojas. (Departamento de Administração e Supervisão Escolar – FFC – Unesp – Campus de Marília. vivifer@marilia.unesp.br).

 

OS PROFESSORES POLIVALENTES E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O 1º E 2º CICLO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA RELEXÃO. Carolina Fernanda de Andrade (Bolsista do Núcleo de Ensino), Denise Ivana de P. Albuquerque (Projeto: Abordagem didático-pedagógica do processo ensino-aprendizagem da Educação Física Escolar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série) Departamento de Educação Física, FCT/UNESP. Núcleo de Ensino de Presidente Prudente.

 

REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES INSERIDOS NO MOVIMENTO SINDICAL SOBRE A CRISE DO SINDICALISMO E DA ESCOLA PÚBLICA. DANTAS, Gisele Kemp Galdino (Mestranda em Educação, da FFC – UNESP/Marília).

 

SÃO PAULO “FAZ” ESCOLA? UMA ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE A NOVA PROPOSTA CURRICULAR DE HISTÓRIA. Alessandro de Moura, Bruno Leardine, Daniel Dantes, Fabio Nunes Silva, Luciano Nunes do Vale, Mario Thiago Ruggieri Neto, Jéssica Álana Zenorini, Liliane Benvindo Teixeira, Lucas Osório Silva, Fábio Francisco Tadeu Santos Vaz, Laís Alpi Landim, Tiago Vieira Rodrigues Dumont, Sueli Guadelupe de Lima Mendonça. Núcleo de Ensino. Faculdade de Filosofia e Ciências. PROGRAD/UNESP.


Mesa 8: Ensino e Aprendizagem: projetos pedagógicos

Coordenação: Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto

Sala: 48

 

 

A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: PROPOSIÇÕES SOBRE A METODOLOGIA DE PROJETOS E A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM. Gizelma Guimarães Pereira SALES. (Curso de Pedagogia –Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp – Marilia)

 

DIMENSÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM PROJETOS DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA. CINTHIA BUGOLIN, GISELLE BRUSTELLO PEIXOTO, SUELI GUADELUPE DE LIMA MENDONÇA, VANDEÍ PINTO DA SILVA. FFC da Unesp. Financiamento: PROEX/UNESP.

 

FORMAÇÃO DE LEITORES: OBSERVAÇÃO DO PROJETO “MEU BROTO DE LEITURA” DO BERÇÁRIO MUNICIPAL “MÃE CRISTINA” DA CIDADE DE MARÍLIA – SP. Milena Maria Rodrigues; Helen de Castro Silva; Sandra Eli Sartoretto de Oliveira Martins. Departamento de Ciência da Informação; Departamento de Educação Especial. UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília. Pró-Reitoria de Extensão Universitária.

 

“HORA DO CONTO” – CONSTRUINDO LEITORES. Marcia Adriana Jorge, Marli Mizuta Alves,  Renata Junqueira de Souza. Departamento de Educação. Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” - Campus de Presidente Prudente/SP. Núcleo de Ensino de Presidente Prudente.

 

O CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL E A REALIDADE ESCOLAR: UM PROJETO DE TRABALHO DESENVOLVIDO NA PERIFERIA DE BAURU. Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, Ana Gabriela de Brito Testa, UNESP - FC – Departamento de Educação / Bauru, USC – Bauru.

 

PROJETO A HORA DO CONTO. Nathalia Corneto (Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente). Renata Junqueira de Souza. Departamento de Educação.

 

PROJETOS DE TRABALHO E TECNOLOGIA: UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO E A REALIDADE, Ana Gabriela de Brito Testa, Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, USC – Bauru, UNESP - FC – Departamento de  Educação – Bauru.

 

PROJETOS, SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS E GÊNEROS TEXTUAIS, Cyntia Graziella Guizelim Simões GIROTTO, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e ciências UNESP, Marília. FAPESP e FUNDUNESP.


Mesa 9: Escola e Educação Inclusiva

Coordenação: Fátima Ignez Wolf de Oliveira

Sala: 50

 

 

Ações educacionais inclusivas: a elaboração de um manual de orientações sobre adequações curriculares. Ana Paula Pacheco Moraes; Helena Ferreira Vander Velden; Lilia Guerrero Franceschini; Lúcia Pereira Leite; Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins.

 

DIREITOS HUMANOS À INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS. SILVA, Janete Costa da . Departamento de Administração e Supervisão Escolar.  Agência de fomento: Fapesp. janetecosta@marilia.unesp.br

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AMPLIANDO PRÉ-CONCEITOS ATRAVÉS DA PRÁTICA ESCOLAR. Sabrina Alves, Vanessa Aparecida Mariano Peluccio, Joseléia Fernandes, Regina Keiko Kato Miura, Departamento de Educação Especial Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP/ Marília

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: APONTAMENTOS SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA. SILVA, Kéle Cristina da; PRIETO, Mariana Natal; OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de. Departamento de Educação Especial. FFC - UNESP- Campus Marília.

 

ESTIGMAS INCORPORADOS COM O ENVELHECIMENTO PELA PESSOA COM DEFICIENCIÊNCIA MENTAL. Mariele Angélica de Souza Freitas. Departamento de Educação Especial. UNESP - Campus de Marília. Bolsista BAAE.

