Faculdade de Filosofia e Ciências
Página inicial › Instituição › Docentes › Eduardo José Manzini
Publicações Online
Artigos completos publicados em periódicos1. MANZINI, E. J. ; AUDI, E. M. M. . Avaliação da acessibilidade em escolas de ensino fundamental: descrição da metodologia para elaboração de um protocolo. Arquitextos (São Paulo. Online), v. 81, p. 81, 2007.2. FUJISAWA, D. S. ; MANZINI, E. J. . Formação acadêmica do fisioterapeuta: a utilização de atividades lúdicas nos atendimentos de crianças. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 12, p. 65-84, 2006.3. MORAES, M. A. A. DE ; MANZINI, E. J. . Concepções sobre a aprendizagem baseada em problemas: um estudo de caso na Famema. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 30, p. 125-135, 2006.4. MANZINI, E. J. ; PAULINO, V. C. ; CORRÊA, P. M. ; SILVA, M. O. DA ; LOPES, M. A. C. . Análise de dissertações e teses em educação especial produzidas no Programa de Pós-graduação da Unesp, Marília (1993-2004). Revista Educação Especial (UFSM), v. 2, p. 341-359, 2006.5. BRACCIALLI, L. M. P. ; MANZINI, E. J. ; VILARTA, R. . Influência do mobiliário adaptado na variação angular da curvatura lombar de indivíduos com paralisia cerebral espástica. Fisioterapia Brasil (São Paulo), Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 90-95, 2005.6. MANZINI, E. J. ; TANAKA, E. D. O. . O que os empregadores pensam sobre o trabalho da pessoa com deficiência?. Revista Brasileira de Educação Especial, Marilia, v. 11, n. 2, p. 273-294, 2005.7. SEABRA JÚNIOR, Manoel Osmar ; MANZINI, E. J. . Sobama 10 anos: análise dos artigos periódicos. Uma perspectiva inclusiva. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 10, n. 1, p. 29-35, 2005.8. MANZINI, E. J. . Inclusão e acessibilidade. Revista da sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 10, n. 1, p. 31-36, 2005.9. BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido ; REGANHAN, Walkiria Gonçalves ; MANZINI, E. J. . Lazer, escola e ocupação livre: análise de relatos de alunos com paralisia cerebral. Arquivos Brasileiros de Paralisia Cerebral, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 26-35, 2005.10. MANZINI, E. J. . Intercâmbios entre educação especial e educação física adaptada: algumas categorias a serem estudadas para uma abordagem inclusiva. Coleção Prata da Casa (UFMA), UFMA, v. 12, p. 129-143, 2004.11. DELIBERATO, Débora ; MANZINI, E. J. ; GUARDA, N. S. . Implementação de recursos de suplementares de comunicação: participação da família na descrição de comportamentos comunicativos dos filhos. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 10, n. 2, p. 217-240, 2004.12. MANZINI, E. J. . Avaliação de artigos da Revista Brasileira de Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 10, n. 3, p. 273-286, 2004.13. BRACCIALLI, L. M. P. ; MANZINI, E. J. ; REGANHAN, Walkiria Gonçalves . Contribuição de um programa de jogos e brincadeiras adaptadas para a estimulação de habilidades motoras em alunos com deficiência física. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 13, n. 77, p. 37-46, 2004.14. MANZINI, E. J. . Análise de artigos da Revista Brasileira de Educação Especial (1992-2002). Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 9, p. 13-23, 2003.15. MANZINI, E. J. . Participação em aulas de educação física: o que alunos com deficiência visual e física relatam. Prata da Casa, São Luis do Maranhão, v. esp., p. 81-85, 2002.16. BRACCIALLI, L. M. P. ; MANZINI, E. J. ; VILARTA, R. . Influências do mobiliário adaptado na performance do aluno com paralisia cerebral espástica: considerações sobre a literatura especializada. