Faculdade de Filosofia e Ciências
Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília, foi criado em agosto de 1988. O projeto de sua criação iniciou-se no final do ano de 1985 e, inicialmente, o curso foi projetado para ser o único em Educação atendendo as necessidades e interesses de formação na área de sete Unidades Universitárias da UNESP. Além das necessidades internas da UNESP, a criação do Curso de Pós-Graduação em Educação de Marília foi fundamental para a formação de docentes para o ensino superior e de pesquisadores para a região do centro-oeste e norte do estado de São Paulo, além das regiões do norte do Paraná e as mais próximas do Mato Grosso do Sul e de Goiás.

O Curso foi criado com o nível de mestrado, com uma área de concentração e quatro Linhas de Pesquisa. Porém, o projeto inicial já previa o doutorado, que foi implantado em março de 1993. Em 1992 e 1995 as Linhas de Pesquisa foram ampliadas e em 1999 foi criada uma segunda Área de Concentração.

Durante os seus anos de funcionamento, o Programa sofreu várias alterações e aperfeiçoamentos, e na última modificação, ocorrida em 2012, foram extintas as Áreas de Concentração e mantidas cinco Linhas de Pesquisa. Do mesmo modo, a forma de organização e funcionamento do Programa também foi aperfeiçoada. O PPGE é gerido na forma de gestão democrática, com Conselho formado por representantes docentes e discentes eleitos por seus pares. Participam, também, das reuniões do Conselho os Representantes das Linhas, eleitos por seus pares, e realizam-se periodicamente Reuniões Gerais com os docentes e com os discentes.

Atualmente, o Programa possui cinco Linhas de Pesquisa, 41 docentes credenciados e 176 alunos de mestrado acadêmico e doutorado.

A trajetória e o desenvolvimento do PPGE, em especial na produção acadêmico-científica e na destacada atuação dos docentes em esfera nacional, em várias atividades de representações na Área de Educação, de internacionalização e de articulação com a educação básica, revelam um Programa maduro e enraizado no contexto educacional no Centro-Oeste e Norte de São Paulo e regiões de outros estados, com forte impacto social. Essas características levaram o Programa a ter uma projeção em nível nacional e internacional.

O PPGE atingiu, ao final do último triênio de avaliação (dezembro de 2012), a marca de 536 dissertações de mestrado e 308 teses de doutorado defendidas. Por meio de suas disciplinas regulares e de tópicos especiais, Grupos de Pesquisa, projetos financiados envolvendo outras IES e participação em Redes, o Programa vem sistematicamente formando pesquisadores, docentes para o ensino superior e gestores para várias instituições educacionais, destacando-se as IES públicas e privadas da Região Centro-Oeste e Norte, e demais regiões; órgãos dos sistemas de ensino; redes do ensino público municipal e estadual e rede privada.

No interior da UNESP, Campus de Marília, o Programa tem contribuído decisivamente para com os Cursos de Graduação, estabelecendo uma articulação com os mesmos e dando continuidade à formação para a pesquisa e o ensino. Desse modo, o Programa vem contribuindo para o incremento de uma política de qualificação docente, em nível de mestrado e doutorado e de formação continuada.

Objetivos Gerais:

O Programa de Pós-Graduação em Educação visa a formação de:

  • pesquisadores para a área de educação;
  • docentes para o ensino superior;
  • profissionais especializados para a área de educação.

Informações Gerais:

Podem candidatar-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação diplomados em Curso de nível Superior, de duração plena. O Programa compreende estudos avançados e atividades de pesquisa. O Programa é avaliado pela CAPES com o conceito 5 e encontra-se credenciado para os programas de bolsas de Demanda Social da CAPES e do CNPQ.

 

Avaliação CAPES

Mestrado Acadêmico: 5

Doutorado: 5

 

Nível:
Mestrado/Doutorado

 

Gestão 2013-2016

Coordenadora:
Profa. Dra. Neusa Maria Dal Ri

Vice-Coordenadora:
Dra.  Anna Augusta Sampaio de Oliveira 

 

Endereço:
Seção Técnica de Pós-Graduação da FFC - UNESP - Campus de Marília
Av. Hygino Muzzi Filho, 737 - Cx.P. 181
Campus Universitário
17525-900 - Marília / SP - Brasil

Fone: +55 14 3402-1336

E-mail: posedu@marilia.unesp.br

URL: http://www.marilia.unesp.br/posedu/

Horário de Atendimento:
08h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.

Atualizada em 19/09/2014 às 11:13 - Responsável: Tatiana C. A. Z. Fonseca