 

IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Fátima Inês  Wolf  de  Oliveira.  Professora  Assistente  do  Departamento  de  Educação  Especial.  UNESP/Marília/SP. Carla Andressa Plácido Ribeiro. Lisandre Mota Santos. Paulo Henrique Rocha  Machado  Alunos do Curso de Pedagogia- Habilitação em Educação Especial – Bolsistas do Núcleo de Ensino. Projeto Financiado pelo  Núcleo de Ensino/ PROGRAD/UNESP. dufabiju@terra.com.br

 

INCLUSÃO ESCOLAR: ANÁLISE DOS DADOS INFORMATIVOS DOS ALUNOS.SOUZA, F. D. (Aluna de Pós Graduação em Educação – UNESP - campus Marília), OLIVEIRA, A. A. S. (Departamento de Educação Especial – UNESP - campus de Marília)

 

POLÍTICA PÚBLICA E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR. Daniele Silva Rocha – Prof ª Rosimar Bortolini Poker e Prof ª Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins – Humanas – Pedagogia – Departamento de Educação Especial - Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília.

 

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE “ENSINO A PROFESSORES” NA REDUÇÃO DE COMPORTAMENTOS INADEQUADOS E AUMENTO DE ADEQUADOS EM PESSOAS COM AUTISMO: CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS. Larissa da Silva Giansante; Silvia Aparecida Fornazari. Universidade Paulista – UNIP – Assis/SP. Financiamento: Vice-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Paulista – UNIP.


Mesa10: Educação Inclusiva e Práticas Pedagógicas

Coordenação: Cláudia Regina Mosca Giroto

Sala: 55

 

A LIBRAS COMO POSSIBILIDADE PARA A ACESSIBILIDADE DO SURDO À COMUNICAÇÃO: O PONTO DE VISTA DA FAMÍLIA. Claudia Regina Mosca Giroto, Anna Paola Torrizi Leme, Iana da Costa Pires, Amanda Christina Gomes de Moura, Ariane Laís de Sousa, Deborah Coelho Pedrosa, Fernanda Cardoso de Lima (Departamento de Educação especial e Núcleo de Ensino da FFC - UNESP – Marília/SP)

 

CAPACITAÇÃO DE FAMILIARES NA ADAPTAÇÃO DE MÚSICAS INFANTIS POR MEIO DOS RECURSOS DE COMUNICAÇÃO SUPLEMENTAR E ALTERNATIVA. MARTINEZ, G. S.; ROBERTO, T. R.; MASSARO, M.; MANZINI, M. G.; DELIBERATO, D; PONSONI, A.; ROCHA, A. N. D. C.; SAMESHIMA, F. S. Departamento de Educação Especial da Universidade Estadual Paulista - Unesp/Marília

 

Comunicação Alternativa e/ou Suplementar (CAS) como recurso mediador no processo de comunicação e de ensino e aprendizagem. Alice Misoguti; Andréa Carla Paura; Fabiana Sayuri Sameshima; Jaquelini Alzira dos Santos; Débora Deliberato; Carolina Bernardi de Novaes.  (Departamento de Educação Especial e Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – Marília). Apoio: PROGRAD – Projeto Núcleo de Ensino

 

Concepções e atitudes dos professores em relação à gagueira infantil. Sandra Salenave Salvini (Curso de Fonoaudiologia), Marília Piazzi Seno Gonçalves (Fonoaudióloga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Secretaria Municipal da Educação de Marília) e Cristiane Moço Canhetti de OLIVEIRA (Docente do Departamento de Fonoaudiologia e Orientadora da pesquisa). Grupo de Pesquisa “Linguagem, Aprendizagem e Escolaridade”, Departamento de Fonoaudiologia, Núcleo de Ensino da Unesp da Faculdade de Filosofia e Ciências – Marília-S.P.

 

FONOAUDIOLOGIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: SUBSÍDIOS PARA A (DES) PATOLOGIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Claudia Regina Mosca Giroto, Anna Paola Torrizi Leme (Departamento de Educação Infantil e Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC - UNESP - Marília/SP)

 

HISTÓRIA DA ARTE COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONSTRUÇÃO. Patrícia Giancoli Rodrigues GARRIDO, Wagner ANTONIO JUNIOR. (Faculdade de Agudos – FAAG. pagiro@ig.com.br)

 

HISTÓRIA, TRAJETÓRIA E FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS NO BRASIL. Caetano P. F, Poker, R. B., Martins, S. E. S. O. (Departamento de Educação Especial – Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Ma

 

INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO AMBIENTE ESCOLAR. Joseléia Fernandes; Sabrina Alves, Regina Keiko Kato Miura, Vanessa Aparecida Mariano Peluccio – Departamento de Educação Especial-Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP/ Marília.S P

 

PRÁTICAS FONOAUDIOLÓGICAS COM O SURDO SOB A PERSPECTIVA BILÍNGÜE. Claudia Regina Mosca Giroto, Anna Paola Torrizi Leme, Deborah Coelho Pedrosa, Amanda Christina Gomes de Moura, Ariane Laís de Sousa, Fernanda Cardoso de Lima, Iana da Costa Pires (Departamento de Educação especial e Núcleo de Ensino da FFC - UNESP – Marília/SP)


Mesa 11: EJA: questões teóricas e práticas

Coordenação: José Carlos Miguel

Sala: 56

 

 

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:POSSIBILIDADES DE TRABALHO COM A PEDAGOGIA FREINET. Michelle Chaves da Silva. (Curso de Pedagogia – FFC – UNESP – Campus de Marília). José Carlos Miguel (Departamento de Didática – FFC - UNESP - Campus de Marília). Apoio: PROEX. michelle.unesp@yahoo.com.br

 

DO MOBRAL AOS PROGRAMAS DE EJA ATUAIS: CONTRAPONTOS COM BASE NO MUNICÍPIO DE MARÍLIA – SP. Coleti, Laura Maria Baron. FFC - Campus de Marília. Departamento de Didática. Apoio: PROEX.