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 7, n. 1, p. 25-33, 2001.17. MANZINI, E. J. . Publicação fácil? Produção em série? Reflexões acerca da formação de educadores e pesquisadores em educação especial (incluindo a minha própria). Boletim do Coe, Marília, v. 5, n. 5, p. 19-30, 2000.18. MANZINI, E. J. . Avaliação educacional de alunos com necessidades educacionais:enfocando o deficiente físico. Boletim do Coe, Marília, v. 5, n. 5, p. 91-105, 2000.19. MANZINI, E. J. . Dificuldades de comunicação de crianças com deficiência física: um procedimento para utilização da resposta sim ou não?. Boletim do Coe, Marília, v. 5, n. 5, p. 107-111, 2000.20. MANZINI, E. J. . Análise de tarefa: procedimento indicado para ensino do aluno com deficiência física. Boletim do Coe, Marília, v. 5, n. 5, p. 113-118, 2000.21. MANZINI, E. J. . Profissionalização do Deficiente: alguns pontos para discussão que antecedem a implementação prática. CADERNOS DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS, Marília, v. 8, n. 1, p. 143-150, 1999.22. MANZINI, E. J. ; PACCINI, J. L. V. . A representação da deficiência na comunidade do ensino regular e sua implicação na integração. Série Estudos Periódico do Mestrado Em Educação da Ucdb, Campo Grande, v. 8, p. 37-69, 1999.23. SOARES, M. S. ; MANZINI, E. J. . Condições que favorecem ou desfavorecem a integração do aluno com deficiência no ensino regular: um estudo baseado no relato de professores da área de educação especial. Série Estudos Periódico do Mestrado Em Educação da Ucdb, Campo Grande, v. 8, p. 70-108, 1999.24. MANZINI, E. J. ; CINTRA, R. C. G. G. . A dança como meio educativo para crianças com Síndrome de Down. Série Estudos Periódico do Mestrado Em Educação da Ucdb, Campo Grande, v. 8, p. 109-129, 1999.25. MANZINI, E. J. . Recursos pedagógicos para o aluno com paralisia cerebral. Revista Mensagem da Apae, Brasília, v. 36, n. 84, p. 17-21, 1999.26. BALEOTTI, L. R. ; MANZINI, E. J. . Integração escolar do aluno com deficiência física: relato de experiência do professor não especializado. Boletim do Coe, Marília, v. 4, p. 01-07, 1999.27. MANZINI, E. J. . Ensino do deficiente físico no Brasil: pequeno resgate histórico do contexto sócio-educacional-econômico. Revista da Faculdade de Educação São Luís, Jaboticabal, v. 2, n. 1, p. 14-19, 1999.28. MANZINI, E. J. . Formas de raciocínio utilizadas por alunos de classes especiais para deficientes mentais: uma análise através do estudo das interações verbais. Boletim do Coe, Marília, v. 3, p. 01-29, 1998.29. RAIMUNDO, A. A. ; MANZINI, E. J. . Deficiência mental e linguagem: esboço de uma metodologia para análise da fala em situações lúdicas. Boletim do Coe, Marília, v. 3, p. 69-80, 1998.30. MANZINI, E. J. ; DAMASCENO, F. F. . Produção de texto em classe especial para o aluno surdo. Boletim do Coe, Marília, v. 3, p. 93-108, 1998.31. MANZINI, E. J. . Portadores de Necessidades Especiais e Integração. Recriação Revista do Creia, Campo Grande, v. 02, n. 1, p. 45-48, 1997.32. MANZINI, E. J. . Educação Continuada: dificuldades e procedimentos relatados por professores que trabalham com deficientes. Anais do Encontro de Educação Especial de Bauru, Bauru, v. 1, p. 22-25, 