Faculdade de Filosofia e Ciências
Página inicialPós-GraduaçãoMestrado e DoutoradoEducação › Edital de Seleção de Docentes - PPGE › Edital Nº 02/2011
Edital nº 02/2011

Seleção de Docentes para o Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp - Marília

O presente edital apresenta condições, critérios e orientações para inscrição no processo de seleção de novos docentes que irão integrar o quadro de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp/ Marília.

I. Condições para o ingresso de docentes no Corpo Docente Permanente do PPGE – Unesp/Marília

1) Possuir título acadêmico de doutor (no mínimo), obtido há no mínimo dois anos, em programas recomendados e reconhecidos pela CAPES ou agência/instituição compatível no exterior. Em casos excepcionais, ouvidos o Conselho deste PPGE e a linha de pesquisa na qual o docente pretende atuar, o título de doutor pode ter sido obtido há menos de dois anos, dependendo da compatibilidade de seu desempenho nos itens posteriores, da necessidade de renovação do Corpo Docente Permanente deste PPGE e/ou de sua vinculação a programas como Prodoc e Jovem pesquisador-FAPESP;

2) Demonstrar produção intelectual, na seguinte ordem de prioridade: a) seis produtos qualificados no triênio 2009-2011, três deles preenchendo, obrigatoriamente os seguintes critérios: pelo menos um artigo em periódico entre B2 e A1 Qualis[1] e livros e/ou capítulos de livros entre L2 e L4[2]. b) experiência na orientação de trabalhos de graduação e de bolsistas de iniciação científica; c) aprimoramento da formação acadêmica; d) projetos em parceria com instituições nacionais e estrangeiras; e) captação de recursos em agências de pesquisas.

3) Atender ao perfil estabelecido pela linha de pesquisa na qual o docente pretende atuar, apresentando projeto de pesquisa e proposta de disciplina que ampliem a temática da linha, de modo articulado com os temas existentes ou de acordo com as demandas explicitadas pelos discentes e docentes deste PPGE, em vista da realidade regional e nacional.

4) Ter disponibilidade de 20 horas semanais para o desenvolvimento das atividades junto a este PPGE.

II. Documentos para inscrição

1) Ofício contendo indicação da linha de pesquisa na qual o docente pretende atuar e manifestação de ciência das normas do presente edital;

2) Projeto de pesquisa correspondente à temática da linha de pesquisa na qual o docente pretende atuar;

3) Plano de Ensino da disciplina que o docente pretende ministrar na linha (formulário no site do Programa);

4) Curriculum Vitae – Plataforma Lattes, completo e devidamente documentado;

5) Declaração do Departamento de Ensino, ao qual o docente se encontra vinculado, sobre a disponibilidade de horas do docente para dedicar-se ao desenvolvimento das atividades junto a este PPGE.

III. Processo de análise

1) O processo contendo a solicitação de credenciamento será enviado para análise e emissão de dois pareceres circunstanciados deste PPGE: um parecer da linha de pesquisa na qual o docente pretende atuar e um parecer do Conselho Programa;

2) A análise dos pareceres será realizada em reunião do Conselho deste PPGE, para deliberação final sobre a aprovação, ou não, da solicitação de credenciamento e sobre a condição em que o docente será credenciado.

Serão aceitos para integrarem o Corpo Docente os docentes que tiverem produção intelectual compatível com as metas deste PPGE para o triênio.

IV Avaliação da solicitação de credenciamento

1) Necessidades deste PPGE e demandas das linhas de pesquisa, resguardando-se o perfil de cada linha;

2) Produção intelectual do docente;

3) Formação acadêmica do candidato;

4) Qualidade do projeto de pesquisa apresentado;

5) Adequação e demanda em relação à disciplina proposta pelo candidato;

6) Vinculação a grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil – CNPq e certificados pela Unesp (ou pela instituição de origem do candidato);

7) Procedência do título de doutorado tendo em vista a diversificação na origem de formação respeitando os critérios estabelecidos pela área de Educação da Capes.

V Disposições gerais:

1) O credenciamento no PPGE, dos aprovados neste edital, será a partir de janeiro de 2013.

2) O Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp-Marília não tem disponibilidade financeira para arcar com custos de diárias e transporte de docentes externos à Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp/Marília para participarem das atividades deste PPGE. Os custos deverão ser cobertos pela PROPG ou pela Unidade da Unesp e/ou Departamento ao qual o docente está vinculado.

3) O recredenciamento do docente ocorrerá a cada dois anos, após análise de seu desempenho pela linha de pesquisa e apreciação do Conselho deste PPGE.

VI Prazos de credenciamento para 2013

Inscrições: de 16 de dezembro de 2011 a 31 de março de 2012.

 

Marília, 15 de dezembro de 2011.



[1] Os docentes que tiverem carta de aceite de periódicos qualificados poderão apresentá-las para efeito de avaliação da publicação.

[2] A avaliação deverá ser feita pelo candidato, segundo os critérios do Documento de Área (Educação) 2009, e será analisada pela comissão avaliadora.

 

DOCUMENTO DE ÁREA 2009

Atualizada em 16/12/2011 às 15:16 - Responsável: Tatiana C. A. Z. Fonseca