 

EJA E TICs: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS. José Eduardo Pereira de Souza. (Pós-Graduação em Educação – Mestrado - FFC-UNESP - Campus de Marília) eduardo.souza@multimidiaeducacional.com.br

 

EPISÓDIOS DE NUMERAMENTO: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS. MIGUEL, José Carlos. (Departamento de Didática – Pós-graduação em Educação - FFC – UNESP - Campus de Marília-SP). E-mail: jocarmi@terra.com.br 

 

FORMAÇÃO DE UMA EDUCADORA DE ADULTOS: SOBRE OS PORQUÊS DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA.                         PEREIRA, Andréia da Silva; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim. Programa de Pós Graduação em Educação – Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília. CNPq.

 

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA E COM EDUCANDOS (AS) JOVENS E ADULTOS (AS): UMA PROPOSTA DE RESGATE DA IDENTIDADE CULTURAL. DISNER, Marina Paiva Ramos. (Pós-Graduação – Mestrado em Educação -FFC-UNESP – Campus de Marilia).

 

O ENSINO DAS SÉRIES INICIAIS NO CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE MARÍLIA: UM ESTUDO ANALÍTICO. Thais Barbosa PASSOS (Curso de Pedagogia – FFC – UNESP - Campus de Marília/Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática/GEPEMAT – FFC – UNESP – Campus de Marília). Apoio: FAPESP. Orientador: José Carlos Miguel. thabpassos@marilia.unesp.br 

 

UM DIÁLOGO ENTRE O RAP E EDUCAÇÃO POPULAR. Mariana Marques de OLIVEIRA (Pedagogia - Departamento de Administração e Supervisão Escolar. Faculdade de Filosofia e Ciência – Unesp – campus de Marília/SP. marianasposati@ig.com.br. Orientador: Robinson Janes)

 

UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR: O PROJETO EDUCAÇÕES. GOMES E CARVALHO, Julia Maria. Grupo do PET de Ciências Sociais,  Departamento de Sociologia e Antropologia. UNESP – FFC. Agencia financiadora: MEC/SESu/DIPES


Mesa 12: Ensino Fundamental: leitura e escrita

Coordenação: Dagoberto Buim Arena

Sala: 57

 

 

A ATIVIDADE DE ESTUDO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CORRELAÇÕES ENTRE NECESSIDADE E MOTIVAÇÃO. Armando MARINO Filho (Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP –Marília – Membro do GP Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural).

 

A CONSTRUÇÃO DE CONTEÚDOS E INSTRUMENTOS AVALIATIVOS DA LÍNGUA MATERNA PARA CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ana Lúcia Masson Lopes; Danitza Dianderas da Silva; Ester Almeida Helmer; Claudia Raimundo Reyes. Programa de Pós Graduação em Educação – Departamento de Metodologia de Ensino – UFSCar – Financiamento CAPES.

 

A ESCOLARIZAÇÃO DE NOVE ANOS: PRIMEIRAS IMPRESSÕES. Joice Ribeiro M. da Silva. Departamento de Pedagogia. FUNDEC.

 

AÇÃO LÚDICA, INTERDISCIPLINARIDADE E OS CICLOS DE FORMAÇÃO: O DESENVOLVIMENTO DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS E A APROPRIAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA. Renato COELHO; Lucila C. RODRIGUES; Cleidemar P. de SOUZA; Alessandra da S. RODRIGUES; Luciana M. de S. SILVA; Claudenir N. PEREIRA; Roberto B. de OLIVEIRA. Escola Municipal Balneário Meia Ponte – Secretaria Municipal de Educação – SME – Goiânia. (rcoelho93@yahoo.com.br)

 

ATIVIDADE E SENTIDO: UMA ANÁLISE DE PROPOSTAS DE TRABALHO EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA QUINTAS E SEXTAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Vanessa Salum MOREIRA. Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências — UNESP — Campus de Marília nessalum@gmail.com

 

ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA PELA INTERNET. Adriana Pastorello - Programa de pós-graduação em Educação – Unesp –Marília - Grupo de pesquisa: Processos de leitura e escrita: apropriação e objetivação. Agência financiadora: CAPES adrianapastorello@hotmail.com

 

LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Ana Carolina Galvão MARSIGLIA. Celso Socorro OLIVEIRA. Laboratório de Ensino Informatizado e Aprendizagem (LEIA). Universidade Estadual Paulista (Unesp, Bauru).

 

O TRABALHO PEDAGÓGICO, A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL E AS POSSÍVEIS AÇÕES MAIS POTENCIALIZADORAS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA. Larissa Helyne BASSAN (Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista – FFC, câmpus de Marília – larissa_fono@yahoo.com.br Apoio FAPESP).