1997.33. MANZINI, E. J. ; DELIBERATO, D. ; GERALDI, A. P. ; CARDOSO, S. M. . Dificuldades relatadas por professores de educação especial acerca de suas práticas pedagógicas. Boletim do Coe, Marília, v. 2, p. 01-14, 1997.34. DELIBERATO, D. ; MANZINI, E. J. ; CARDOSO, S. M. ; GERALDI, A. P. . Relato de procedimentos de ensino utilizados por professores de educação especial. Boletim do Coe, Marília, v. 2, p. 15-28, 1997.35. DELIBERATO, D. ; MANZINI, E. J. . Comunicação alternativa e aumentativa: delineamento inicial para implementação do Picture Communication System (PCS). Boletim do Coe, Marília, v. 2, p. 29-39, 1997.36. MANZINI, E. J. ; BONALDO, M. ; GERDULLO, M. . Recursos Pedagógicos: criação, adaptação e aplicação ao ensino do aluno deficiente físico. Boletim do Coe, Marília, v. 2, p. 41-48, 1997.37. MANZINI, E. J. ; DELIBERATO, D. ; BRACCIALLI, L. M. P. ; BRAGA, T. M. S. ; AL, E. . Formação de educadores em educação especial: Análise de condições oferecidas para estágio no Centro de Orientação Educacional nos anos de 1996 e 1997, segundo a ótica dos estagiários. Boletim do Coe, Marília, v. 2, p. 49-76, 1997.38. DELIBERATO, D. ; MANZINI, E. J. . Concepção de deficiência entre os alunos do CEFAM de Marília. Boletim do Coe, Marília, v. 2, p. 77-96, 1997.39. PIRES-JR, H. ; MANZINI, E. J. ; CORNELIAN-JR, D. ; ZANCO, A. H. . A perspectiva dos profissionais de saúde sobre o atendimento educacional em classe hospitalar. DIDATICA, São Paulo, v. 31, p. 175-197, 1996.40. MANZINI, E. J. . Avaliação da iniciação científica. ANAIS DO I ENCONTRO DE ORIENTADORES E ORIENTADOS EM INICIACAO CIENTI -FICA DA UNESP DE MARILIA, Marília, v. 1, p. 01-09, 1995.41. MANZINI, E. J. ; GARCIA, A. R. . Contato físico, trabalho pedagógico com portadores de deficiência física demanda atividade adicional: o manuseio. VIVENCIA, Florianópolis, v. 16, p. 9-11, 1995.42. MANZINI, E. J. . Um estudo sobre a percepção atribuição de expressões faciais de criança portadora de paralisia cerebral. REVISTA DA ASSOCIACAO BRASILEIRA DE PARALISIA CEREBRAL, São Paulo, v. 10, p. 34-48, 1995.43. MANZINI, E. J. ; PIRES-JR, H. . Estágio supervisionado: relato da implementação de um serviço de atendimento educacional ao deficiente físico. DIDATICA, v. 28, p. 173-182, 1992.44. MANZINI, E. J. . Deficiência mental: estudo das concepções apresentadas por alunos de um curso de especialização. LUCERNA, Jacarezinho, v. 5, n. 1, p. 149-156, 1991.45. MANZINI, E. J. . A Entrevista Na Pesquisa Social. DIDATICA, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1991.46. MANZINI, E. J. . Segregação e integração do individuo deficiente físico: depoimento de uma mãe sobre a realidade educacional. DIDATICA, São Paulo, v. 25, p. 139-152, 1989.47. MARGARIDA, B. G. A. C. M. E. J. C. ; MANZINI, E. J. ; TEREZINHA, G. B. M. F. M. . Justificativa para a formação profissional do deficiente mental: revisão da literatura brasileira especializada. CADERNOS DE PESQUISA, São Paulo, v. 1, n. 69, p. 53-67, 1989.Livros publicados/organizados ou edições1. MANZINI, E. J. ; DELIBERATO, D. . Portal de ajudas técnicas: equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física - recursos pedagógicos adaptados II. 1. ed. Brasília: ABPEE/MEC/SEESP, 2007. v. 1. 72 p.2. MANZINI, E. J. (Org.) . Inclusão do aluno com deficiência na escola: os desafios continuam. 1. ed. Marília: ABPEE/FAPESP, 2007. v. 1. 256 p.3. MANZINI, E. J. . Inclusão e acessibilidade. 1. ed. Marília: ABPEE, 2006. v. 1. 180 p.4. AUDI, E. M. M. ; MANZINI, E. J. . Protocolo para avaliação de acessibilidade em escolas do ensino fundamental: um guia para gestores e educadores. 1. ed. MARÍLIA: ABPEE, 2006. v. 1. 118 p.5. MANZINI, E. J. ; DELIBERATO, Débora . Portal de ajudas técnicas: equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física - recursos para comunicação alternativa. 1. ed. Brasília: MEC/SEESP, 2004. v. 1. 48 p.6. MANZINI, E. J. ; SANTOS, Maria Carmem Fidalgo . Portal de ajudas técnicas para a educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência - recursos pedagógicos adaptados. 1. ed. Brasília: MEC, 2002. v. 1. 54 p.7. MANZINI, E. J. (Org.) ; MACHADO, L. M. (Org.) ; OMOTE, S. (Org.) . Cadernos de Área. 2. ed. Marília: Unesp, 2001. v. 1. 229 p.8. MANZINI, E. J. . Linguagem, cognição e ensino do aluno com deficiência. Marília: Unesp, 2001. 140 p.9. MANZINI, E. J. . Educação especial: temas atuais. Marília: Marília Unesp publicações, 2000. v. 1. 179 p.10. MANZINI, E. J. (Org.) ; MACHADO, M. L. (Org.) ; BUENO, M. S. (Org.) . Cadernos de Área. 1. ed. Marília: Gráfica Nascimento, 2000. v. 1. 112 p.11. MANZINI, E. J. . Integração do aluno com deficiência: perspectiva e prática pedagógica. 1. ed. Marília: Unesp Marília Publicações, 1999. v. 1. 140 p.12. MANZINI, E. J. (Org.) ; CAMPELO, J. E. (Org.) . Educação Especial. 1. ed. São Luís: Imprensa Universitária, 1999. v. 6. 112 p.13. MANZINI, E. J. ; BRANCATTI, P. R. . Educação Especial ou estigma: corporeidade, sexualidade e expressão artística. 1. ed. Marília: Unesp Marilia Publicações, 1999. v. 1. 197 p.Capítulos de livros publicados1. MANZINI, E. J. . Que tipo de conhecimento as pesquisa de pós-graduação têm fornecido sobre inclusão?. In: JESUS, D. M.; BAPTISTA; C. R.; BARRETO, M. A. S. C.; VICTOR; S. L.. (Org.). Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. 1 ed. Porto Alegre: Mediação, 2007, v. 1, p. 176-186.2. MANZINI, E. J. . Desafios da inclusão do aluno com deficiência na escola. In: MANZIN, Eduardo José. (Org.). Inclusão do aluno com deficiência na escola: os desafios continuam. 1 ed. Marília: ABPEE/FAPESP, 2007, v. 1, p. 1-12.3. SANKAKO, A. N. ; OLIVEIRA, F. T. ; MANZINI, E. J. . Protocolo para avaliação de habilidades motoras para adaptar recursos pedagógicos. In: MANZINI, Eduardo José. (Org.). Inclusão do aluno com deficiência na escola: os desafios continuam. 1 ed. Marília: ABPEE/FAPESP, 2007, v. 1, p. 139-152.4. MANZINI, E. J. ; DELIBERATO, D. ; DELAGRACIA, J. D. ; PAULA, R. . Desenvolvimento de protocolos para avaliação de habilidades comunicativas de alunos não-falantes: aspectos metodológicos. In: NUNES, Leila Regina Oliveira de Paula ; PELOSI, Miryam Bonadiu; GOMES, Márcia Regina. (Org.). Um retrato da comunicação alternativa no Brasil: relatos de pesquisas e experiências. 1 ed. Rio de Janeiro: Quatro Pontos Stúdio Gráfico e papéis Ltda, 2007, v. 1, p. 107-117.5. FERREIRA, Grace Cristina ; DELIBERATO, D. ; MANZINI, E. J. . Elaboração de questionário para identificar percepções de professores sobre comunicação alternativa. In: NUNES, Leila Regina Oliveira de Paula ; PELOSI, Miryam Bonadiu; GOMES, Márcia Regina. (Org.). Um retrato da comunicação alternativa no Brasil. 1 ed. Rio de Janeiro: 4 Pontos Stúdio Gráfico e papéis Ltda, 2007, v. 1, p. 123-131.6. MANZINI, E. J. . Formação continuada do professor para atender à educação inclusiva. In: MEC/SEESP. (Org.). Ensaios pedagógicos. 