 

PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO INFORMATIZADO (PAPI / FAAG): INCLUSÃO DIGITAL E CULTURAL NA REDE MUNICIPAL DE AGUDOS/SP. Wagner ANTONIO JUNIOR, Jacqueline Bauman de CASTRO (Faculdade de Agudos – FAAG. wagner@faag.com.br)

 

RETRATOS DE VIDA E OBRA: O PROFESSOR THALES CASTANHO DE ANDRADE (1890-1977). Cleila de Fátima Siqueira Stanislavski (Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – UNESP, na área de Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira: linha de pesquisa Filosofia e História da Educação).


Mesa 13: Ensino da Linguagem Escrita

Coordenação: Stela Miller

Sala: 58

 

 

A CRIANÇA E SEU ENTORNO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA. Stela MILLER (Programa de Pós Graduação em Educação — Faculdade de Filosofia e Ciências — UNESP — Campus de Marília. stelamil@terra.com.br)

 

A LÍNGUA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Elieuza Aparecida de LIMA (Departamentos de Psicologia e de Didática da UNESP – Marília-SP.; Faculdades de Dracena, Dracena-SP.; Membro do Grupo de Pesquisa “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural” da UNESP – Marília-SP. e-mail: aelislima@ig.com.br)

 

A MEDIAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO E ENTRE ALUNO/ALUNO NAS AULAS DE LINGUAGEM ESCRITA. Dilza MARTINS (aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp Marília).

 

A utilização das parlendas como meio de preservação da cultura. Beatriz Aparecida Spagnol, Ivone da Silva Delfino, Sônia de Oliveira Santos, Dagoberto Buim Arena. Educação- Pedagogia – Departamento de Didática - Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília – Núcleo de Ensino.

 

CARTAS: O ENSINO DA ESCRITA EM SUA FUNCIONALIDADE E A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR. Beatriz Aparecida Spagnol, Ivone da Silva Delfino,Sônia de Oliveira Santos, Dagoberto Buim Arena.Educação- Pedagogia – Departamento de Didática- Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília. Financiamento: Núcleo de Ensino

 

CONSTRUÇÃO DE GÊNEROS SECUNDÁRIOS: LÍNGUA MATERNA NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Silvana Paulina de Souza. Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto.  Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado –Unesp/Marília).

 

O GÊNERO JORNALÍSTICO NO ENSINO DA LEITURA E DA PRODUÇÃO DE TEXTO. Pedro Adalberto Top Junior, Renata Junqueira de Souza; Departamento de Educação – UNESP – Campus de Presidente Prudente-SP – CELLIJ – PIBIC/CNPq.

 

O TRABALHO NA SALA DE AULA: A CONTRIBUIÇÃO DE BAKHTIN PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Vanessa Alves do PRADO. (Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Campus de Marília)


Mesa 14: Leitura e Literatura

Coordenação: Maria do Rosário Longo Mortatti

Sala: 59

 

 

A ABORDAGEM HISTÓRICA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL (1979-2007): UM INSTRUMENTO DE PESQUISA. Angélica Pall Oriani. Curso de Pedagogia – Universidade Estadual Paulista – UNESP – Faculdade de Filosofia e Ciências – Câmpus de Marília angelicaoriani@hotmail.com.

 

A LITERATURA INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS. Gislaine Ciumara de Oliveira, Melina Altavini de Abreu. Renata Junqueira de Souza. Departamento de Educação. Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” - Campus de Presidente Prudente/SP. Núcleo de Ensino de Presidente Prudente.

 

A LITERATURA NA ESCOLA PÚBLICA: AS VOZES DOS ALUNOS

Cristiany Gomes Miguel, Dagoberto Buim Arena. Departamento de Didática. Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC – Unesp/Marília. FAPESP e CNPq. Grupo de Pesquisa – Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação. cristianygomes@yahoo.com.br; dagobertobuim@hotmail.com

 

A RECEPÇÃO DE A BOLSA AMARELA, DE LYGIA BOJUNGA NUNES, NA 4.a SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PRESIDENTE PRUDENTE. Thaís Vinholi de Souza, João Luís Cardoso Tápias Ceccantini. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – campus de Presidente Prudente.

 

A RECEPÇÃO DE A ROUPA NOVA DO IMPERADOR, DE HANS CHRISTIAN ANDERSEN, NA 4.a SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO OESTE PAULISTA. Amanda Carla Minca CARVALHO (Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia “Julio Mesquita Filho” – Unesp/Campus de Presidente Prudente. Grupo de Pesquisa do Projeto Internacional “Literatura na escola: espaços e contextos – a realidade brasileira e portuguesa” financiado pela FAPESP e pelo CNPq).

 

AS OBRAS DE MONTEIRO LOBATO NAS SÉRIES INICIAIS: UM TRABALHO SISTEMATIZADO OU SIGNIFICATIVO?Priscila dos Anjos Borges,Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” - Campus de Presidente Prudente/SP. Núcleo de Ensino de Presidente Prudente

 

CONTRIBUIÇÕES DA NARRATIVA A BOLSA AMARELA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. RICOMINI, Ingrid da Silva. GIROTTO, Cyntía G. G. Simões. Departamento de Didática. UNESP. Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Pibic-CNPq.

 

ENSINO DE LITERATURA E PRAGMATISMO: ALIENAÇÃO ESTÉTICA DO OBJETO LITERÁRIO. Nathalia Botura de Paula FERREIRA (Pós-graduanda do programa de Educação Escolar Unesp Araraquara sob orientação do Prof. Dr. Newton Duarte, coordenador do Grupo de Pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”).