1 ed. Brasília: MEC/SEESP, 2007, v. 1, p. 77-84.7. MANZINI, E. J. . Considerações sobre a entrevista para pesquisa em educação especial: um estudo sobre análise de dados. In: Denise Meyrelles de Jesus, Claúdio Roberto Baptista; Sonia Lopes Victor. (Org.). Pesquisa em Educação Especial: mapeando produções. 1 ed. Vitória: EDUFES, 2006, v. 1, p. 361-387.8. MANZINI, E. J. ; DELIBERATO, Débora ; BRACCIALLI, L. M. P. . Recursos e estratégias utilizadas no atendimento educacional especializado numa perspectiva inclusiva (2004-2006). In: Soraia Napoleão Freitas. (Org.). Diferentes contextos de educação especial / inclusão Social. 1 ed. Santa Maria: Pallotti, 2006, v. 1, p. 81-86.9. DELIBERATO, Débora ; MANZINI, E. J. . Fundamentos introdutórios em comunicação suplementar e/ou alternativa. In: Katia Flores Genaro; Dionísia Aparecida Cusim Lamônica; Maria Cecília Bevilacqua. (Org.). O processo de comunicação: contribuição para a formação de professores na inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais. 1 ed. São José dos Campos: Pulso, 2006, v. 1, p. 243-254.10. MANZINI, E. J. . Tecnologia Assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: MEC/SEESP. (Org.). Ensaios Pedagógicos: construindo escolas inclusivas. 1 ed. Brasília: MEC/SEESP, 2005, v. , p. 82-86.11. MANZINI, E. J. . Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In: Maria Cristina Marquezine; Maria Amélia Almeida; Sadao Omote. (Org.). Cológuios sobre pesquisa em educação especial. 1 ed. Londrina: Eduel, 2003, v. 1, p. 11-25.12. BALEOTTI, L. R. ; MANZINI, E. J. . Experiência escolar do aluno com deficiência física no ensino comum: o ponto de vista do aluno. In: MARQUEZINE, Maria Cristina, Almeida, Maria Amélia; Eliza Dieko Oshiro Tanaka; Busto, Rosângela Marques; Souza, Sílvia Regina; Meletti, Sílvia Márcia Ferreira; Fushijawa, Dirce Shizuko. (Org.). Inclusão. 1 ed. Londrina: Eduel, 2003, v. 2, p. 201-213.13. MELLO, M. I. T. ; MANZINI, E. J. . Condições que propiciaram ou dificultaram a inclusão de alunos com deficiência física na classe comum. In: MARQUEZINE, Maria Cristina, Almeida, Maria Amélia; Eliza Dieko Oshiro Tanaka; Busto, Rosângela Marques; Souza, Sílvia Regina; Meletti, Sílvia Márcia Ferreira; Fushijawa, Dirce Shizuko. (Org.). Inclusão. 1 ed. Londrina: Eduel, 2003, v. 2, p. 191-200.14. MANZINI, E. J. . Introdução. In: Maria Cristina Marquezine; Maria Amélia Almeida; Rosângela Marques Busto; Elisa Dieko Oshiro Tanaka. (Org.). Educação física, atividades motoras e lúdicas e acessibilidade de pessoas com necessidades especiais. 1 ed. Londrina: Eduel, 2003, v. 9, p. 1-5.15. FUJISAWA, D. S. ; MANZINI, E. J. . A utilização de jogos e brincadeiras na fisioterapia. In: Maria Cristina Marquezine; Maria amélia Almeida; Rosângela Marques Busto; Elisa Dieko Oshiro Tanaka. (Org.). Educação física, atividades motoras e lúdicas e acessibilidade de pessoas com necessidades especiais. 1 ed. Londrina: Eduel, 2003, v. 9, p. 35-47.16. BRACCIALLI, L. M. P. ; MANZINI, E. J. . Considerações teóricas sobre a posição sentada do aluno com paralisia cerebral espástica: implicações orgânicas e indicação de mobiliários. In: : MARQUEZINE: Maria Cristina.; ALMEIDA;Maria Amélia de; BUSTO, Rosângela Marques; TANAKA, Eliza Dieko Oshiro. (Org.). Educação física, atividades motras e lúdicas e acessibilidade de pessoas com deficiência. 