 

LABORATÓRIO DE ARTE E LITERATURA DO CURSO DE PEDAGOGIA: UM ESPAÇO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA PROFESSORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. M. Cecília Braz Ribeiro de SOUZA. Tamara Cardoso ANDRÉ. (Professoras do colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu. Grupo de Pesquisa Ação Educativa, Infância e Alfabetização no Contexto de Fronteia. Trabalho ligado ao Projeto de Extensão “Laboratório de Pedagogia”).

 

LITERATURA INFANTIL, GENEROS TEXTUAIS E ORALIDADE: UM TRABALHO EM SALA DE AULA. Suelen Santos Monteiro. Orientadora: Profª Drª Renata Junqueira de Souza. Departamento de Educação. Faculdade de Ciências e Tecnologia. UNESP – Presidente Prudente. PIBIC/CNPq.

 

PRÁTICAS DE LEITURA DE MULHERES: PERCURSOS DO BE-A-BÁ. Ana Maria Esteves Bortolanza, Programa de Pós-Graduação em Educação. Dagoberto Buim Arena. Grupo de Pesquisa Processos de Leitura e de Escrita: apropriação e objetivação.


Mesa 15: Ciências Sociais na Sala de Aula

Coordenação: Noêmia Ramos Vieira

Sala: 60

 

 

CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA EM MÉSZAROS.  FERREIRA, Paulo Junior; SILVA, Vandeí Pinto da,  RIBEIRO, Merinéia . Departamento de Filosofia e de Didática. Faculdade de Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista. – UNESP/Marília. Financiamento: Núcleo de Ensino/ PROGRAD.

 

CULTURA VISUAL E O USO DE IMAGENS NA SALA DE AULA: UMA PERSPETIVA DE ANÁLISE. Eduardo Pereira MUSSI; (Curso de Ciências Sociais da UNESP/FFC Marília); Paulo Eduardo TEIXEIRA (Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da UNESP/FFC Marília e Coordenador do Projeto).

 

LABORATÓRIO DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA DE SOCIOLOGIA (LENPES): CONSOLIDAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DA INTEGRAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PELA SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIO-EDUCACIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ (AÇÕES EM ORTIGUEIRA/2007-2008). Nataly Nunes (Curso de Ciências Sociais, Especialização em Ensino de Sociologia ambos pela UEL, LENPES). Micheli Souza da Silva (Curso de Ciências Sociais, habilitação em licenciatura da UEL, LENPES).

 

NOVOS MÉTODOS E RECURSOS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA SILVA, Rodrigo Alves. SILVA, Thaís Franzão Rodrigues. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FFC- Marília.

 

O DESENCONTRO TEÓRICO-METODOLÓGICO ENTRE A GEOGRAFIA ESCOLAR E A GEOGRAFIA ACADÊMICA NA CIDADE DE MARÍLIA. Noemia Ramos Vieira, Departamento de Ciências Políticas e Econômicas Unesp Campus de Marilia e UNESP - C.E de Ourinhos – noemiaramosvieira@yahoo.com.br

 

O ENSINO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA DURANTE A DITADURA MILITAR. Nataly NUNES (Graduada em Ciências Sociais; estagiária recém-formada do LENPES; membro do grupo de pesquisa: Estado e Democracia e aluna de especialização em Ensino de Sociologia ambos pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Os resultados desta pesquisa são frutos da monografia desenvolvida na especialização em Ensino de Sociologia).

 

O RAP FORMANDO A IDENTIDADE NEGRA NA ESCOLA. Aline Prando REIS, Naiane Rufino LOPES, Maria Valéria Barbosa (Curso de Pedagogia e Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Estadual Paulista. Grupo de Estudo "Negro e educação". Financiamento: Núcleo de Ensino).

 

QUANTAS HORAS DE FILME?: PRIMEIRO ANO DO PROJETO O ENSINO DA HISTÓRIA POLÍTICA DO BRASIL COM O USO DE IMAGENS NA SALA DE AULA. Tony Shigueki NAKATANI (Graduando em Ciências Sociais da UNESP/FFC Marília); Paulo Eduardo TEIXEIRA (Prof. Dr. do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da UNESP/FFC Marília e coordenador do Projeto). Núcleo de Ensino. PROGRAD/UNESP

 

RESGATANDO O PAPEL ATIVO DOS SUJEITOS: ANÁLISE DAS SUBJETIVIDADES ATRAVÉS DO USO DE APELIDOS EM SALA DE AULA. Cristiane Santos BARBOSA. (Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de São Paulo – Marilia).

 

UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A NATURALIZAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA, DA ESCOLHA DA PROFISSÃO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL  Alessandra dos Santos Oliveira (Mestranda em Educação: Psicologia da Educação PUC – SP, Pesquisa financiada pelo CNPq, alessandra.oliveyra@uol.com.br)


Mesa 16: Prática Pedagógica na Educação Infantil

Coordenação: Rosane Michelle de Castro

Sala: 61

 

 

AS IMPLICAÇÕES DO USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES. Karina I. PALUDO, Curso de Pedagogia, Profa. Ms. Cristiane FERRARO, Psicologia da Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Centro de Educação e Letras/Curso de Pedagogia – Foz do Iguaçu – PR.

 

COMPREENDENDO AS CULTURAS DA INFÂNCIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE PESQUISA-AÇÃO CONSIDERANDO A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. Irineu VIOTTO FILHO, José Milton LIMA, Márcia R.C. LIMA, Eugênia A.M.D. COLLI, Celiane LAGE, Maria A.O.S. RUBINI, Beatriz S. P. PINHEIRO, Cláudia P. GOMES, Elaine G. SANTOS, Janaína S. M. SANTOS, Leonardo A. ORLANDI, Márcio BRAGHIM, Mary H.P.S. ZERIAL, Millard E.T.C. ALMEIDA, Natália C. SOUZA, Natália CIMATTI, Rodrigo EVANGELISTA, Rodrigo L. NUNES, Talita S. AMEDURI, Tatiane S.P. FÉLIX, Thiago H. CARVALHO, Tony A. MOREIRA. Depto Educação Física e Educação – UNESP/Pres.Prudente – Núcleo de Ensino da UNESP- PROGRAD.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E REVISTA NOVA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DE UMA REPRESENTAÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Cleriston Izidro dos ANJOS. Mestrado em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP – Campus da Capital.

 

HENRI WALLON E A EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: A BUSCA POR NOVAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO. Elaine Gomes dos Santos; José Milton de Lima. Departamento de Educação Física. Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – campus Presidente Prudente. Agência de Fomento: CNPq.

 

JOGO DE PAPÉIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. José Milton de LIMA (Docente do Departamento de Educação), Thiago Henrique de CARVALHO, Janaína da Silva M. dos SANTOS, Cláudia Priscila GOMES, Rodrigo EVANGELISTA, Mary Hellen P. S. ZERIAL. (Discentes do Curso de Educação Física, Membros do Grupo de Pesquisa: Cultura Corporal Saberes e Fazeres).  Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP – Campus de Presidente Prudente. Financiamento: Núcleo de Ensino da UNESP – PROGRAD.

 

JOGO DE FAZ-DE-CONTA E CONSCIÊNCIA. COUTO, Nara Soares. Programa de Pós-graduação em Educação, Unesp-Marília, agência financiadora: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

 

LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO DISCURSIVO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – Greice Ferreira da Silva; Dagoberto Buim Arena. Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESP/ Marília – S.P.

 

O BRINCAR COMO ATIVIDADE PRINCIPAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA. AMARAL, Inaiara de Paula; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. Departamento de Didática. Universidade Estadual Paulista – FFC – Campus de Marília – Grupo de Pesquisa “Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação”.

 

O JOGO E A BRINCADEIRA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL. Natálya Camargo de SOUZA. José Milton de Lima. Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP – Campus de Presidente Prudente. PIBIC/CNPq

 

OS sentidoS atribuídos pelas educadoras e pelas crianças às brincadeiras e aos jogos protagonizados no contexto da brinquedoteca: o caso de uma creche beneficente. Mara Gracia da CUNHA (Curso de Pedagogia Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP/Marília-SP, Projeto “Brinquedoteca). Rosane Michelli de CASTRO (Departamentode Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP/Marília-SP, membro do Grupo de Pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e coordenadora do Projeto “Brinquedoteca”).


Mesa 17: A Teoria Histórico-Cultural e a Educação da Infância

Coordenação: Suely Amaral Mello

Sala: 72

 

 

A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO MEIO DE INTERVENÇÃO NO COMPORTAMENTO AGRESSIVO DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR. Emanuelle Kisaki Oliveira (Colaboradora no Núcleo de Ensino); Taciana Brgaa Ferreira (Bolsista do Núcleo de Ensino) (FCT – Unesp – Campus de Presidente Prudente).

 

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS ENTRE 0 A 6 ANOS:PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES DAS EDUCADORAS DE UM LAR DE CRIANÇA COM A BASE TEÓRICA DE D.B.ELKONIN. Aline Aparecida GONÇALVES; Danubia Ferraz dos SANTOS (Curso de Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP/Marília-SP, Grupo de Pesquisa “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural”) e Rosane Michelli de CASTRO (Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP/Marília-SP, Projeto “Brinquedoteca”). Agência Financiadora: Núcleo de Ensino de Marília.

 

A ORGANIZAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO DA CRECHE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Renata Aparecida Dezo Singulani. Suely Amaral Mello. Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESP/ Marília – S.P.

 

APOSTILA: A LIMITAÇÃO DAS ATIVIDADES POTENCIALIZADORAS NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Fabiola Colombani LUENGO, Flávia Cristina Oliveira Murbach de BARROS (CNPq), Tatiana Rodrigues BARBOSA. (Mestrandas em psicologia – Linha de Pesquisa: Infância e Realidade Brasileira/UNESP – Campus de Assis, Grupo de Pesquisa CNPq - CONE/NEPPEI).

 

AS RELAÇÕES NA ESCOLA DA INFÂNCIA SOB O OLHAR DO ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL. Aline Escobar Magalhães Ribeiro; Suely Amaral Mello. (Departamento de Pós-Graduação; Grupo de Pesquisa: Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural, UNESP; Marília/SP).

 

DESENVOLVIMENTO HUMANO E CONSTITUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UM TRABALHO COM PAIS E MÃES DE UMA ESCOLA INFANTIL. Lane Mary Faulin Gamba. Suely Amaral Mello. Programa de pós-graduação. UNESP – Marília.