1 ed. Londrina: Eduel, 2003, v. 9, p. 73-86.17. MANZINI, E. J. ; BRACCIALLI, L. M. P. ; AUDI, Eloísa Mazzini Miranda ; CARVALHO, A. C. E. ; IMAMURA, E. T. E. . Acessibilidade em ambiente universitário: identificação e quantificação de barreiras arquitetônicas. In: MARQUEZINE: Maria Cristina.; ALMEIDA;Maria Amélia de; BUSTO, Rosângela Marques; TANAKA, Eliza Dieko Oshiro. (Org.). Educação física, atividades motoras e lúdicas e acessibilidade de pessoas com deficiência. 1 ed. Londrina: Eduel, 2003, v. 9, p. 185-192.18. BRACCIALLI, L. M. P. ; MANZINI, E. J. . Mobiliário escolar adaptado para o deficiente físico: procedência, disponibilidade e critérios para utilização em classe especiais. In: MARQUEZINE: Maria Cristina.; ALMEIDA;Maria Amélia de; BUSTO, Rosângela Marques; TANAKA, Eliza Dieko Oshiro. (Org.). Educação física, atividades motoras e lúdicas e acessibilidade de pessoas com deficiência. 1 ed. Londrina: Eduel, 2003, v. 9, p. 193-204.19. MANZINI, E. J. . Conceitos básicos em comunicação alternativa e suplementar. In: Kester Carrara. (Org.). Educação, Universidade e pesquisa. 1 ed. Marília: Unesp, 2001, v. , p. 163-178.20. ARAUJO, R. C. T. ; MANZINI, E. J. . Recurso de ensino na escolarização do aluno deficiente físico. In: Eduardo José Manzini. (Org.). Linguagem, cognição e ensino do aluno com deficiência. 1 ed. Marília: Unesp, 2001, v. , p. 1-11.21. MANZINI, E. J. ; SIMÃO, L. M. . Formas de raciocínio apresentadas por adolescentes deficientes mentais: um estudo por meio de interações verbais. In: Eduardo José Manzini. (Org.). Linguagem, cognição e ensino do aluno com deficiência. 1 ed. Marília: Unesp, 2001, v. , p. 55-87.22. VALLONE, S. B. ; MANZINI, E. J. . Análise de texto produzido por alunos com deficiência mental. In: Eduardo José Manzini. (Org.). Liinguagem, cognição e ensino do aluno com deficiência. Marília: Unesp, 2001, v. , p. 89-197.23. VITORINO, M. F. ; MANZINI, E. J. . Produção de textos com deficientes auditivos sob a ótica de profissionais da área. In: Eduardo José Manzini. (Org.). Linguagem, cognição e ensino do aluno com deficiência. Marília: Unesp, 2001, v. , p. 109-125.24. BELISÁRIO, A. E. P. ; MANZINI, E. J. . Um estudo sobre o trabalho pedagógico com o aluno deficiente físico. In: Eduardo José Manzini. (Org.). Linguagem, cognição e ensino do aluno com deficiência. Marília: Unesp, 2001, v. , p. 127-140.25. VITALIANO, C. R. ; MANZINI, E. J. . Relato de professores que têm alunos especiais integrados: suas dificuldades, procedimentos que utilizam e sugestões para formação de futuros professores. In: Maria Cristina Marquezine. (Org.). Perpectivas Multidisciplinares em Educação Especial. Londrina: UEL, 2001, v. 2, p. 119-125.26. DELIBERATO, D. ; MANZINI, E. J. . Análise de processos comunicativos utilizados por uma criança com paralisia cerebral espástica. In: Eduardo José Manzini. (Org.). Educação especial: temas atuais. Marília: Marília Unesp Publicações, 2000, v. , p. 35-46.27. MANZINI, E. J. ; DELIBERATO, D. . Avaliação da aprendizagem de símbolos em tabuleiro de comunicação alternativa. In: Eduardo José Manzini. (Org.). Educação Especial: temas atuais. Marília: Marília Unesp Publicações, 2000, v. , p. 47-55.28. MANZINI, E. J. ; DELIBERATO, D. . Comunicação Alternativa - aumentativa. In: Eduardo José Manzini; José Erasmo Campelo. (Org.). Educação Especial. 1 ed. São Luís: Imprensa Universitária, 1999, v. , p. 95-103.29. ARAÚJO, M. J. ; MANZINI, E. J. . Integração social de crianças com síndrome de Down em sala de aula comum. In: Eduardo José Manzini. (Org.). Integração do aluno com deficiência. 