 

O QUE É BRINCAR?CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES ATUANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. BOMFIM, Juliana Cristina, CORDEIRO, Ana Paula. Departamento de Didática. Universidade Estadual Paulista – FFC – Campus de Marília. PROGRAD-UNESP. Grupo de pesquisa: Implicações pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural.

 

OS PERIÓDICOS DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE ZERO A SEIS ANOS NA CONCEPÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Telma Crisitna Camilo; Cyntia G. G. S. Girotto; Elieusa Aparecida de Lima (FFC – Unesp – Campus de Marília)

 

UM CAMINHO PARA A INFÂNCIA: SAINDO DE ENCRUZILHADAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Nathalia CIMATTI; Márcia Regina Canhoto de LIMA; Tony Aparecido MOREIRA;; Talita Souza AMEDURI, Leonardo De Ângelo ORLANDI. Departamento de Educação Física - Faculdade de Ciências e Tecnologia- Unesp- Campus de Presidente Prudente. Núcleo de Ensino da Unesp- PROGRAD.


Mesa 18: Educação, Lúdico e Arte

Coordenação: Sandra Helena Escouto de Carvalho

Sala: 73

 

 

A CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DAS IMAGENS DA ARTE. Willians de Jesus dos SANTOS e Breno Cacossi CAPODEFERRO (Curso de Ciências Sociais da UNESP – campus de Marília)

 

A CRIATIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. SILVA, Thaís Franzão Rodrigues; SILVA, Rodrigo Alves; VIEIRA, Rosangela de Lima (O).Departamento de Ciências Políticas e Econômicas.UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FFC- MARILIA.Financiamento: BAAE - Bolsa de Apoio Acadêmico e Extensão

 

A LUDICIDADE E O ESTÉTICO NO CORPO DA DOCENTE. CARVALHO, Sandra. ORIANI, Angélica Pall. Departamento de Didática. FFC – Campus de Marília – PROGRAD-UNESP.

 

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÓTICA DOS PROFESSORES. Denise Ivana de P. Albuquerque. Departamento de Educação Física da FCT/UNESP. Núcleo de Ensino de Presidente Prudente.

 

CONTA MAIS UMA, LUDIBUS!  Reginaldo Tomé de Araújo, Rafael Freitas Oliveira, Ana Paula Cordeiro, Priscilla Gonçalves de Souza, Anderson da Silva Oliveira, Roberta Midori Oshiro, Gabriela Ardel Batista, Carolina Santini de Medeiros, Polyana Aparecida Scudero Gatto, Iara Naur Borges. Departamento de Didática - Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp – Campus de Marília. Proex/ Núcleo de Ensino.

 

“CONTANDO COISAS DE AMOR” E OUTRAS HISTÓRIAS: A VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA E COTIDIANIDADE DA PESSOA IDOSA  PARTICIPANTE  DAS OFICINAS DE TEATRO  DA UNATI-UNESP DE MARÍLIA. Ana Paula Cordeiro; Roberta Midori Oshiro; Clarisse Zan de Assis Bastos; Maiara Cristina Siqueira. Departamento de Didática. FFC- UNESP- Marília.  PROEX.

 

O JOGO PROTAGONIZADO OU JOGO DE PAPÉIS: UMA PERSPECTIVA METODOLOGICA. Suselaine Aparecida Zaniolo MASCIOLI. (Programa de Pós-Graduação em Educação- UNESP/Araraquara; GPEI- Grupo de Pesquisa em Educação Infantil - UNESP/Araraquara)

 

O MOVIMENTO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Carolina Romano de ANDRADE. Pós-graduação das Faculdades Integradas de Bauru (FIB). Cinthia Magda Fernandes ARIOSI. Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/Marília.

 

O USO DE FILMES NA SALA DE AULA: SOB AS LENTES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Leonardo da Silva Bezerra de Sousa (aluno especial do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Unesp campus de Marília e membro do grupo de pesquisa “O ensino de História política do Brasil com o uso de imagens na sala de aula” – Departamento de Ciências Políticas e Econômicas).

 

ÓCIO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: PRAZER, DIVERSÃO E DESENVOLVIMENTO. BOMFIM, Juliana Cristina; AMARAL, Inaiara de Paula; ORIANI, Angélica Pall; CARVALHO, Sandra Helena Escouto de. Departamento de Didática. Universidade Estadual Paulista – FFC – Campus de Marília. PROGRAD-UNESP. Grupo de pesquisa “Educação Comunicação e Sociedade” /CNPq-UNESP.


Mesa 19: O Lúdico no Contexto das Diferentes Linguagens

Coordenação: Ana Paula Cordeiro

Sala: Anfiteatro I

 

 

A TRANSFORMAÇÃO DE UM ÔNIBUS EM BRINQUEDO: ATIVIDADES ARTÍSTICAS E LÚDICAS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 10 ANOS POR MEIO DO PROJETO LUDIBUS. Priscilla Gonçalves de Souza, Ana Paula Cordeiro, Reginaldo Tomé de Araújo, Rafael Freitas Oliveira, Gabriela Ardel Batista, Anderson da Silva Oliveira, Carolina Santini de Medeiros, Polyana Aparecida Scudero Gatto, Iara Naur Borges, Jenifer Marcela da Silva, Laís Aparecida Gomes, Maria Luísa Albuquerque Giacomini, Clarisse Zan de Assis Bastos, Roberta Midori Oshiro. Departamento de Didática - Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp – Campus de Marília. Proex/ Núcleo de Ensino.