1 ed. Marília: Unesp Marília Publicações, 1999, v. , p. 57-84.30. TESINI, S. F. ; MANZINI, E. J. . Perspectivas de professores que trabalham com deficientes mentais sobre a proposta de inclusão na rede oficial de ensino. In: Eduardo José Manzini. (Org.). Integração do aluno com deficiência: perspectiva e prática pedagógica. 1 ed. Marília: Unesp Marília Publicações, 1999, v. , p. 85-96.31. BRANCATTI, A. F. S. ; MANZINI, E. J. . Reintegração de adolescentes com deficiência física: o ponto de vista da família e do próprio deficiente. In: Eduardo José Manzini. (Org.). Integração do aluno com deficiência: perspectiva e prática pedagógica. 1 ed. Marília: Marília Unesp Publicações, 1999, v. , p. 97-111.32. BARROS, A. H. F. ; MANZINI, E. J. . Crianças especiais na pré-escola municipal :relato de uma experiência. In: Eduardo José Manzini. (Org.). Integração do aluno com deficiência: perspectiva e prática pedagógica. 1 ed. Marília: Unesp Marilia Pubilcações, 1999, v. , p. 113-123.33. OLIVETO, J. ; MANZINI, E. J. . Dificuldades de professores de pré-escola no trabalho de integração de alunos com deficiência. In: Eduardo José Manzini. (Org.). Integração do aluno com deficiência: perspectiva e prática pedagógica. 1 ed. Marília: Marília Unesp Publicações, 1999, v. , p. 27-56.34. JANIAL, M. I. ; MANZINI, E. J. . Integração de alunos deficientes sob o ponto de vista do diretor de escola. In: Eduardo José Manzini. (Org.). Integração do aluno com deficiência: perspectiva e prática pedagógica. 1 ed. Marília: Unesp Marília Publicações, 1999, v. , p. 1-25.35. PREVEDEL, T. T. S. ; MANZINI, E. J. . Expectativas e concepções sobre a fisioterapia: o ponto de vista da criança com deficiência e o ponto de vista da família. In: Eduardo José Manzini; Paulo Roberto Brancatti. (Org.). Educação Especial e Estigma. 1 ed. Marília: Marília Unesp Publicações, 1999, v. , p. 111-129.36. SHICASHO, E. T. ; MANZINI, E. J. . Sexualidade sob a ótica do aluno com deficiência. In: Eduardo José Manzini; Paulo Roberto Brancatti. (Org.). Educação Especial e Estigma:corporeidade, sexualidade e expressão artísitca. 1 ed. Marília: Marilia Unesp Publicações, 1999, v. , p. 133-153.37. POPPI, M. A. V. ; MANZINI, E. J. . Concepção do professor especializado sobre a sexualidade do aluno com deficiência. In: Eduardo José Manzini; Paulo Roberto Brancatti. (Org.). Educação Especial e Estigma. 1 ed. Marília: Marília Unesp Publicações, 1999, v. , p. 155-165.38. MARTINS, C. M. V. ; MANZINI, E. J. . A arte como meio de expressão de sentimentos vividos por profissionais da área de educação especial. In: Eduardo José Manzini; Paulo Roberto Brancatti. (Org.). Educação Especial e Estigma. 1 ed. Marília: Unesp Marilia Publicações, 1999, v. , p. 183-197.39. MANZINI, E. J. . Profissionalização de indivíduos portadores de deficiência mental: visão do agente institucional e visão do egresso. In: Celso Goyos; Maria A. Almeida; Deisy de Sousa. (Org.). Temas em Educação Especial. 1 ed. São Carlos: Gráfica da UFSCar, 1996, v. 3, p. 184-216.40. MANZINI, E. J. ; SIMÃO, L. M. . Concepção do professor especializado sobre a criança deficiente física:mudanças em alunos em formação profissional. In: Tárcia R S Dias; Fátima E Denari; Olga M Kubo. (Org.). Temas em Educação Especial. 1 ed. São Carlos: Universidade Fedaeral de São Carlos, 1993, v. 3, p. 25-54.
Atualizada em 20/05/2008 às 15:45 - Responsável: André Luis Scantimburgo