 

CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DE RUDOLF LABAN PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. RICOMINI, Ingrid da Silva. Sandra Carvalho. Departamento de Didática. Faculdade de Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Sociedade - CNPq/UNESP.

 

LINGUAGEM MUSICAL: SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Maria Nanci Panes Brunholi, Programa de Pós-Graduação em Educação, Unesp – Faculdade de Ciências e Tecnologia Presidente Prudente

 

LITERATURA E TEATRO NA EDUCAÇÃO: BRINCANCO COM PALAVRAS Andreia Nakamura BONDEZAN. Tamara Cardoso ANDRÉ (Professoras do colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu. Grupo de Pesquisa Ação Educativa, Infância e Alfabetização no Contexto de Fronteira. Trabalho ligado ao Projeto de Extensão “Laboratório de Pedagogia”).

 

O BRINQUEDO E SEUS VALORES EDUCATIVOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. SANTOS, Larissa Aparecida Trindade dos; LIMA, José Milton de. Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente.

 

O LÚDICO E A ARTE TEATRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIALOGANDO COM PROFESSORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO DOCENTE QUE PRIVILEGIE O JOGO DRAMÁTICO, A IMPROVISAÇÃO E O MOVIMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM MAIS RICA E AUTÔNOMA DA CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS.  Ana Paula Cordeiro. Departamento de Didática- FFC- UNESP – Marília. 

 

O LÚDICO E A CRIANÇA HOSPITALIZADA: ESTUDANDO E VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO HOSPITALAR. Elisângela Aparecida da Silveira, Cristiane Bonato Simões, Daniele Neves Cecílio, José Milton de Lima, Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti, Márcia Regina Canhoto de Lima, Irineu Aliprando Viotto Filho. Departamento de Educação. Faculdade de Ciência e Tecnologia-Unesp. Financiamento PROEX.

 

O LÚDICO, A ARTE E A ESTÉTICA COMO PROCESSOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ESCOLA. Giovano Alves Pereira. (FFC – Unesp / Marília – .Departamento de Didática- UNESP/Marilia. pedagogiovanni@marília.unesp.br.) .

 

OFICINAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA. ORIANI, Angélica Pall. AMARAL, Inaiara de Paula. BOMFIM. Juliana Cristina. ORIANI, Valéria Pall. CARVALHO, Sandra Helena Escouto de (Departamento de Didática – Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Filosofia e Ciências – PROGRAD-UNESP) – Grupo de Pesquisa “Educação, Comunicação e Sociedade” – CNPq/UNESP/FFC

 

VIAGENS DE ESTUDO COMO FORMAÇÃO CULTURAL. AMARAL, Inaiara de Paula; BOMFIM, Juliana Cristina; ORIANI, Angélica Pall; CARVALHO, Sandra. Departamento de Didática. Universidade Estadual Paulista – FFC – Campus de Marília. PROGRAD. Grupo de Pesquisa “Educação, Comunicação e Sociedade”– CNPq/UNESP.

 


Mesa 20: Educação Matemática

Coordenação: Ely F. Tannuri de Oliveira

Sala: 09

 

 

A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MATEMÁTICA E OS POSSÍVEIS INSTRUMENTOS FACILITADORES. Anie Caroline Gonçalves Paixão; Michel dos Anjos Gonçalves.  Dep. de educação. Agência financiadora: CNPq.

 

AS FRAÇÕES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Juliane do Nascimento (Curso de Pedagogia, FFC – UNESP - Campus de Marília).

 

AVALIAÇÃO DE PROCEDIMENTO DE ENSINO EM METODOLOGIAS QUANTITATIVAS QUE UTILIZA COMO RECURSO A PESQUISA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA EM RELAÇÃO ÀS ATITUDES DE GOSTO, APTIDÃO E COMPREENSÃO. Ely F. Tannuri de OLIVEIRA; Maria Cláudia C. GRACIO, Departamentos de Ciência da Informação e de Psicologia da Educação, UNESP/ Marília

 

DISCUTINDO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: O QUE É DISCALCULIA? ORLOF, Rafael . (Curso de Pedagogia, FFC – UNESP – Campus de Marília). Apoio: PROGRAD – Núcleo de Ensino.

 

ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE FÍSICA. Vivian Delmute RODRIGUES (Licenciatura em Física – FEIS – UNESP – Campus de Ilha Solteira). Maria Angela de Moraes CORDEIRO (Departamento de Física e Química -FEIS – UNESP – Campus de Ilha Solteira). Apoio: PROGRAD

 

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NAS REDES MUNICIPAIS DA REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP) E O ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS.  Andréia T. MACHADO. Carolina B. GREJO. Monica P. FAUSTINO. Monica FÜRKOTTER. Maria Raquel M. MORELATTI. (Núcleo de Ensino da FCT/Unesp/Presidente Prudente).

 

O ENSINO DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES. RIBEIRO, Aline da Silva; TEIXEIRA; Leny Rodrigues Martins. Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, Campus de Presidente Prudente.

 

UMA PESQUISA SOBRE CONCEPÇÕES DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA REGIÃO DE MARÍLIA: PERFIL DOS PROFESSORES INVESTIGADOS. Daniela Miranda Fernandes SANTOS; Maria Raquel Miotto MORELATTI - PPGE/ FCT/UNESP de Presidente Prudente. Agência de fomento: Programa Bolsa Mestrado SEE/SP.